Executando verificação de segurança...
6

tinyflex: um novo marco das soluções de código aberto para envio de mensagens a pagers

Contribuí com o desenvolvimento do tinyflex, uma biblioteca para codificação de mensagens FLEX™ escrita pelo @Theldus e publicada ontem!

Contexto

No final dos anos 1990, havia dúvidas na indústria de telecomunicações sobre a viabilidade dos telefones celulares. As tecnologias por eles utilizadas, que priorizavam chamadas de voz, apresentavam desafios de implementação, tornavam os aparelhos mais caros e levantavam dúvidas sobre duração relativamente curta das baterias.

Nesse cenário, empresas envolvidas com sistemas de paging decidiram apostar em um futuro baseado em comunicação assíncrona—ironicamente, similar ao que vivemos hoje.

A Motorola, à época, concentrou seus esforços no desenvolvimento do FLEX™, um protocolo de paging desenvolvido para suportar redes com muitos dispositivos, melhorar a economia de bateria e ter maior confiabilidade ao aplicar recursos avançados de detecção e correção de interferências. Trata-se de uma tecnologia muito mais avançada do que os demais protocolos que existiam à época, como o famoso POCSAG.

Para efeito de comparação, documentos de especificação do FLEX™ disponíveis online contam com quase cem páginas, enquanto outros que descrevem o POCSAG têm menos de dez.

No Brasil, já não se fala mais em pagers. Lá fora, eles permanecem relevantes em alguns nichos, como em hospitais e em corpos de bombeiros, muitas vezes pela falta de interesse comercial na substituição de sistemas legado baseados em paging, na lógica do “se funciona, não mexa.”

Por mais surpreendente que possa parecer para muitos, ainda é possível adquirir, com diversas fabricantes, pagers novos, inclusive baseados em protocolos como o FLEX™ e o POCSAG, e alguns com recursos de segurança básicos implementados, como criptografia moderna para dificultar a interceptação das mensagens transmitidas.

Motivação

O tinyflex tem como objetivos principais: suportar entusiastas, estudantes e pesquisadores da história das telecomunicações, inclusive possibilitando a demonstração ao vivo de sistemas de paging clássicos, sem a necessidade de aquisição de um transmissor comercial; servir como base para contribuição em projetos de exploração de radiofrequência (que muitas vezes já vem com recursos para decodificação de POCSAG, mas não de FLEX™); e, por fim, servir como elemento documental dessa tecnologia tão significativa na história da comunicação móvel.

Convite

O código está disponível em domínio público sob a Unlicense, e é portanto livre para quem desejar utilizá-lo em seus próprios projetos, aprimorar implementações existentes, e — principalmente — contribuir com a rica e vibrante comunidade brasileira de paging.

Qualquer feedback é muito bem vindo!

Carregando publicação patrocinada...