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Build in public é realmente isso tudo?

E aí, galera, beleza?

Toda hora eu me pego pensando numa coisa que virou a febre do momento no mundo das startups e dos projetos digitais: "build in public"

Dizem que criar uma comunidade fiel antes mesmo de o produto estar pronto, que gera um marketing autêntico, que constrói confiança, que te dá feedback valioso. É o marketing que não parece marketing.

Mas isso realmente vira o jogo?

Eu fico me perguntando se o valor que essa exposição toda gera é realmente maior do que o de um bom e velho anúncio bem segmentado no Instagram ou no Google.

construir em público exige um tempo e uma energia gigantescos. É criar conteúdo, responder todo mundo, se expor, mostrar os perrengues. É um trabalho, e trabalho não é de graça. A gente paga com a nossa hora.

Um não anula o outro, claro. Mas será que o primeiro, sozinho, se sustenta? Será que ele realmente "muda o jogo" a ponto de ser mais valioso que o segundo?

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Não posso dizer mto sobre isso já q não tenho experiência com isso, mas tenho uma coisa q acho um risco usar essa modalidade: a cópia.
Se fosse no passado, isso seria bem mais difícil alguém copiar o q vc faz, pois não tinha mta gente com habilidades boas para isso (e tbm pq a net era mais limitada e enxuta).
Mas hj é mto fácil isso acontecer. Eu estava vendo um vídeo sobre jogos dessa temática, tem pessoas q gostam de programar e mostrar a produção do jogo. Ok, mas sempre tem o risco de ter alguém sem parafuso na cabeça e começar a copiar o q ele faz. Ai o cara do vídeo lança o jogo e outro cara lança o jogo parecido ou com algo diferente. Isso é legal, no sentido de idoneidade? Eu acho q não, mas cada um tem seu caráter.
Por isso o q estou fazendo hj, eu tenho meu projeto a parte do meu trampo q estou fazendo um jogo. Eu não falo o q é, pois meu limite de tempo não permite além de ficar gravando/editando, programar rápido. Então para evitar cópias de ideias, eu simplesmente irei abrir ao público qndo estiver uns 80%-90% pronto, pois assim é mais difícil de alguém ir lá e copiar minha ideia e eu consigo mostrar para pessoas e tbm pegar wishlist durante essa produção restante. Mas tbm usarei outra estratégia em relação a feedback, pois precisarei disso, q é mostrar para pessoas seletas, isso qndo estiver uns 30%, ou pelo menos o core do jogo mais concreto, pois a maior parte sempre é design e adições de itens, construções e tals no jogo.

Isso é só um dos problemas q vejo ao querer ser aberto, mas cada um decide o q acha melhor. Eu sei q estou perdendo grana ao não deixar isso disposto em público e ganhando dinheiro com esse caminho, mas cada um segue uma estratégia q parece boa pra si.

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Acredito que esse é um dos famosos problemas que existem somente no mundo das especulações, acho que a cópia de um produto dessa classe se auto sabota em sua concepção, já que todas as pessoas que chegarem a ter conhecimento da cópia, conhecerão o original e negligenciarão.

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Inclusive já vi muito isso acontecer, tem pessoas que além de copiar a ideia copia a página e ainda coloca até um nome parecido. Com o vibe coding facilitou muito esse tipo de coisa. Estou criando um projeto também e penso em divulgar somente quando estiver com 90% concluído para que dê tempo de lançar antes que alguém possa fazer o mesmo comigo kk

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Cara posso falar por experiência própria, se não tiver tempo ta fudido 'kkkkkkk

Eu mal tenho tempo para construir o produto, quem dirá em público e criar posts, vídeos e etc.. para engajar pior ainda!

A constância é a alma do negócio, e eu não consigo ter constância. Por alguns motivos (sei que não perguntou, mas já to aqui porque não chorar um pouco):

  1. Tenho um trabalho que paga minhas contas e compra a fralda do meu filho.
  2. Eu tenho 2 filhos, cada um com atenção diferente e tenho um esposa uma atenção diferente também.

E é só isso, pensei em colocar outras coisas, mas esse é o principal. Eu não me divirto com mais nada! tenho uma biblioteca imensa de jogos que não consigo jogar, tenho livros que não consigo ler e imagina criar conteúdos e conteúdos com constância.

Ah, esses dias eu consegui assistir um filme completo (Bastardos inglórios), assisto como se fosse uma série, mas chego ao fim.

Eu tenho ido mal no engajamento aqui no tabnews e no youtube, deve ser porque eu realmente não consigo entregar valor pra receber o engajamento. Então normalmente um post que faço já vou indo direto ao ponto e linkando com o meu produto que to construindo em público.

Eu acho até que tudo isso que disse dá um conteúdo, quando tiver tempo eu faço disso em vídeo.

Caso queria ver sobre meu produto, vídeos youtube e etc...
Sobre mim: andrelz.invdual

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Cara hahaha
Tu descreveu minha vida
Trabalho + Fraldas + 2 filhas + esposa + tentando criar produto 🫠

E vi no teu canal que tu é de Jampa
To aqui em CG
hahaha

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Iae macho!
Massa encontrar mais pessoas do nordeste, viva minha paraíba veia! Chaaama!

Cola lá no youtube, tentei ir até o teu canal e não consegui.

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kkkkkk, realmente o problema maior é o tempo, vejo que quem teve algum sucesso se dedicou muito a parte do public e realmente vive como um influencer.
Acredito que mais do que gerar valor a constância faz com que o conteúdo seja entregue. Legal seu projeto vou dar uma olhada!

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Acredito que o build-in-public possa ser eficiente sim, maaaaas se utilizado de forma correta.
Digamos que o meliante faça um produto voltado a administração de padarias, tabnews não vai ser relevante ou trazer algum retorno esperado.

E sobre o que postar, precisa também ser focado no estilo de canal escolhido. Uma padaria não vai estar interessada no teu MRR, ou techstack utilizada.

O build precisa ser público mas para o público certo.

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O ponto positivo do “build in public”, como dizem, é que o desenvolvedor conhece melhor o público-alvo, cria um produto mais alinhado a essa demanda e, ao mesmo tempo, forma uma audiência para vender.

No entanto, é possível alcançar esses mesmos benefícios sem se expor ou investir tanto tempo. Basta mudar a perspectiva: em vez de construir do zero e conquistar a atenção, você pode vender para uma audiência que já existe, oferecendo exatamente o produto que ela já espera comprar.

Então, não seguiria por este caminho a menos que estivesse no momento de escala e quisesse reduzir o custo de aquisição de novos clientes.