🤖 Albânia nomeia bot de IA como ministra para combater a corrupção
Reportagem extraĂda do site Reuters e traduzida pelo ChatGPT. Espero que algum dia possa servir de inspiração para que algum bom samaritano, em algum lugar desse paĂs, consiga desenvolver uma IA capaz de substituir polĂticos ou ao menos os vereadores.
https://www.reuters.com/technology/albania-appoints-ai-bot-minister-tackle-corruption-2025-09-11/
PRISTINA, 11 de setembro (Reuters) — Um novo ministro na Albânia, encarregado de licitações públicas, será imune a subornos, ameaças ou tentativas de favorecimento. Isso porque Diella — como ela é chamada — é um bot gerado por inteligência artificial.
O primeiro-ministro Edi Rama, que está prestes a iniciar seu quarto mandato, disse nesta quinta-feira que Diella — que significa “sol” em albanês — vai gerir e conceder todas as licitações públicas em que o governo contrata empresas privadas para diversos projetos.
“Diella Ă© o primeiro membro do gabinete que nĂŁo está presente fisicamente, mas foi criado virtualmente por IA”, disse Rama durante um discurso em que apresentou seu novo gabinete. Ela ajudará a fazer da Albânia “um paĂs onde as licitações pĂşblicas sĂŁo 100% livres de corrupção.”
A atribuição desses contratos sempre foi uma fonte de escândalos de corrupção na Albânia, um paĂs dos BálcĂŁs que, segundo especialistas, Ă© um ponto de convergĂŞncia para gangues que buscam lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas e armas ao redor do mundo, e onde o suborno chegou atĂ© os corredores do poder.
Essa imagem complicou o acesso da Albânia Ă UniĂŁo Europeia, que Rama quer alcançar atĂ© 2030, mas que analistas polĂticos consideram ambicioso.
O governo não forneceu detalhes sobre qual supervisão humana poderá existir para Diella, nem tratou dos riscos de que alguém possa manipular o bot de inteligência artificial.
Diella foi originalmente lançada no inĂcio deste ano como assistente virtual com IA na plataforma e-Albania, ajudando cidadĂŁos e empresas a obter documentos do Estado. Vestida com traje tradicional albanĂŞs, ela presta assistĂŞncia por comandos de voz e emite documentos com selos eletrĂ´nicos, reduzindo atrasos burocráticos.
Nem todo mundo está convencido. Um usuário no Facebook disse: “Mesmo Diella será corrompida na Albânia.” Outro comentou: “O roubo vai continuar e Diella vai ser culpada.”
O novo parlamento, eleito em maio, está previsto para se reunir na sexta-feira, embora permaneça incerto se o governo será votado no mesmo dia.