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Você deveria divulgar seus projetos de maneira intencional

Se você visita o TabNews com frequência, usa o LinkedIn ou acessa alguma comunidade como a Indie Hackers, com certeza viu uma publicação divulgando um software, site ou produto que o autor criou. Talvez tenha visto publicações sobre atualizações desse projeto. Mas, por que as pessoas publicam esses conteúdos? Isso realmente serve para algo?

"Tudo é marketing"

Analisando em um primeiro nível, esse tipo de exposição pode ter como objetivo chamar atenção. E as publicações podem trazer atenção para dois pontos diferentes:

  1. Ao projeto, ampliando o alcance e permitindo uma aquisição maior de clientes ou usuários.
  2. Ao autor, com a possibilidade de conexões com novas pessoas ou destaque profissional.

Claro, também pode acontecer "nada". A publicação pode passar sem nenhuma interação, e nada mudou: é como se você não tivesse publicado. Ou, a publicação pode virar alvo de críticas. Não é isso que vamos investigar.

O que eu quero entender é: esse tipo de publicação realmente pode trazer a atenção que citei nos pontos 1 e 2?

"Quem não é visto, não é lembrado"

Cada vez que você vê uma publicação minha e lê o meu nome, associa o conteúdo a mim. Lembrará, mesmo que vagamente, de algumas coisas que escrevi. E, se foram bons conteúdos, ótimo! São memórias positivas empilhadas próximas ao meu nome na sua memória.

Analisando num segundo nível, parece que esse é um objetivo maior do que apenas chamar a atenção. Aqueles que produzem conteúdo com consistência querem construir uma imagem, seja do próprio autor, seja do projeto. E, principalmente, querem continuar vivos na sua memória.

Momentum

Em Dezembro de 2024 vi uma thread no X do Zeno Rocha, um empreendedor brasileiro da área de tecnologia, que está por trás do Resend e do Dracula Theme. O tema da thread é momentum, a resposta para a pergunta "Como a sua startup cresceu tão rápido?"

O Zeno e a equipe elaboraram algo nada diferente do que outros já faziam, mas da forma que foi estruturado e compartilhado, me fez avaliar os impactos das ações de uma forma diferente. Eles chamaram isso de The Heartbeat Framework.

Uma linha com "batidas de um coração", com picos maiores e menores.

O objetivo é implementar diferentes ações, com diferentes níveis de esforço, mas que por fazerem parte de um mesmo plano, cada ação se aproveita do impulso gerado pelas ações anteriores.

Uma corrida entre duas esferas, "escorregando". Uma com altos e baixos e outra em linha reta. A com altos e baixos vence.

O esforço das ações não é linear. Existem ações que demandam mais esforço, e outras menos, e isso pode gerar um resultado melhor do que ter apenas ações que demandam um "esforço médio".

No caso do Resend, as "batidas do coração" são da seguinte forma:

TemaFrequênciaDescrição
ASemana de lançamento2-3x/anoOs maiores picos. Criam entusiasmo em torno do produto, mas exigem muito planejamento e coordenação entre a equipe. Exemplo.
BMini lançamento4-5x/anoPequenas vitórias que valem a pena compartilhar de forma mais detalhada, mas não exigem o mesmo nível de planejamento e coordenação das semanas de lançamento. Exemplo.
CChangelog1-2x/mêsLogs de alterações conforme o produto é atualizado, para destacar como está evoluindo. Exemplo.
DBlog1-2x/mêsDiferentes tópicos, como: notícias da empresa e atualizações de produtos, guias do setor (e.g. entregabilidade), cultura e filosofia da empresa. Exemplo.
EHistória de cliente1-2x/mêsOs clientes são pessoas reais, por isso é importante conversar com eles e compartilhar suas experiências. Exemplo.
FPublicação social1x/diaO Resend tenta ser muito ativo em apenas alguns lugares. Para eles, o X e LinkedIn são os lugares mais eficazes no momento.

Veja como, à medida que a frequência aumenta, o esforço na produção diminui. É muito mais fácil escrever uma publicação para uma rede social do que fazer um grande anúncio de melhoria do produto.

Pensando nisso, percebi que outras pessoas trabalham de forma similar.

Cada pessoa (ou grupo de pessoas) trabalha num ritmo diferente, mas dão importância tanto para o público novo quanto para aqueles que já os conhecem e são clientes ou usuários.

Efeito de longo prazo

Quando você produz algo publicamente, está adicionando mais uma coisa à pilha de conteúdos ligados à você ou ao projeto.

Se é num blog ou no TabNews, você terá páginas de conteúdo ao longo de anos de trabalho. Se é numa rede social ou no YouTube, terá um histórico quase infindável no "scroll infinito".

Isso serve mais do que um histórico para alguém verificar sua "reputação". São registros que marcam a sua evolução ao longo do tempo. São mais conteúdos indexados nos mecanismos de busca que acumularão visitas e visualizações.

E este ponto não é só um "efeito colateral" do objetivo do tópico anterior, mas também um reforço para permanecer vivo.

"É só marketing"

Talvez isso não pareça justo. Ter que trabalhar num produto e escrever sobre ele para o projeto ficar conhecido, ao invés de investir 100% da energia no produto. Ou "criar uma presença digital" para "conseguir um emprego".

Não importa. A situação é o que é. Se você não gosta disso, pode ficar de fora, mas mesmo que você não fale sobre o que fez, alguém precisará falar, senão ninguém conhecerá. É o famoso "marketing boca a boca", ou a "indicação" para arrumar um emprego.

Respondendo a pergunta inicial, publicar seus projetos e aprendizados tem sim um valor estratégico. O objetivo aqui é apresentar a ideia de que você pode (e deve) fazer as coisas de forma intencional. O modelo heartbeat é uma maneira, certamente existem outras, como o "build in public". Descubra qual forma é sustentável para você.

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Realmente! quem tem algo a oferecer tem que aparecer de alguma forma.
os maiores produtos do mercado, as maiores empresas fazem marketing mesmo sendo uma coisa que já esta na boca do povo.
pegar um exemplo da Rockstar com esse novo GTA, independente se pelo boca-a-boca chega em milhões de usuários, eles ainda fazem um marketing caro par aa publicidade do produto .
Se eles fazem isso, nós meros mortais que queremos ter uma alcance de alguma forma temos que ser vistos.
Então faz parte do processo, mesmo que o produto seja você, e mesmo que você não tenha um publico inicial, a consistência faz o algoritmo entregar a mais publico e quanto mais publico assistindo mais aquilo chega a outras pessoas.
Então sim, na minha opinião é importante aparecer para ser lembrado.

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