Um pouco de história
Registrar um domínio do sub-roteamento BR é algo bastante simples, você cria seus ID no REGISTRO.BR, faz o login e seguindo as regras cria seu domínio e o publica em algum servidor de nomes, após o tempo de propagação seu domínio passa a responder, bastante simples. Mas nem sempre foi assim.
Em 1996 para se requisitar o registro de um domínio BR era necessário você baixar um arquivo txt de enormes 10mb, sim enorme pois isto precisava ser feito usando uma conexão discada e por um modem 14.400, esta operação demorava horas e não havia garantia de sucesso.
Quando você conseguia o arquivo tinha então o desafio de verificar nele se o nome que deseja estava ou não disponível, ou seja precisava abrir o arquivo e fazer a busca nele. E novamente isto não era simples já que a memória ram do PC era de 16mb para abrir um arquivo de 10mb! Ou seja muitos travamentos até se conseguir alguma coisa. No meu caso eu enviar o arquivo via FTP para um servidor que tinha alugado nos EUA que rodava FreeBSD para então via Telnet abrir o arquivo e fazer a busca.
Feito isto era preciso enviar um e-mail com formato determinado solicitando o registro, este processo levava dias.
Não a toa nesta época cobrava-se até 6 mil reais pelo registro de um nome domínio .BR.
Entre os nomes mais conhecidos que registrei foram VISA.COM.BR e VISANET.COM.BR.
Outra curiosidade:
Não haviam taxas nem era preciso nenhuma documentação como CPF ou CNPJ, no caso dos nomes que registrei sempre fiz para as devidas empresas donas das marcas porém era comum pessoas sairem registrando nomes como cocacola.com.br, sharp.com.br etc. E isto gerava bastante discussão em nossos grupos, nunca me passou pela cabeça fazer isto, até porque eu fazia parte do grupo de discussão do comitê de ética do Comite Gestor de Internet na época, porém uns 2 ou 3 anos mais tarde tive que fazer a negociação do nome SKILL.COM.BR para a empresa minha cliente a escola de línguas SKILL INGLÊS E ESPANHOL que comprou o domínio por 30 mil reais de um provedor de acesso do sul.
Infelizmente não tenho mais os backups daquela época, mas isto é parte da história da internet no Brasil.
Meu nome é Paulo Sanda sou desenvolvedor Backend.