CEO da IBM alerta que "não há como" gigantes da computação obterem lucro no ritmo atual de seus investimentos em data centers.
O CEO da IBM, Arvind Krishna, afirmou que os investimentos bilionários que grandes empresas de tecnologia — como Google e Amazon — estão fazendo em data centers para IA têm poucas chances de gerar lucro real. Segundo ele, mesmo um centro de dados de “apenas” 1 gigawatt de capacidade já custa cerca de US 80 bilhões hoje.
Se uma empresa decidir expandir para 20 a 30 gigawatts, isso representaria um gasto de até US 1.5 trilhão — algo comparável ao valor de mercado de gigantes como a Tesla. Além disso, se todas as grandes empresas (“hyperscalers”) decidissem expandir juntas, poderiam chegar a 100 gigawatts, elevando o investimento total a algo como US 8 trilhões.
Krishna alerta também que o custo não para por aí: os equipamentos usados nos centros de dados tendem a se depreciar rápido devido à rápida evolução tecnológica — o que implica que, em cerca de cinco anos, seria necessário “jogar fora” e recompor praticamente tudo, onerando o investimento. Ele estima que, para simplesmente compensar o capital investido, seriam necessários cerca de US 800 bilhões em lucro anual — algo que ele considera altamente improvável.
Apesar do ceticismo em relação à viabilidade econômica no atual ritmo de gastos, Krishna reconhece que as ferramentas de IA já existentes têm grande utilidade para empresas — trazendo ganhos de produtividade e eficiência. Por outro lado, ele também afirma que a chance de alcançar uma “inteligência artificial geral” (AGI) usando apenas a tecnologia atual (como os chamados grandes modelos de linguagem — LLMs) é muito pequena — talvez de 0% a 1%.
Traduzido e resumido com OpenAI ChatGPT, em 2025/12/06.