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Estou fazendo um jogo multiplayer e tem dado certo

Sempre tive um medo gigante de mexer com multiplayer.
Latência, sincronização, servidor, previsão, rollback… Só de pensar já dava aquela trava. Eu olhava pra jogos online e pensava: “num vai dar nao"

E por muito tempo esse medo me segurou.

Mas um dia eu decidi: quer saber? vou tentar essa bagaceira, mesmo que dê errado.
E pra minha surpresa… tá dando certo.

Claro, tem treta, mas nada é tão impossível quanto eu achava.

Então, se você também tem esse medo de “coisas difíceis” -> sua melhor chance eh meter o loco!!!!

No fim, a gente percebe que o “monstro” era muito menor do que a gente imaginava.

E se eu conseguir fazer multiplayer funcionar, você também consegue fazer a feature que você sempre quis e ainda não teve aquele sustinho de coragem.

Link caso queiram ver a evolução do joguinho
https://youtube.com/shorts/QVi2jEtXRIY?si=63zSwfJtPEiQIzEn

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Eu tenho uma experiência com jogo multiplayer:
Lá por 2013-2014 eu publiquei na play store um xadrez online.
Eu programei o server com python, hospedado no google cloud. O app era um iframe/webView embutido que chamava um código html. Esse html era o tabuleiro de xadrez com as regras em javascript.

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Mas um dia eu decidi: quer saber? vou tentar essa bagaceira, mesmo que dê errado.

E com esse pensamento temos uma grande quantidade de jogos indie sendo lançados na steam e faturando pesado.

Jogos simples com a única premissa de serem jogos divertidos

muitos sequer pensam em funcionar bem, eles só funcionam, cheios de problemas

mas as pessoas jogam simplesmente porque são divertidos

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