Todos os ambientes sociais digitais possuem problemas, seja Facebook, Instagram, Telegram, WhatsApp. E são piores que plataformas como Roblox, e mesmo assim as crianças usam diariamente.
Esse problema não é da plataforma em si, mas de pessoas ruins. Todas elas tentam banir essas pessoas, que trazem uma imagem ruim para a plataforma em si, que é alvo desses vab4bund0s. A televisão tem uma influência ruim em grau muito maior, além do TikTok etc, pode ter certeza.
Em notícias que li, a empresa tem criado diversos meios para proteger as crianças sim, mas não dá para resolver 100% dos problemas. Nenhuma rede social vai conseguir isso. Segue trecho:
A Roblox afirmou que reconheceu que "há pessoas mal-intencionadas na internet", mas acrescentou que essa era "uma questão que vai além da Roblox e precisa ser abordada por meio da colaboração com governos e de um compromisso de toda a indústria com fortes medidas de segurança em todas as plataformas".
Ref: https://www.theguardian.com/technology/2025/apr/14/risks-children-roblox-deeply-disturbing-researchers
Tem jogos lá na casa dos bilhões de vezes jogadas, e num volume como esse é complicado julgar a plataforma pelos 1% de problema, enquanto eles acertam os outros 99%. Como desenvolvedor de apps, isso é como a parte de comentários das lojas, onde ninguém entra pra elogiar, mas se der 1 bug, aparecem 200 comentários e quando você corrige, ninguém volta para agradecer ou elogiar.
Eu acredito que a forma mais eficaz de ajudar as crianças a se protegerem, são os pais ensinando e monitorando o que os filhos consomem. É ensinar o que é certo e errado. Unindo o papel dos pais, com o esforço das redes, não tem erro.
A resposta pra sua pergunta está no link acima e o complemento dela é que cabe aos pais não terceirizarem a educação dos filhos com nenhuma rede social. E sobre esse último ponto, acredito que esse seja um problema geral com os pais atualmente e não com uma rede social, seja ela qual for.