De Personal Trainer a Desenvolvedor de Soluções: A Jornada Por Trás do Monitor PNCP 🚀
Não importa a graduação ou o segmento em que atuamos, o que realmente define nossa trajetória é ter uma mente focada em solucionar problemas. Há mais de 15 anos, meu foco é a Educação Física , uma área que me ensina a resolver dores das pessoas através da atividade física (mas isso é história para outro momento!). O que estou aprendendo é que nada se perde, tudo se aproveita. Hoje, essa mentalidade está voltada para o código. Minha história não é sobre ser um "gênio" da programação, mas sobre responder a um chamado: a dor de um amigo de infância.
Ele, um administrador na nova empresa de Engenharia (WP7), estava perdendo o sono e licitações cruciais. Antes do nosso sistema, o processo era um dreno de energia: levava muitas horas para buscar licitações manualmente, aplicar nossos parâmetros nos portais e analisar cada edital. Apenas a análise de viabilidade e o cruzamento de dados com a documentação da empresa consumia, em média, 2 horas de trabalho por edital. O terrível "busy work" (trabalho chato e repetitivo) que o impedia de focar no crescimento. Ele não precisava de um sistema bonito; ele precisava de paz de espírito e resolver problemas de seus clientes.
Foi aí que a programação, uma paixão que começou na faculdade de Engenharia de Produção (tranquei no 5º semestre) e foi intensificada durante a pandemia, virou uma missão. Aproveitei esse período para fazer cursos como o do Curso em Vídeo e o de UX Design da Google, o que me estimulou a desenvolver meu próprio app no segmento de Personal Trainer STAFF (que, por sinal, está saindo do forno em MVP, custando-me também muitas horas de aprendizado!). Valendo-se desse conhecimento autodidata e com muito esforço, mergulhei no código para ajudar meu amigo, usando a API oficial do PNCP (Portal Nacional de Compras Públicas), e construí algo que chamamos de Monitor de Licitações WP7.
Não é apenas um software. É um sistema de organização automatizada que transformou duas pessoas. Onde antes a empresa conseguia analisar apenas 2 a 3 licitações por dia com muito sacrifício, hoje processamos mais de 12 a 14 e só limitamos esse número para manter a qualidade! Ele busca os editais relevantes e envia TUDO (dados, prazos e documentos cruzados) diretamente para o ClickUp, organizando documentações, declarações e certidões. A dor de perder prazos foi substituída pela certeza da organização. Tempo é "money"!
O ponto principal não é a tecnologia em si, mas o que ela resolve. Foram horas a fio, noites de estresse e muito estudo (com o auxílio da Inteligência Artificial como uma parceira exigente, nunca 100% autônoma).
Adotei o aprendizado de Jeremy Utley: 'Não use a IA, trabalhe com a IA'. Essa mudança de mentalidade é o que nos faz superar a síndrome do impostor e nos coloca no centro da solução.
A lição que fica: As pessoas não investem em código; elas investem na solução de seus problemas. Se o seu sistema não resolve uma dor, ele é apenas mais uma tecnologia.
Meu maior orgulho é ter transformado a dor de um amigo em uma solução que pode ser adaptada para todo e qualquer segmento que dependa de licitações.
Aviso importante: Estamos em análise para ajustar questões de segurança do sistema para evitar problemas futuros e, em breve, vamos disponibilizá-lo como open source para potencializar o trabalho de outras pessoas.
DICA de Carreira e Aprendizado:
Se você, neste momento, não pode pagar por um curso, vou te dizer o segredo: consuma o YouTube, Podcasts, Livros, Artigos e a IA. Consuma tudo o que puder para te fazer não só aprender, mas identificar e corrigir erros. Porque burrice não existe. Existe teimosia em querer repetir o erro. Utilize essa fraqueza como motivação para melhorar e exigir mais de si mesmo.
P.S. Sinceridade e Transparência: Este texto foi revisado por Inteligência Artificial. Utilizo um método de transcrição de voz (Windows + H) para capturar o fluxo acelerado das minhas idéias. Em seguida, uso um framework de prompt writing para estruturar a mensagem, garantindo que o leitor receba algo mais coerente e polido. Reconheço que a minha mente, por vezes, tem dificuldade em traduzir tantas ideias para palavras escritas, e utilizo esta "fraqueza" como motivação para melhorar continuamente. Afinal, a honestidade é a base. Para fins de transparência, a verificação no GPTZero indicou o seguinte resultado: 35% Gerado por IA, 8% Misto, 57% Humano. A essência e a jornada são 100% minhas.
O que o seu trabalho está resolvendo hoje? Deixe seu comentário!
Visite o projeto e deixe sua sugestão ou conte sua história 🔗https://rodrigochavesoa.github.io/Monitor_de_Licitacoes_PNCP/
E lembre-se não é sobre LIKES, se essa história mudar a cabeça de 1 (uma) pessoa pra mim tá valendo!