Executando verificação de segurança...
3

As três soft-skills essenciais para um dev

Nos meus quatro anos trabalhando como desenvolvedor percebi que existem três habilidades que não são técnicas, mas fazem muita falta. Sem enrolação, vamos para a lista:

1ª soft-skill: Ensinar

Alguém precisa formar o dev júnior

Todo mundo sabe que um curso online, um boot-camp, ou mesmo uma faculdade não vai te deixar pronto para o mercado de trabalho. Só tem um jeito de aprender a fazer um código útil para um empresa: fazendo — e aprendendo com os sêniors. E aqui entra a primeira soft-skill.

Mas os motivos vão além. Trabalhei em uma empresa como estagiário e júnior, num total de dois anos. Da mesma forma que fiz processo seletivo pude observar os outros processos, e fiquei muito impressionado negativamente com a qualidade dos candidatos. Esse problema gera uma consequência imediata: as empresas precisam de alguém que possa fazer o trabalho — afinal, existe muito software a ser feito, e muito legado pra ser mantido — mas não encontram alguém que tenha a formação necessária, então a necessidade de alguém para formar os devs é ainda maior.

A segunda habilidade é quase imediata à primeira. Quem ensina é um líder, de certa forma:

2ª soft-skill: Liderar

"O que eu faço agora?"

Todo mundo já se perguntou isso algum dia: você precisa ser ao menos seu próprio líder. Acontece que muitas pessoas estão tão perdidas que nem fazem essa pergunta mais simples, muito menos sabem respondê-la razoavelmente.

Tá bem, talvez essa habilidade não seja necessária para todo mundo. Há quem não tenha o dom, não goste, ou simplesmente não queira. Mas, se você pode liderar e não o faz, saiba que o mundo (e a sua vida) são lugares piores do que poderiam ser, tudo por causa dessa decisão.

Ah, mas eu não consigo! Esse negócio de lidar com gente não é para mim!

Aí você se engana: essa é uma habilidade que pode ser adquirida. E aqui entramos na terceira habilidade, que eu considero a mais importante: aprender a aprender.

3ª soft-skill: Aprender

Uma frase em italico pra ficar igual 😛

É algo meio óbvio, e já bem discutido nas comunidades de programadores, mas é sempre bom repetir: dev, você tem que continuar aprendendo pelo resto da sua vida. As tecnologias melhoram, o mercado muda, criam-se novas soluções para problemas antigos, e problemas novos surgem, pedindo soluções: e a sua tarefa e resolver.

Só que existe algo que não te disseram: você tem uma forma única de aprender, e precisa apreder qual é. Qual o melhor horário? Fazer resumos ou não? Qual curso comprar (enquanto o Filipe não lança o dele)? Sou alguém que aprende melhor com imagens, sons, ou preciso me movimentar? — eu sou do terceiro tipo, não adianta pensar que vou ficar quieto prestando atenção na aula e aprender.

Além desses pontos, existe um certo treinamento do cérebro e da vontade que é necessário ap aprendizado. Quando você pára, acaba "enferrujando". E isso também faz parte do "aprender a aprender".


Essas foram as habilidades que eu mais percebi que um dev precisa para subir na carreira. Você acha que faltou alguma? Acha que uma dessas não é importante?

edit:

1

Ótimas colocações.

A parte de liderar é algo que precisa ter um dom pra isso, conheço muitos devs, que são ótimos parceiros de um computador, mas pra puxar outros junto, ou engajar eles, ainda falta chão, e eles não precisam se preocupar com isso, exatamente como vc disse.
O que vejo em parte dos devs, é aquela teimosia que sempre o usuário está errado e ele certo. Acredito que temos que pensar como usuários antes de julgar essas pessoas, afinal, nós mesmos somos usuários de muitas coisas não é mesmo?

PS, a 3ª soft-skill está escrita faltando uma letra.

1

Obrigado por mostrar o typo!

Pois é, uma grande dificuldade do dev é lidar com pessoas. A maioria das soft-skills que a gente precisa desenvolver trata desse tema: habilidades para lidar com pessoas. Acredito que tenham mais duas habilidades que eu não tenha colocado: vendas e comunicação.

Vendas e negociação

Parece controverso, mas um desenvolvedor precisa saber negociar e vender (ao menos se vender). A negociação de um aumento de salário, por exemplo, a explicação do porquê um usuário precisaria de determinada feature, tudo isso faz parte das habilidades de um vendedor. É claro que não precisa ser um expert, mas é sempre um diferencial saber negociar (e dá um retorno financeiro quase que imediato).

Comunicação

Tremer nas bases na hora de fazer uma apresentação, um pitch, mostrar os resultados de uma prova de conceito... quem nunca? O nervosismo é normal, mas não a falta de habilidade. Não adianta ser um ótimo técnico se você não sabe como comunicar o que fez.