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Complementando o FAQ - O que é um conteúdo de qualidade?

No dia 12 de Janeiro deste ano, a primeira versão do FAQ foi para produção, depois de algumas discussões no issue #1380 e no PR #1581. Recebemos a primeira leva de feedbacks aqui no TabNews no dia 16 na publicação O que é o TabNews? e, com isso, criamos uma resposta para essa pergunta no FAQ e atualizamos a resposta da pergunta "Que tipo de conteúdo eu posso publicar no TabNews?" pelo PR #1605.

Um assunto que ficou pendente foi definir o que é um conteúdo de qualidade. A resposta para isso pode esclarecer o que queremos incentivar (com as qualificações positivas) e o que queremos desincentivar (com as qualificações negativas). Esse é um tema difícil de definir de forma objetiva, mas com a colaboração dos participantes do TabNews talvez consigamos elaborar algo que possa ir para o FAQ.

Então, se você fosse adicionar algo sobre esse assunto no FAQ, o que seria? Existe algum outro ponto do FAQ que você acha que precise de melhorias?

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Para compreender o que constitui um conteúdo de qualidade, é essencial definirmos claramente o que são 'qualidade' e 'conteúdo'. Em nosso contexto, 'conteúdo' é simplesmente entendido como texto, ou especificamente, markdown, que têm como propósito informar, educar ou entretar a comunidade do TabNews.

Já 'qualidade', por outro lado, é um conceito que requer uma análise mais criteriosa.

Segundo os dicionários e enciclopédias, "qualidade" está associada ao grau de excelência de algo, medido contra padrões ou comparativamente a itens semelhantes. A qualidade de um conteúdo depende da comparação com padrões preestabelecidos ou referências. Sem padrões que sirvam de critérios objetivos é impossível determinar se um conteúdo tem ou não qualidade.

Então é imperativo definir quais são estes padrões.

Algumas sugestões:

  1. Precisão: O conteúdo deve ser factualmente correto e, em casos de conteúdo naturalmente opinativo, deve apresentar fontes confiáveis e argumentos lógicos que corroborem a opinião expressa.
  2. Abrangência: O conteúdo deve cobrir o tópico em profundidade e amplitude suficiente para que qualquer pessoa possa entender o assunto que está sendo tratado.
  3. Originalidade: O conteúdo deve oferecer perspectivas ou informações únicas, não apenas replicar material existente em outros locais.
  4. Apresentação: O conteúdo deve fazer uso correto da gramática portuguesa e de elementos hierárquicos que facilitem a leitura e compreensão do texto.

Ao estabelecer padrões claros de qualidade, garantimos que o conteúdo não apenas atenda, mas exceda as expectativas dos leitores!

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Definir isso é bem complicado porque é algo muito subjetivo, cada um tem seu próprio critério do que seria alta qualidade. Tem gente que é mais exigente, outros nem tanto. Por exemplo, já apareceram alguns posts que contêm vários erros básicos e acabam ensinando errado. Eu considero isso como baixa qualidade, outros já acham que tudo bem porque "pelo menos a pessoa tentou", "o importante é participar, gerar conteúdo" etc. Fora o viés que todo mundo tem, de sempre achar que seu próprio texto não tem problemas.

E eu não sei como resolver isso, pois não dá para eliminar essas divergências. O máximo que dá pra fazer é tentar diminuir, deixar menos abertura para isso. Claro que se o site tiver algumas orientações gerais, ajuda bastante. Se tiver coisas que dá para definir de forma objetiva, que seja feito (por exemplo: posts devem estar em português, não pode ser spam, não coloque só um link sem contexto, etc). Mas temos que estar cientes que sempre haverá margem para alguma subjetividade.

Como cada um tem seu critério de exigência e qualidade, vai ser bem difícil bater o martelo. Acho que no fundo estamos fazendo a pergunta errada. O mais factível seria perguntar se queremos ser mais permissivos ou exigentes. Será que vale conteúdo que contém alguns erros, porque tem a chance das pessoas corrigirem nos comentários (e aí o todo se torna algo útil)? Mas o quanto de erros seria aceitável? Talvez algo mais mensurável nesse sentido, pois aí não importa se eu acho que tem qualidade ou não, e sim se o site "deixa passar" posts com problemas (desde que não sejam "muitos").

Não creio que deva-se adotar uma postura "tolerância zero" (sob o risco de esvaziar o site) e nem "liberou geral" (pois aí vira um yahoo respostas). Acredito que o ponto ideal está em algum lugar no meio, mas eu não sei definir o que seria esse meio (e mais uma vez, cada um vai ter sua própria definição, então novamente caímos na subjetividade).

Ou seja: falei, falei e não respondi a pergunta :-)