4

Índice Sardinha: Uma Calculadora Educativa de Paridade de Poder de Compra

Olá, rede! Tudo bem?

Meu nome é Saulo Ferro Maciel. Formado em Comunicação Social - Jornalismo, com passagem pelo curso de Sistemas de Informação no IFMA e, atualmente, cursando Tecnólogo em Inteligência Artificial na UFMS.

Trabalhei na comunicação política e econômica, especialmente com divulgação de recursos públicos. Essa vivência me deixou bastante atento à "inflação invisível" — aquela erosão silenciosa do poder de compra que não aparece claramente nos índices oficiais.

O que é a inflação invisível?

É o desequilíbrio constante entre setor privado e estatal na formação de preços diários de produtos e serviços. Quando esse pêndulo desanda, as coisas ficam mais caras especialmente para a classe média e a população de baixa renda.

Para contextualizar, vale lembrar os principais tipos de inflação:

  • Inflação: Aumento generalizado dos preços e custos causado pela desvalorização da moeda.
  • Reduflação: Quando as indústrias reduzem a qualidade ou quantidade dos insumos para manter o preço final do produto diante do aumento de custos.
  • Hiperinflação: Quando o Estado perde o controle da economia e precisa imprimir grande volume de moeda para honrar compromissos, gerando descontrole total de preços.
  • Estagflação: Combinação de inflação alta com estagnação econômica — os preços sobem, mas a produção e o emprego não crescem.

Para tornar essa realidade mais concreta, resgatei um projeto idealizado ainda no ensino médio: o Índice Sardinha.

O que é o Índice Sardinha?

Uma calculadora simples e didática de Paridade de Poder de Compra (PPC) que converte qualquer valor em Unidades de Sardinha em Lata (USL), usando o preço de uma lata de sardinha como unidade de medida popular e acessível.

Cenário âncora (São Luís — Maranhão):

  • Preço médio da lata de sardinha: R$ 5,00
  • Custo diário de transporte (ida e volta): R$ 8,40

Isso significa que o trabalhador precisa do equivalente a 1,68 latas de sardinha só para pagar o transporte diário. Após pagar a passagem, ainda sobra R$ 1,60 (0,32 USL) por dia. São necessários cerca de 3 dias úteis para acumular o valor de 1 lata extra — a famosa “sardinha de amanhã”.

A calculadora já está no ar!

Desenvolvi uma página completa, responsiva, visualmente limpa e segura. Você pode testar alterando tanto o preço da sardinha quanto qualquer produto ou serviço que quiser comparar.

🔗 Acesse aqui:
https://saulo-ferro-maciel.github.io/Indice_Sardinha/

A ferramenta inclui dois painéis principais:

  • Conversão imediata em USL
  • Painel “A Sardinha de Amanhã” — com sobra diária, dias para acumular 1 USL extra, custo semanal (5 dias) e mensal (22 dias úteis).

Por que isso importa?

Expressar o custo de vida em “latas de sardinha” torna a economia real muito mais palpável. O projeto busca educar, conscientizar e estimular o debate sobre o poder de compra das famílias brasileiras.

O código é aberto, a metodologia está documentada e o projeto é livre para uso educacional com atribuição dos autores.


Quer contribuir? Sugestões, adaptações regionais ou ideias de integração com APIs públicas (IBGE, Compras.gov.br, etc.) são muito bem-vindas!

Carregando publicação patrocinada...
2

Meus 2 cents,

Parabens pela iniciativa !

Isso me lembra o Indice Big Mac criado faz alguns anos.

Olhando teu projeto da vontade de derivar para algo assim: permitir a pessoa escolher o indice de relacao desejado, p.ex., ingresso cinemark, quilo de arroz ou iphone 17 - ou qualquer coisa que faca sentido para a pessoa comparar.

Obrigado por compartilhar !

Saude e Sucesso !


Este post foi favoritado via extensão TABNEWS FAVORITOS

Tem curiosidade sobre IA ? Da uma olhada no meu LIVRO: IA PARA ENGENHEIROS

2

Agradeço pelo comentário.

Como não é uma postagem modal ou midiática, achei que ninguém o curtiria.

Eu criei esse índice a 9 anos atrás, ainda no ensino médio. A ideia, em si, era converter os salários dos meus pais em coisas materiais em comparação a de meus colegas; assim eu podia ver o quão prejudicial é a diferença social e econômica.

Por isso, a fórmula pode ser aplicada com qualquer objeto âncora e serviço/produto que queira.

2

Meus 2 cents,

Eh justamente esta pegada do "...quão prejudicial é a diferença social e econômica." que acho fantastica neste tipo de app: ajuda a colocar em perspectiva, em termos mais "reais" ou palpaveis certos custos.

Falar em IPC, IGP-M, INCC - acaba ficando algo distante, ate porque cada um tem uma realidade totalmente diferente (cultural, social, economica).

Este tipo de app procura diminuir esta distancia - entao eh super valido.

Novamente - parabens pela iniciativa e por compartilhar conosco.

Saude e Sucesso !


Este post foi favoritado via extensão TABNEWS FAVORITOS

Tem curiosidade sobre IA ? Da uma olhada no meu LIVRO: IA PARA ENGENHEIROS

2

Sim! Essa sua visão de que a leitura dessas métricas ser inacessível é justamente um dos pontos criticados pela Escola Austríaca de Economia.

Carl Menger e Ludwig von Mises desenvolveram o conceito de valor subjetivo marginal. Em termos simples: o valor é individual e muda de pessoa para pessoa. Por isso, é impossível para o Estado — por maior e mais estruturado que seja — calcular o que cada indivíduo considera valioso.

1

Meus 2 cents extendidos,

Bem colocado ! A Teoria do Valor Subjetivo mapeia porque os indices oficiais acabam sendo tao distantes de quem pega o onibus no dia-a-dia (e nao come brioches).

E pensando um pouco no momento IA (que voce esta estudando), o app que faz esta traducao (juntando e traduzindo dados macroeconomicos) permite levar este conhecimento e percepcao de forma mais ludica para o usuario final.

EDIT: Mas so para deixar claro: nao sou adepto da Escolha Austriaca - apenas acho a questao de valor subjetivo interessante como ponto de vista para analises.

Saude e Sucesso !


Este post foi favoritado via extensão TABNEWS FAVORITOS

Tem curiosidade sobre IA ? Da uma olhada no meu LIVRO: IA PARA ENGENHEIROS

2

Obrigado.

Eu gosto da Escola Austríaca, pois eles acertaram na maioria das coisas e cada vez mais vem acertando com o advento das tecnologias, sociedade, liberdade e economia.

Contudo, respeito quem não gosta dessa escola acadêmica. Afinal, a diversidade de ideias leva a uma opinião mais libertária e socialmente aceitavel a todos.

Agradeço novamente pelos comentários.