Executando verificação de segurança...
8

🤖 Albânia nomeia bot de IA como ministra para combater a corrupção

Reportagem extraída do site Reuters e traduzida pelo ChatGPT. Espero que algum dia possa servir de inspiração para que algum bom samaritano, em algum lugar desse país, consiga desenvolver uma IA capaz de substituir políticos ou ao menos os vereadores.

https://www.reuters.com/technology/albania-appoints-ai-bot-minister-tackle-corruption-2025-09-11/

PRISTINA, 11 de setembro (Reuters) — Um novo ministro na Albânia, encarregado de licitações públicas, será imune a subornos, ameaças ou tentativas de favorecimento. Isso porque Diella — como ela é chamada — é um bot gerado por inteligência artificial.

O primeiro-ministro Edi Rama, que está prestes a iniciar seu quarto mandato, disse nesta quinta-feira que Diella — que significa “sol” em albanês — vai gerir e conceder todas as licitações públicas em que o governo contrata empresas privadas para diversos projetos.

“Diella é o primeiro membro do gabinete que não está presente fisicamente, mas foi criado virtualmente por IA”, disse Rama durante um discurso em que apresentou seu novo gabinete. Ela ajudará a fazer da Albânia “um país onde as licitações públicas são 100% livres de corrupção.”

A atribuição desses contratos sempre foi uma fonte de escândalos de corrupção na Albânia, um país dos Bálcãs que, segundo especialistas, é um ponto de convergência para gangues que buscam lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas e armas ao redor do mundo, e onde o suborno chegou até os corredores do poder.

Essa imagem complicou o acesso da Albânia à União Europeia, que Rama quer alcançar até 2030, mas que analistas políticos consideram ambicioso.

O governo não forneceu detalhes sobre qual supervisão humana poderá existir para Diella, nem tratou dos riscos de que alguém possa manipular o bot de inteligência artificial.

Diella foi originalmente lançada no início deste ano como assistente virtual com IA na plataforma e-Albania, ajudando cidadãos e empresas a obter documentos do Estado. Vestida com traje tradicional albanês, ela presta assistência por comandos de voz e emite documentos com selos eletrônicos, reduzindo atrasos burocráticos.

Nem todo mundo está convencido. Um usuário no Facebook disse: “Mesmo Diella será corrompida na Albânia.” Outro comentou: “O roubo vai continuar e Diella vai ser culpada.”

O novo parlamento, eleito em maio, está previsto para se reunir na sexta-feira, embora permaneça incerto se o governo será votado no mesmo dia.

Carregando publicação patrocinada...
1

De tudo o que se sabe sobre até o momento, é mais um golpe publicitário do que um movimento tecnicamente relevante de fato.

Não se tem nenhuma informação técnica sobre o sistema. Não se sabe quais modelos vão ser utilizados, quais serão os prompts (assumindo que estão usando LLMs, já que nem isso é confirmado), qual o nível de supervisão humana, nada.

Dá até pra chutar que vai ser só um humano mandando as informações dos contratos para o modelo. É como se o Brasil anunciasse que terá o ChatGPT como ministro da Fazenda, e na prática fosse somente o Haddad abrindo o ChatGPT pra fazer perguntas e pedir sugestões.

1

Mas talvez a própria iniciativa seja válida para iniciar a discussão. Ainda que seja um crud com vários 'ifs'.

Inteligência nunca foi um requisito pra todos esses cargos públicos onde a corrupção reina, e aqui eu incluo todos os tipos de políticos.