Executando verificação de segurança...
4

Medo de lançar software faz eu enrolar e nunca lançar

Lançar um software sem testes automatizados... é seguro?

Imagina a cena: o MVP precisa ir pro ar amanhã, o prazo acabou e ainda não deu tempo de configurar testes automatizados.

O que você faz pra garantir segurança no lançamento?

Você:

  • Cria um checklist manual dos fluxos críticos?
  • Sobe um ambiente de staging e confia nos logs?
  • Usa feature flags e rollout gradual?

Meu de lançar meu primeiro software sozinho back e front. Medo de me queimar.

  • Ou simplesmente lança e observa o comportamento em produção?

Conta aí —
como você garantiria segurança num MVP sem tempo pra testes automatizados?

Como vocês lidam com o medo de lançar um software de vocês que as pessoas pagam para usar.

Tipo e se eu perder os dados que deveria manter? Minha infra ainda é humilde na VPS.

Medo como vocds lidam?

Carregando publicação patrocinada...
4

Você está entrando no mercado com uma ferramenta nova. Então vamos lá:

  • Testes automatizados. vc tem sim, chama-se cliente.
  • segurança no lançamento? no sentido técnico? se não cuidou disso no desenvolvimento, agora segue em frente e vai acompanhando.
  • staging? esquece. vc está começando. staging é na "main". o cliente é o QA.
  • feature flags? se vc tem features para serem desligadas lançou tarde demais.
  • medo de se queimar? se vc não lançou, vc nem existe.

O que eu faria (na verdade estou fazendo... mais uma vez... essa semana):

  • sobe logo. vc NUNCA vai conseguir validar todos os casos de uso. e no final, ainda pode ter que pivotar e perder muito trabalho.
  • arruma alguém pra usar, nem que seja de graça. tem que ser próximo do seu ICP. aqui é pra corrigir coisas óbvias de usabilidade/aplicação que nossa "cegueira por fadiga" não deixa ver. (ex.: botão de "sair" 😳)
  • vende o mais rápido possível para alguem. não importa quem, vende (tem que ser seu ICP). essa pessoa vai fazer vc corrigir tudo o que tem que ser corrigido em uma semana!!! e o mais importante, vai ter dar feedback sobre sua solução ser mesmo a solução para a dor identificada a ponto de justificar o pagamento.

Vai por mim, todo software tem um monte de erro. Se ele não apareceu é pq ninguém está usando. Então torça para que vc tenha um monte de erros para corrigir o mais rápido possível. Mas pra isso só lançando.

0
2

Google search, IA, grupos de discord, redes sociais, etc... Ferramentas tem de montes, as pessoas estão ali, basta vc ter vontade de caçar elas. Se tem medo de ser qqr pessoa, meu, tem amigos, professores (se ainda estuda), colegas de trabalho, etc.

A pior coisa q vc pode ter é não agir por medo. Vai por mim, se vc não está disposto a arriscar mais, então empreendedorismo não é pra vc. E não estou querendo te desincentivar, estou querendo q enxergue e entenda q ser empreendedor é correr risco.
E vc só perde mesmo o medo se vc fizer pela primeira vez. Não importa como, mas precisa fazer aquilo q vc nunca fez. Vc nunca vai saber das reações das pessoas até ela responderem, e se vc não tentar, ai q vc não vai saber msm e ficará se corroendo por dentro. E a longo prazo isso se tornará algo ruim, pois isso vai te transformar em um covarde. Eu sei, pois já passei por isso em um momento da minha vida (claro q relacionado a outros tipos de assuntos) e foi difícil sair desse buraco.
Portanto apenas faça o q precisa ser feito. Se der certo deu, se não deu certo, bem, tente de novo corrigindo seus erros q a próxima vc estará mais preparado.

1
2

Eu não sei como lidar com isso, já tive medo de lançar também!
Principalmente se for pago, porque se lida com dinheiro de outra pessoa, tenho que entregar o melhor serviço.

Ai acabo publicando apenas serviços free, me ajuda a enfrentar o medo.

Mas o que posso te dizer é... Publica mesmo assim!
E coloca uma área para o pessoal reportar algum bug eventual, deixa claro que ta em beta e deixa cristalino a vontade que você tem de entregar com maestria o serviço.

Sucesso! Nós vamos conseguir!

1

Estou passando pela mesma coisa, eu sinto muito essa pressão, principalmente se tratando em criar produtos para empresas, onde tem dinheiro na jogada e no meu caso, envolveria alguém perder dinheiro por um eventual erro meu.

2

Faz staging no mesmo ambiente de produção. Funciona muito bem. Mas é bom ter um testador beta pra não reproduzir os vícios de quem desenvolveu. O beta é uma pessoa que não participou do desenvolvimento diretamente.

1
1

Na verdade o que te faz procrastinar é saber que dificilmente um software lançado hoje irá ter sucesso! Fala-se até na morte do sistema SaaS no conceito de como ele é hoje.

-7

A IA vai tornar obsoleto o mercado de apps como é hoje. Pra que pagar por um software que faz rigidamente algo que a IA faz só vc conversando com ela? Ela pesquisa, marca as coisas pra vc, analisa dados, gera gráficos, gera textos, cálculos, imagens, edita fotos, vídeos etc. Pra que gastar tempo fazendo uma interface bonita se a interface do chat já te entrega tudo? As interfaces padronizadas são o futuro. Vide mercado livre com milhões de vendedores, ou os marketplaces, ou as redes sociais com lojas, comunicação, vendas etc. Tudo com suas interfaces padronizadas. O design vai deixar de ser necessário.

Quer ter emprego no futuro? Faça um curso de marcenaria.

Detalhe: estamos falando de uma criancinha que nasceu há 3 anos. E já temos falta de trabalho para iniciantes, estagiários, júniors. Até os seniors usam IA no dia a dia. Jornalistas, engenheiros, médicos, professores etc. Todo mundo está repassando tudo pra IA. No futuro breve, somente cargos muito especializados vão servir de babá da IA, apenas analisando se pode usar aquilo.
E os empregos manuais.

4

Uma pena sua visão limitada.

Para tu ver que engraçado, está começando a surgir um novo mercado para contratar devs, para corrigir sistemas construídos de vibecoder.

E eu entedi, você ta emocionado com o lançamento atual da OpenAI, e vou te dizer é legal, mas ainda é muito caro!
Tenha certeza que dinheiro uma hora acaba, eles fizeram um acordo com AMD, que eles poderão comprar 10% da AMD, um dinheiro que eles não tem, não só por não lucrar, mas também por que o dinheiro é de investidores.

Resumindo, está havendo compras e vendas, de um dinheiro que não existe realmente.
Então pode ter certeza, vai ter um crash, mais cedo ou mais tarde!