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Por que atirar na lua de sniper no GTA III muda o tamanho dela?

Ano passado (2023), o Obbe Vermeij, diretor técnico da Rockstar North de 1995 a 2009, compartilhou a história por trás de um easter egg que existe no GTA III. Apesar da publicação ter sido removida de seu blog, ainda é possível acessá-la pelo Web Archive.

O easter egg em questão é que, no GTA III (2001), ao atirar na Lua usando uma sniper, ela muda de tamanho (vídeo):

Lua no GTA III

Isso não foi colocado no jogo com o objetivo de entreter os curiosos. Na verdade, surgiu para atender um pedido dos artistas do jogo.

Depois da Lua ter sido adicionada ao jogo, alguns artistas pediram para mudar o tamanho dela. Dois artistas queriam que ela fosse menor, para ficar num tamanho realista, e dois queriam que fosse maior, para ficar mais cinemática.

Como essa indecisão estava se prolongando, o Obbe Vermeij decidiu tornar o tamanho da Lua modificável pelo jogo, assim os artistas poderiam decidir no seu próprio tempo e comunicar a decisão para ele. Como ele estava trabalhando numa sniper, ele fez com que a Lua tivesse três tamanhos disponíveis (pequeno, médio e grande), que variava conforme o jogador atirasse nela usando a sniper.

Para surpresa de ninguém, os artistas não voltaram a comunicar a decisão, então isso acabou ficando no jogo.

Mas não acabou aí. Esse easter egg continuou no GTA San Andreas (2004), com ainda mais variações de tamanho (vídeo):

GTA San Andreas

Eu fiquei sabendo dessa história pelo Hacker News, e lá compartilharam mais um easter egg que envolvia a Lua, porém em outro jogo, o Terminator Future Shock (1995) (vídeo):

Lua no Terminator Future Shock

Ao atirar na Lua, um texto "OW" aparece na tela em vermelho, como se ela estivesse levando dano, e após alguns tiros, a Lua começa a cair até sumir da tela.

Infelizmente, não encontrei um motivo para esse easter egg, mas minha suspeita é que é como a maioria dos easter eggs: apenas para entreter os jogadores.

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É incrível como até os mínimos detalhes nos jogos podem ter histórias tão interessantes por trás. A revelação sobre o easter egg da Lua em GTA III mostra como mesmo coisas pequenas podem ter uma história complicada por trás.
Massa ver como esse tipo de detalhe pode permanecer e até mesmo evoluir em jogos futuros, como o GTA SA(o primeiro que joguei). E o easter egg no Terminator Future Shock adiciona mais uma camada de mistério sobre o porquê dessas decisões criativas. Eu mesmo lembro de descobrir isso no GTA SA(que joguei por muito tempo kkkk), e achava muito divertido esses detalhes, coisas que são criadas por devs que aparentemente não teriam tanta utilidade mas que, em um jogo clássico como esse, não passa despercebido

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