CARAAAA, é arriscado demais. Vai por mim, a não ser q vc esteja 100% confiante na sua capacidade técnica de se sobressair sobre outros concorrentes nas vagas q vc está aplicando, eu não sairia do trampo. O dinheiro precisa sair de algum lugar, sobreviver de economia é arriscado demais.
Bom, vamos aos casos.
Hj em dia, iniciantes estão sofrendo para entrar em uma empresa. Se vc não é capaz de criar um sistema, um app, um jogo, e para todos esses, vc subir/divulgar algum delas na internet como pronto pra uso, meu... tu tá atrasado. Hj falta pessoas com bom conhecimento, seja em questão de saber fazer, ou em questão de conhecimento teórico.
Ou vc pode depender 100% da sorte para conseguir uma empresa q ache pessoas sem mta experiência desse tipo. Só pra ver, tem relatos de pessoas q estão mais de 2 anos sem conseguir trampo, e olha q já vi de alguns deles q tem até coisas prontas q tem capacidades boas de criação de algo, só faltou oportunidade msm. Então assim, contar com a sorte é arriscado demais.
Vc tem q calcular o seus gastos por mês. Soma tudo q tem q pagar, colocando uma média desses gastos recorrentes (agua, luz, internet, alimentação) mais um valor adicional, pois sempre irá gastar mais q isso. Ai vc calcula qntos meses vc consegue manter com o q vc tem.
Não fique dependendo de coisas q vc não tem. PENSE MEU. O dinheiro não é seu ainda, vc será 100% dependente do sistema governamental, não confie neles, então conte apenas como um extra. Vc estará dando um tiro no pé se vc fizer o "corpo mole" no seu trampo atual. A empresa sua já é tóxica, então é bem provável q eles poderão achar uma brecha para não pagar a rescisão. Então tome MTO cuidado com isso. Não digo pra vc não fazer, isso depende totalmente da sua índole do q vc quer pra vc, mas o q estou alertando é pra não depender do sistema, pois o dinheiro ainda não é seu. Pode dar certo, pode dar errado, podem liberar hj, podem liberar depois de 1 ano... então pense mto sobre isso.
Não sei se vc mora com os pais, mas se puder, vá pra lá. Viver no Brasil é difícil, ainda mais nas condições atuais q governo mais atrapalha do q ajuda o povo e as empresas ... bem são os msms de sempre. Então o dinheiro pra tu sobreviver precisa estar saindo de algum local. Se vc tiver um local onde vc já economiza só com moradia já é uma grande vantagem. Ai vc pode ajudar seus pais com os gastos recorrentes.
Vc tbm tem uma alternativa de procurar um emprego provisório em um ambiente menos tóxico. É bem provável q será mais pesado, pois é um desgaste mental enorme, afinal é um trabalho q possivelmente será fora do seu ambiente normal, vc talvez precise se deslocar, vc pode pegar trabalho pesado, vc pode ter q lidar com clientes, sem contar q sair procurando emprego apenas para sobreviver é chato pacas... bem, tem N motivos q pode ser bom ou ruim, vai depender da sorte de ahcar um emprego provisório bom.
Se vc já está acostumado com trampos mais simples, então pode ser de boas, mas se tu nunca pegou no pesado, bem, ai terá q colocar na balança se vale a pena. (Só pra vc ver, eu trampei esse final de semana em um evento de 2 dias onde fiquei qse o dia todo em pé, é cansativo pacas e meu corpo está dolorido, isso pq a maior parte do tempo do meu dia-a-dia é sentado, entao foi horrivel ter q aguentar no final do dia, mas tinha q aguentar, pois trabalho é trabalho)
Então assim, tome mto cuidado com essas decisões precipitadas. E por mais ruim q seja, tu ainda tem um emprego, coisas q mtas pessoas não tem. Sair dele é arriscado, mas se vc conseguir viver no mínimo sem luxo (q é difícil pacas manter a longo prazo), vc pode sair do trampo, caso contrário, vc uma hora irá cair no msm bolo das pessoas desesperadas, e qndo vc entra nesse modo... a chance de sair dela é zero.
E pra encerrar, não estou querendo te desmotivar ou algo assim (se bem q vc já irá desmotivar naturalmente...), mas é pq estou querendo mostrar q a realidade não é fácil e contar com a sorte é alta chance de dar merda. Nós fomos criados apenas para obedecer o sistema, então se vc quer se sobressair, infelizmente precisa aguentar mentalmente todas essas porradas e ao mesmo tempo sair buscando por oportunidades, por mais q seja difícil.
E vc ainda tem emprego, e eu recomendo aguentar mais até conseguir a vaga q vc quer. Então não recomendo arriscar sair do trampo pq no Brasil viver sem renda é pedir pra contar com a sorte. É mais fácil vc aprender a lidar com ambiente tóxico e ignorar do q sobreviver no modo desespero. Vai por mim, seja estratégico.