Executando verificação de segurança...
12

Como um desenvolvedor deve se comportar em um trabalho home office?

TL;DR

Buscar documentações da propria empresa, em caso de dúvida chamar pessoas do seu time, caso não consiga com seu time, escalar sem medo para seu lider ou perguntar quem ele indica pra conversar, ligar para pessoa sem medo de "pertubar", estar em um canal de voz ativo.

Contextualizando

Eu rodrigo comecei a trabalhar com programação em meados de 2014, quando digo trabalhar entenda freelance, mas, trabalhar pra uma empresa mesmo comecei em 2018. Nesse periodo a maioria dos trabalhos eram presenciais, o que pra mim era bem complicado, meu trabalho ficava em uma cidade vizinha da minha, ou seja, todos os dias eu tinha que ir e voltar de uma cidade para outra dentro de um onibus eu ficava por volta de 3 horas dentro de onibus.

Além desse ponto normal na vida de qualquer brasileiro, tinha outro ponto normal, que era bater ponto, tinhamos que trabalhar aos sabados tambem, além de fazer horas extras muitas vezes para cumprir com a demanda maluca de prazo que colocaram para os clientes. Além disso tudo que julgava como ruim tinham diversas coisas boas do presencial. A resenha na hora do almoço, a resolução de problemas, falar com outras equipes que não faziam parte do meu squad, o cafezin na copa pra trocar aquela ideia e jogar conversa fora.

Essa foi a minha experiência no inicio da minha carreira. Então como vivi um bom tempo presencial pude usufruir disso e fazer amizades com o pessoal no tête-à-tête, então claro que eu como iniciante, quando minha chefe via que eu estava travado na tarefa, chegava do meu lado e me ajudava, ela simplesmente sabia pela minha expressão totalmente perdida "de não saber o que eu tava fazendo", que eu estava com problemas, com o tempo fui ganhando confiança e conversando com as pessoas ao meu redor e tirando dúvidas com elas então de fato foi um inicio muito tranquilo pra mim. Uma chefe muito boa, que me ajudava demais e não me deixava jogado, eu era cara de pau e perguntava pra todo mundo sobre tudo, com tempo fui adquirindo a malandragem de busca na internet (naquela epoca os brothers chat-gpt ou gemini não existiam).

Pandemia

A pandemia chegou, eu ainda era junior, porem, essa transição foi bem tranquila, já que eu tinha feito meu networking na epoca que era presencial e conhecia a galera que trabalhava comigo isso tudo ficava mais simples. Então quando eu tinha um problema eu sabia a quem recorrer, sabia pra quem ligar, minha chefe vivia me perguntando se estava tudo bem quando eu estava demorando para entregar algo (aqui era pura vagabundagem da minha parte mesmo, aquele fifinha pos almoco de 2 horas).

O problema

Claro que a pandemia se estendeu, muitas empresas abraçaram o home office, outras voltaram presencial, e umas tentam o modelo hibrido. De fato, muitos jovens iniciaram sua carreira nesse modelo de home office sem passar por aquela experiencia contada acima. Então a pessoa entra sem a base do networking, com a posibilidade de ter um chefe ruim, da empresa não ter uma boa documentação, então a realidade é:

  • sem pessoas pra trocar uma ideia
  • sem ideia de onde as informações estão
    então como melhorar isso? como se destacar?

Minha opnião, como resolver?

SE VIRA MEU REI! a verdade é bem essa, você tem que se virar, sofrer no começo, criar uma base forte, mas algumas dicas pra você sobreviver legal no home office é não esperar a informação chegar até você; Converse com a equipe que voce entrou, com seu lider. Se estiver com dúvida mande mensagem pra fulano e pra ciclano, se eles não responderem, manda outra mensagem como:

"Cara vi que se tava meio ocupado ai e não me respondeu, consegue indicar outra pessoa pra eu perguntar?"

Se você faz daily, cara pede pro cara ficar depois da daily pra te ajudar, ou verbaliza isso na daily que voce está com problemas, e se não tem alguem pra te ajudar algo como:

"Estava atuando na task x, mas, estou com problema de entender a regra de negocio do produto, ciclano consegue me ajudar depois da daily"

Querendo ou não o cara vai ficar pressionado em te ajudar, já que voce colocou isso em um lugar que todo mundo está olhando. E claramente se o cara te ajudar o melhor lugar de voce agradecer é na daily do outro dia.

"Entreguei minha tarefa, e muito obrigado fulano, voce me ajudou ontem e me destravou"

Vai fazer voce criar conexão com o cara, por voce ter elogiado ele em publico e cada vez mais vai querer estar perto de voce.

Liga! Se você está com problemas e ninguem responde, liga pra pessoa, faz uma call chama ela, se ela estiver ocupado no maximo não vai te atender e tudo bem ser chato no inicio todo mundo teve que aprender e todo mundo teve que perguntar, já já um dia voce vai se tornar o cara que é requisitado para ajudar.

Grave a call, Se voce ta com varias duvidas e tem que agendar pra falar com alguem, tente gravar a call porque claramente voce nao vai entender todos os termos ou todas as regras de cara, já que vão ser diversas conversas e topicos que voce vai abordar a ideia é gravar pra depois assistir. Depois veja novamente e va buscando as informações sobre o que ainda restou de duvidas.

Pergunta, pelo amor de deus não espere a resposta cair do ceu, não espera chegar no outro dia e falar que ficou 5 horas travado na task porque não sabia de algo, pergunta corra atras de entender, não fique com vergonha, voce entrou agora, você está na fase de aprender mesmo, e claro com cliche de que ninguem nasceu sabendo.

Eu sou pleno, senior ou até mesmo lider como contribuo com a pessoa que está entrando

Você pode contribuir e muito para galera que está entrando. Com toda sua malicia de saber que a pessoa está demorando para entregar a task pode chamar a mesma pra trocar uma ideia e destravar ela.

Na empresa podem criar maneiras de canal de voz ativo, ou seja, quem estiver nesse canal, está disponivel para ajudar, a pessoa vai estar obviamente trabalhando, mas, vai simular o presencial, de poder chamar voce quando quiser, e quando quiser o modo foco novamente sai do canal de voz.

Você pode documentar os processos para que não tenha que explicar diversas vezes o mesmo assunto para N pessoas diferentes.

Vocês podem fazer a estrategia de parceiros durante uma semana aquela pessoa que entrou vai ser "guiada" por alguem e tem alguem pra perguntar, que vai ter um hall melhor para saber responder ou encaminhar pra alguem que saiba. Já que o começo é o mais complicado e muitas das vezes a comunicação é bem complicada;

Obrigado por você que leu até aqui, esse post é um pensamento que tive logo depois de ver o podcast do cria code. Deixo aqui caso queiram acessar para voces terem suas opniões tambem https://www.youtube.com/watch?v=UowN_JlJDk4;

2
1

Realmente essa dica é geral, e é dificil de encaixar na cabeça do dev iniciante, ele quer puxar a task e codar e já era. Mas o principal é isso meu rei. Entender o produto é o que mais vai fazer, voce entregar valor pro negocio que voce esta inserido!

1

Muito boa essas dicas, eu passei por uma dificuldade parecida quando entrei, ficava muito receoso de perguntar, de ligar pro meu superior e depois fui vendo aos poucos que isso é besteira, tem que correr atrás mesmo, só de você demonstrar querer resolver o problema já ganha uns pontos na empresa.