Por que Contribuir para Open-Source sempre foi o próximo nível de aprendizado?
Na tecnologia vivemos um ciclo contante de aprendizado. Plataformas de aprendizado, tutoriais e faculdades, nos entregam conhecimento fundamental, o que é ótimo. Imagino como se fosse um laboratório pessoal: ambiente controlado, aprendizado da regra, das ferramentas e sintaxe.
Mas existe um limite entre o que o laboratório pode ensinar e isso pode causar uma barreira, o medo.
Eu já senti isso na pele, procurar um projeto (até mesmo de código aberto) e pensar: "Será que consigo mesmo? Será que o código é bom? E se recusarem o que foi feito?". Esse medo de mergulhar em um código desconhecido é real, mas supera-lo é exatamente o que precisamos e o que nos define.
O aprendizado real acontece a partir do momento em que entramos no mundo real do código, ele é caótico, código legado e o mais importante... outras pessoas.
O medo vira experiência no mundo Open-Source.
A "Experiência GitHub" é o que transforma esse processo em aprendizado:
O Desafio: Você não escolhe o problema. Você o encontra. Você vê um bug (como um race condition no scroll) ou uma feature ausente (como um TOC robusto) em um projeto que você usa.
O Mergulho: Você não pode simplesmente codar. Você precisa primeiro ler e entender uma arquitetura que não foi você quem criou. Você precisa respeitar os padrões existentes.
O Pull Request (PR): Este é o verdadeiro "dia da prova". É aqui que sua solução sai da sua máquina e é apresentada ao mundo.
O Code Review: É aqui que o aprendizado se multiplica. Outros desenvolvedores, muitas vezes mais experientes, vão analisar sua lógica. "Por que você usou MutationObserver aqui?" / "Você pensou no breakpoint X?".
O GitHub não é apenas um repositório de código, ele é a maior plataforma de mentoria, aprendizado e validação de arquitetura do mundo. Cada Pull Request que você abre é uma chance de ter seu pensamento desafiado e validado por outros, independente do nível do saber todos se ajudam, existe a troca.
Separamos então a fundação, e damos um passo além ao Open-Source te dá a experiência. A combinação dos dois é o que constrói um desenvolvedor de qualidade.
O primeiro Merge pode ser incrível e totalmente recompensador...