Como aprender de forma tão eficiente que parece errado.
Spoiler: exige esforço
1. Encontrando conteúdo
Estudar e aprender sobre um assunto de forma eficiente começa encontrando o conteúdo que vamos utilizar para o estudo (Seja em formato de curso, livro, artigo, podcast e etc).
Ao contrário do que se pensa, o método que você usa para estudar é muitas vezes mais impactante do que a qualidade do material em si. No entanto, isso não significa que devamos escolher qualquer conteúdo. O ideal é encontrar um equilíbrio, gaste um tempo razoável para encontrar um bom recurso (livro, curso, etc.), mas não caia na armadilha da 'paralisia por análise', buscando o material 'perfeito' por semanas. Aqui segue algumas dicas de como encontrar um conteúdo de qualidade sem se demorar muito.
Professor: Preste atenção em quem é o autor deste conteúdo, seja curso, livro, artigo e etc. Quais são os feitos dele nesta área do conhecimento? O que ela já fez?.
Avaliações: Sempre confira as avaliações deste caso tiver, porém não se prenda apenas na nota, mas na quantidade de avaliações também. Por exemplo, um curso nota 5 com 50 avaliações provavelmente é pior do que um curso nota 4.7 com 5000 avaliações. Também é valido procurar em fóruns como o reddit por pessoas que já fizeram determinado curso ou leram determinado livro, qual a opinião delas sobre.
2. Consumindo o conteúdo
A parte mais simples de todo processo. A primeira coisa que vamos fazer é somente assistir, ler ou ouvir qualquer tipo de aula que tenhamos escolhido. Mas seguindo algumas regras bem simples:
- Não vamos fazer anotações (ainda), apenar consumir o conteúdo.
- Prestar atenção e realmente tentar o que esta sendo explicado. Parece óbvio falar isto, mas a maioria das pessoas não faz, ela simplesmente assistem/leem de forma automática e completamente passiva.
3. Consumindo novamente o conteúdo
Agora sim, vamos consumir o conteúdo novamente mas desta vamos fazer as nossas anotações. Porém não vamos anotar de qualquer forma. Vamos utilizar a técnica Feynman
Técnica Feynman
Criada por Richard Feynman, ela consiste em 4 simples passos:
- Escolha um conceito
- Explique para um criança
- Identifique as falhas
- Revise e simplifique.
Após ter assistido o conteúdo pela primeira vez e entendido, agora nós vamos assistir ele novamente e fazer as nossas anotações. Porém vamos anotar no formato de artigo/tutorial, como se tivéssemos o intuito de realmente ensinar ele a alguém. Vamos evitar ficar copiando e colando texto direto do nosso conteúdo para as nossas anotações, o que nós buscamos aqui é justamente forçar o cérebro a pensar naquilo que estamos aprendendo. Quando chegar aqueles momentos que por mais esforço que você faça, não consegue escrever sobre determinado tópico do conceito estudado, revise, entenda novamente e volte a tentar escrever sobre ele. Repita este processo até ter terminado o conteúdo (Seja uma aula de curso ou o capitulo de um livro).
4. Revisando
Já é praticamente de conhecimento publico a importância da repetição espaçada e revisão ativa para consolidação do conteúdo. Para isso vamos utilizar flashcards.
Flashcards
Flashcards se resume em um baralho de cartas, cada carta tem uma frente e verso, sendo que a frente tem uma pergunta e o verso a resposta para esta pergunta. Existem diversos aplicativos que automatizam este método, o que eu costumo usar é o AnkiApp.
O AnkiApp permite criar diferentes baralhos e inserir suas cartas dentro dele, assim como configurar quantas cartas você quer revisar por dia em cada baralho.
Criando cartas: Para facilitar e automatizar o trabalho de criar as suas cartas eu recomento fazer um prompt padrão onde você cola as suas notas dentro dele e a LLM devolve as cartas baseado nas suas anotações com frente e verso. Após isso vc apenas precisa copiar e colar elas para dentro do seu baralho no AnkiApp.
Após isso basta apenas definir um pequeno horário do dia pra abrir o Anki e faze as nossas revisões.
5. Dica Extra: PRATICA!
Não espere terminar um curso ou ter o “conhecimento completo” para então decidir fazer alguma coisa com o que você acabou de aprender. Parta logo para a prática, faça algo com isso, resolva o problema de alguém. Mesmo que seja muito difícil conseguir colocar em prática se IMAGINE em uma situação onde você esta utilizando este conhecimento para ajudar alguma pessoa, ou mesmo explicando ele para um terceiro.
A prática é boa porque no final das contas, é com ela que você REALMENTE vai consolidar um conhecimento de verdade. A imaginação é ótima porque você está revisando o conteúdo ao mesmo tempo que simula uma situação real na sua cabeça, mesmo que não seja de verdade, você já esta se preparando e fixando ainda mais este conteúdo.