Executando verificação de segurança...
4

A programação não é um mar de rosas.

Chega ser ridículo!!

Como que alguns criadores de cursos romantizam a areá de programação, somente na intenção de vender um curso. Eles mesmo sabem que não é assim, mas na necessidade eles mantêm de modo a obter mais clientes.
Acho que você mesmo já viu algum anúncio de curso que promete um salário de 6k em 6 meses de trabalho (hahaha) chega ser engraçado isso né, claro não é impossível, mas convenhamos não é assim. Para ganhar um salário desse, é necessário muito conhecimento e trabalho para chegar a nisso, e às vezes tem pessoas que merecem isso, mas não recebem apenas porque algumas empresas não o valorizam, e vem um cara prometendo isso em 6 meses apenas para vender um curso, é BRINCADEIRA EM. Esse texto e só para expressar minha indignação sobre esses GURUS DA PROGRAMAÇÃO.

3

Falo disso o tempo todo. E arrumo alguns inimigos. Todo mundo que tem uma postura mais questionadora costuma ser considerada tóxica, passiva agressiva, etc. A ética de alguns é jogar essa sujeira para baixo do tapete, que acaba incentivando isso acontecer. É uma inversão de valores.

Eu até acredito que alguns são meio sem noção mesmo, por incrível que pareça alguns acreditam na mentira que estão contando, e prefiro considerar assim, até que se prove a má fé, até porque a segunda não tem muita solução, a pessoa naõ vai mudar, ainda que a primeira costuma estar bastante enraizada e tender ser difícil mudar também, o que flerta com a má fé.

Obviamente que só tem isso porque tem gente consumindo. Vale pra tudo, inclusive pra drogas. E justamente as pessoas mais ingênuas, que darão o volume são as mais difíceis de alcançar o resultado, porque não é só questão de levar anos para alcançar um bom resultado, precisa ter pré-requisitos. Estudo sólido da base é fundamental e alguma vocação também. As pessoas não nascem para fazer qualquer coisa na vida, e é um charlatão, propositalmente ou não, quem tenta vender a ideia que todos podem fazer qualquer coisa. Eu não posso fazer quase nada. Até em programação eu tenho limitações.

Me deixa mais incomodado quando pessoas não tão ingênuas entram nessa. Ou entram quando não parece algo tão enganoso. E não é só na nossa área. O modelo de negócio da maioria dos Youtubers e Instagramers é ganhar vendendo promessas de lucros, de uma forma ou de outra, com mais ou menos chance de obter o resultado. E estão aprendendo embalar cada vez melhor para não parecer uma arapuca. Claro que tem gente séria também.

Quem só fala a parte boa, só tem mensagem positiva, não tem questionamentos, ressalvas, não mostra o lado sujo, desconfie, no mínimo algum viés tem e pode ser algo deliberado para criar algo agradável na sua mente. É uma técnica básica de propaganda.

Eles pegam as pessoas que são fora da curva, que conseguem algum resultado por conta própria para "provar" que eles são bons. É como "vidente" que manda números da Mega Sena para milhões de pessoas e quando um acerta a quina ele mostra como ele é bom.

Tem variações desse charlatanismo, não é só curso prometendo o mundo.

É necessário ter muita atenção e se perguntar 10x porque a mensagem é daquele jeito, o que a pessoa ganha com isso? Também precisa ter cuidado para não virar paranóico.

Por sorte sua indignação é cada vez mais comum. Mas não vai acabar. Uma pena. Por isso que estar bem preparado no geral é tão importante. Com boa preparação talvez nem precisa tanto mais desses gurus. É ridículo mesmo, mas precisa acabar.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Só avisando que agora o sistema pune quem não recebe likes no que escreve, portanto se ficar em 1 aqui não estranhe se eu apagá-lo. Lamento, mas é necessário para não ser prejudicado. Se não teve, é porque ninguém gostou, então não fará diferença mesmo. Se acha que é interessante, considere dar like aqui.

1
2

Descobriu-se uma mina de dinheiro infinito: criar comunidades em torno de seus conhecimentos e vender ebooks e imersões que são ganchos para a venda de cursos. Alguns se dão ao trabalho de replicar no Brasil o que vêem lá fora e tentam ditar uma tendência.

Nada contra. O que é ensinado pelo menos é melhor do que o que se aprende na maioria dos colégios do país.

A quantidade de conhecimento gratuito é absurda. Sabendo o que perguntar e procurar, é possível desviar dessas gurus e seguir solidamente na área.

O ponto é: não existe nem nunca vai haver almoço grátis. Nunca.

2

Tudo que aprendi e aprendo desses dois anos na área foram 90% de conteúdo gratuito, poucas coisas paguei e sempre procurei o lugar certo para comprar.

1

Pena ter ido pra segunda página! Sei que estou estudando faz uns 2 anos, faz um ano que meu foco de estudos aguçou e depois de praticar muito javascript mirando em React.js o entendimento mudou, só que somente com cursos não dá, precisa mentoria, precisa de muita dedicação, saber lidar com a mente dizendo "chega!" e esquecer que tudo será entregue facilmente. O que vejo de pessoas reclamando mas não tentando lidar com as dificuldades. Faculdade, cursos, a questão é que leva tempo. Seis meses pode ser parq alguém que ja tem noções de logica e programação, mais sair do ponto zero somente se for um fenômeno e todos sabemos que esse tipo de pessoas tem algo a mais.
Agora estou na luta com gerência de estados, métodos de busca em array, objetos, como disse, me sinto mais apto, só que falta desenvolver algo meu e aprender com os erros. Quando vemos um exercício em cima de um recurso tipo reduce, o que o seu instrutor está mostrando é uma das formas, não todas! A "lindeza" disso é o que faço com isso! Neste momento lindando com um exercício de "qual é a palavra", tem muito conhecimento no que o professor passa, mas a visão dos metodos a aplicar é a diferença. Não desistam, mas não se enganem.

1
1

Aqui estamos falando na área da programação, isso e outra coisa vai ver quanto tempo é necessário estudar para passar nesse concurso.

1

Cara, eu concordo plenamente com você, hoje em dia o que tem mais são youtubers e instagramers que falam que você vai fazer um certo curso e em 6 meses conseguir um emprego que pague 5k por mês, existem os que falam que você vai até estar ganhando em dólar pra empresas fora do brasil trabalhando home office. Eu mesmo quando comecei cai nessa burrada de acreditar nisso, mas quando eu comecei a estudar (por conta própria) eu vi como era difícil desenvolver algo por si só, sem fazer junto de um professor te mostrando como deve ser feito. Hoje em dia eu já até faço alguma coisa bem-feita, mas depois de estudar quase dois anos. Por isso, pra quem eu conheço eu falo que não e fácil, nenhuma área de TI, quanto mais desenvolvimento, e que tudo que e bem feito deve se esforçar bastante. E por isso que eu gosto do Akita, ele e um youtuber que fala a real sem se preocupar se vai deixar chateado alguém ou não, mas pelo menos e o que a pessoa vai enfrentar entrando nesse ramo da tecnologia.

1

Concordo plenamente com sua opinião!

Estamos vivendo em uma era onde todos querem oferecer um curso do ZERO A PROFISSIONAL, e o problema não é nem o conteúdo em si, mas a forma com que esses conteúdos são dispostos na internet, com promessas de remuneração em um curto prazo de estudos.

Para os profissionais que estão e atividade hoje aqui no Brasil sabe como realmente pode ser difícil conseguir a 1ª oportunidade dentro da área. Programação não é fácil, e exige estudo. Mas recompensa quem se propõe a aprendê-la.

Concluo dizendo que para quem deseja aprender a programar, é uma área que te exigirá: sentar, estudar, ler e reler. testar e re-testar e que muitas vezes a evolução vem com o tempo, mas não se engane com promessas "mirabolantes". Estudo se dedique, contribua !

1

Concordo plenamente, e digo isso por mim mesmo que estou na área a dois e por outros DEVs que estão a mais tempo e eles mesmo já me disseram isso que todos os dias aprendemos algo novo sobre a linguagem na qual usamos para trabalhar, nunca que em um simples curso você aprenderá tudo, principalmente hoje aonde tudo esta em constante atualização.