Realmente não lembro do primeiro pois já fazia alguns freelancers fora da empresa quando entrei no desenvolvimento web e trabalhava em uma agência digital.
No entanto o que me fez crescer e mudar muita coisa foi na pandemia, na qual sai de uma empresa e bem no lockdown e sem salário tive que me virar. Busquei freela em diversas plataformas como: Workana, 99freelas, GetNinjas, FreelancerSelect (entre outras).
A única que consegui um freela foi na FreelancerSelect, pelo fato das outras parecerem um leilão de devs. Fora os planos para o freelancer se posicionar melhor, não tinha dinheiro para isso. Tinha que me sujeitar a ganhar pouco para montar um portfólio.
Comecei sem gastar nada, só procurando até que no freelancerselect consegui o meu primeiro freela de 500,00. Ai vi que daria certo, continuei procurando até conseguir mais alguns freelas, um deles de 3 mil para um sistema.
Depois disso comecei a procurar assuntos sobre freelancer e empreendedorismo, achei o perfil do serfreela e da websitego os conteúdos deles me ajudaram muito.
Mas foi em um contato antigo de anos que surgiu mais freelas para criação de sistemas na faixa de +- 10 mil. Ai que começou a dar um up, comecei a prospectar e publicar os projetos no instagram e facebook. Neste momento que consegui entrar em projetos maiores na casa de 20 mil devido as publicações nas redes, comecei a montar equipes e depois de 2 anos já com uma cartela boa de clientes comecei a montar uma reserva de emergência.
Todo ano atualizo a meta para verificar o desempenho, neste ano em outubro atingiu 176% da meta definida para faturamento como "freela".
Assim que eu tiver um tempo vou montar um post falando sobre freelancer e algumas dicas importantes sobre a organização e separação do que é PF e PJ, isso faz uma grande diferença na hora de crescer.