Faltam 127 dias para meu layoff.... vou criar um micro-SaaS! ⏳ 🚀
Sou dev, 20 anos de XP, e já vivi de tudo na área, mas essa é nova: daqui 127 dias vai ser meu layoff.
Trabalho pra uma startup gringa, salário de 10K USD, mas a vaca está indo pro brejo. Costumo ter uma leitura boa das situações/cenários de antemão, e posso dizer que meu layoff está perto. Acontece que a startup em que trabalho (assim como 90% das startups gringas) precisa captar nova rodada de investimento até meados de Janeiro, e pra mim tem 50% de chances de conseguir. Ou seja, existe uma possibilidade real de não conseguir.
Minha percepção é que hoje 99% do dinheiro dos VCs estão indo para startups de IA (vou falar mais disso num proximo post), oq não é necessariamente o caso da startup em que trabalho. A empresa não é ruim, o produto também não, mas o cenário para as startups não é o melhor. Caso não consiga captar nova rodada de investimento, não tem outra solução: layoff!
Porém, eu já sou velho de guerra. Tenho 40 anos, família pra cuidar! Não posso me dar ao luxo de ficar neste cenário incerto. Prefiro adotar uma postura mais "anti-frágil".
Minha estratégia é:
- Reserva de emergência pra 12 meses ✅
- Criar um micro-SaaS que vire minha renda principal!
E vou documentar tudo aqui e no substack.
Como eu disse, sou velho de guerra! Já fundei startup, e também já fiz muitos "side-projects" (acho que uns 15) sendo que 2 deles deram muito certo.
Já faturei R$ 82K em um mês e vendí um desses projetos para uma startup BR e aprendi muito com eles depois.
Ou seja, eu sei oq fazer, mas principalmente oq NÃO fazer. (vou contar mais detalhes da minha história nos próximos posts).
Meu plano
R$ 3K de MRR (receita recorrente mensal) em 127 dias e no final do ano que vem ter o mesmo valor do meu salário atual (10K USD).
E sabe o porque eu sei que vou conseguir? Por que não tenho outra opção! ou pelo menos eu não me dou outra opção. Comprometimento total em atingir a meta e sair desse cenário incerto.
Quem quiser acompanhar essa trajetória, cola aqui no reddit e no substack. Vou publicar semanalmente minha história, aprendizados, algumas estratégias e números!
Abraço!!!!