23

Instalando meu Starlink

Motivação

Meu kit chegou faz uns dois meses, eu comprei ele um tempo atrás utilizando a promoção de 50% de desconto (1000 reais + impostos).

Tomei vergonha na cara e resolvi instalar o coitado em um lugar fixo, já que a minha ideia é manter dois links de internet aqui em casa:

  • uma fibra vagabunda aqui da cidade, já que aqui não pega Vivo/Claro ou nenhuma outra provedora grande
  • a Starlink em si para ser o backup / link agregado da fibra vagabunda.

Você agora deve estar pensando: "Uhm que esnobe, dois links...", sim, dois links, trabalho full Home Office e da última vez que a fibra teve problema, fiquei 3 dias sem internet.

Então sim, eu sou esnobe e decidi ter esse "luxo" na minha vida, brincadeiras a parte é bem complexo ficar sem internet 3 dias.

Bom, o que eu fiz?

Instalação

Como qualquer kit de fixação oficial da Starlink não sai por menos de 500 reais (viva os impostos), eu comecei a procurar alternativas viáveis e decentes para fixar a antena no telhado. E o que melhor achei foi o seguinte:

giga_gambiarra

Como todo bom brasileiro, improvisei aqueles antigos suportes de antena e incrivelmente a antena encaixou como uma luva.

Resultado final:

resultado_final

Ficou muito bem preso e o melhor gastei somente 30 reais (com parafusos inclusos).

Acredite em mim, ficou MUITO bem firme, eu usei toda a força que tenho e não mexeu um milímetro.

Organização

Para organizar o roteador e os cabos(famoso cable managment), eu tenho uma caixa que deixei somente para isso.

cable managment

Resultados

Obstruções

obstruções

Como vocês podem ver o local de instalação foi bem satisfatório, aquela pequena região com pontos vermelhos é o topo da casa do meu vizinho (um sobrado com a casa da caixa d'água, deve dar uns 10 metros de altura sem brincar).

Interrupções

interrupções

Geralmente tenho interrupções pequenas com menos de 1 segundo, o que é aceitável para quase tudo que eu faço, inclusive calls de vídeo.

Download/upload

download_upload

Essa aqui é a parte que para mim menos conta, qualquer coisa acima de 100 megabits esta ótimo, o upload é um lixo, mas isso para mim não faz diferença.

Ping durante call

ping

Como vocês podem observar o ping fica a maior parte do tempo abaixo de 300 ms (o que permite uma chamada fluída). As interrupções foram bem pequenas e aceitáveis.

Planos futuros

Adquirir um load balance para deixar os dois links ligados e de forma agregados, sem esquentar a cabeça quando um cai.

Estava pensando no seguinte: https://www.tp-link.com/br/business-networking/vpn-router/er605/

Se tiver alguma dica de um load balancer gigabit, deixa nos comentários.

Vlw. Fui

Carregando publicação patrocinada...
1

Olha, nao sei se é somente eu... ou tem outros que estão da mesma forma.
Não esta sendo possivel visulizar as imagens, tem certeza q compartilhou o link correto?

Não sei se é o teu caso, mas quando fiz um post aq, eu hospedei minhas fotos no github e usei o link para colocar aqui (claro q isso é uma gambiarra kkkkkk),
mas caso precise de algo semelhante kkkkkk.

1
1

Aqui na empresa que trabalho usamos dois links de internet, mas ao invés de fazermos um load balacing, utilizamos uma vm com controle de gateway e um Mikrotik pra saída dos dois links, e temos um programa em Python que fica tentando resolver alguns sites, se algum link fica mais de 10 segundos sem conseguir resolver, ele altera o link no Mikrotik. O ruim que não temos a soma de velocidade dos links, mas fica fácil de dar manutenção.

1

Aí sim, bacana demais. Inclusive neste exato momento a Starlink está por 1k + impostos por tempo limitado. Quanto custou esse dispositivo que libera uma porta lan pra você passar cabo?

1
1

Coloquei exatamente o mesmo aparelho para fazer o Load Balance na empresa.
Usamos 2 links de internet horriveis do bairro, esta sendo a unica maneira de manter todo sistemas de camera da empresa online 100% do tempo.
Estamos pensando em colocar a StarLink como terceiro Link de internet, e utilizar um banco de baterias para mais segurança.

Load Balance é vida, pode investir sem medo !

1

Gostaria de experimentar o serviço. Onde moro tenho banda larga, mas algumas coisas me incomodam:

  1. Qualidade dos Serviços
  2. Possível manutenção por causa do roubo de cabos
  3. Possível rompimento do cabos externos

Sem falar que hoje, ter uma banda larga e ter a banda que comprou é bem complicado. Então seria ótimo testar o serviço, que será mais oneroso, porém se cumprir o que promete já ajuda.