Executando verificação de segurança...
1

Como conseguir um trabalho com programação.

Escrevi esse artigo na intenção de me ajudar linearizar as ideias dentro da minha cabeça. Depois que terminei pensei em postar ele aqui pra ver se ajuda alguém que esta começando agora. Qualquer feedback ou sugestão estou aberto a ideias.

Começando a Jornada

Já é praticamente de conhecimento comum que se tornar um juninho tem se tornado cada dia mais difícil. Com a IA mais presente no nosso dia-a-dia a régua pra entrar na área realmente subiu e o conhecimento mínimo requerido pelas empresas aumentou. Porém ainda existe uma luz no fim do túnel meu amigo, neste post eu quero te mostrar como você pode sair do absoluto zero, entrando em uma aventura até conquistar a tua primeira vaga. Ligando o foda-se pra essas empresas que só contratam pleno+

1. Identificando a sua Stack

Quais Stacks Existem?

Para encontrar a sua stack, primeiro precisamos entender quais existem e quais os poderes de cada uma delas. Abaixo farei uma breve lista destas e as linguagens mais comumente usadas em cada uma.

Desenvolvedor Web: Desenvolvimento de aplicações para a navegadores web. Podendo se especializar no Front-end (Construção visual), Back-end (Construção interna, aquilo que usuário não enxerga) ou até mesmo o Full-Stack (Capacidade de ambos, tanto o Front-end como o Back-end). Utilizando linguagens como JavaScript, HTML e CSS, indo para frameworks como React e Node.js.

Desenvolvedor Mobile: Criação de aplicativos. Nesta área você ira criar as aplicações mobile que usamos no nosso celular. Pode se especializar no desenvolvimento de aplicações mobile para nativos android com Kotlin ou Java, nativos iOS com Swift ou até mesmo multiplatarformas com JavaScript (com React Native) ou Dart (com Flutter).

Desenvolvedor de Jogos: Com um nome bem sugestivo, neste caso levando para o lado da programação você vai ter duas opções de engines gráficas de jogos mais utilizadas por quem esta começando, onde cada uma utiliza uma linguagem. Unity, utilizando C# ou Unreal Engine utilizando C++.

Desenvolvedor Desktop: Criação de programas e aplicações que rodam diretamente no sistema operacional de um computador, como Windows, macOS ou Linux. Nesta área você pode se especializar em aplicações nativas para um sistema operacional específico, como para Windows utilizando C# (com WPF), ou desenvolver aplicações multiplataforma que funcionam em diversos sistemas, utilizando tecnologias como JavaScript (com Electron) ou C# (com .NET MAUI).

Formas de identificar a sua Stack.

Agora você deve estar olhando para esta sopa de letrinhas e estar totalmente perdido. Não sabe por onde começar ou qual decisão tomar, talvez até tenha uma noção de qual área quer seguir mas não tem tanta certeza. Aqui vai algumas formas de te ajudar a clarear a sua mente tomar uma decisão.

Gosto pessoal: Neste caso a decisão é bem simples. Você sempre quis criar aplicativos mobile para zoar seus amigos? Entre de cabeça no desenvolvimento mobile. Mas quem sabe tenha o sonho de trabalhar com games e criar o próximo Elden Ring, desenvolver jogos pode ser a sua vocação.

Necessidade de mercado: Pesquise nas empresas da cidade onde mora e ao redor quais linguagens e stacks elas usam. Anote elas e no final veja qual é a mais utilizada entre elas.

Oportunidade: Se você conhece alguém que já trabalha na área, e pode aprender com ele, use isso a seu favor. Não é todo mundo que tem a oportunidade de aprender com alguém que tenha experiência. As vezes pode não ser a tecnologia que você tinha interesse, mas o fato de ter alguém assim te guiando é muito bom.

2. Aprendendo

Esta é a etapa mais “simples” do processo, vamos colocar nossa energia para estudar programação de forma profunda. Então vou deixar algumas dicas que eu faria caso estivesse recomeçando a aprender programação do zero.

Usando IA: Ao menos neste começo, evite utilizar IA para gerar código. É na prática, no esforço de pensar em que estamos realmente aprendendo a consolidando conhecimento. Use inteligência artificial para analisar seu código, tirar dúvidas ou até mesmo gerar exercícios e desafios para você.

Pratique!: Como dito no tópico anterior, é na prática e no esforço onde estamos realmente consolidando conhecimento. Estude a teoria, mas não se prenda muito tempo nela. Faça projetos práticos, erre, tente de novo, erre, tente novamente e acerte. É assim que se aprende.

Bootcamp de 2000 conto: Não querendo falar mal deles, mas existe muito conteúdo bom para aprender programação na internet sem precisar gastar esse dinheiro que a maioria de nós não tem, ou não deveria gastar. Especialmente se você souber inglês existem diversos cursos de R$ 25 na udemy que são realmente excelentes, além destes cursos de youtube e projetos open source. Falando por experiência própria, eu mesmo já me deparei com alguns desses que são até melhores do que a maioria desses bootcamps. Faça uma boa curadoria dos conteúdos que você usa para estudar.

3. Projetos

Após passar um tempo estudando vamos começar a tirar projetos do papel, criar o seu portfólio. Pense no que as pessoas ao seu redor precisam ou querem, seja uma aplicação ou jogo. Meu primeiro projeto pessoal por exemplo, foi uma aplicação web para facilitar a criação de ficha para jogar dungeons and dragon 5e, eu e meus amigos estávamos cansados de perder até mesmo horas reunindo informações de diversos livros, rolando dados e etc, até finalmente começar a jogar. Então eu criei o DnD Helper uma aplicação que agiliza este processo de reunir informações e rolar dados com um clique.

Siga esta mesma ideia em seus projetos e crie experiência através deles. Resolva problemas seus e de pessoas ao seu redor, seja familiar ou conhecido.

Projetos em grupo

Assim como projetos pessoais são importantes, procure outras pessoas que estão no mesmo barco que você, ou comunidades de desenvolvedores e se junte a elas em algum projeto. No inicio trabalhar em um projeto que não depende só de você pode ser desafiador, porém trabalhando como desenvolvedor esta é uma das habilidades que você mais vai usar ao longo da sua carreira.

4. Marketing Pessoal

Aqui esta uma das etapas mais importantes de todo processo. Não adianta de nada você ser um bom programador, mas não saber se vender. Precisamos mostrar pras empresas que você não é apenas um “juninho” fazendo besteira dentro do vscode. Você está agregando valor aos outros, antes mesmo de definitivamente entrar na área. Neste etapa você vai além de arrumar o seu LinkedIn, documentar o processo de desenvolvimento dos seus projetos. Poste o que você aprendeu, quem e como impactou com projeto X, como foi trabalhar com tal linguagem.

Arrumando o LinkedIn

Ter um linkedin arrumar o chamativo não é uma tarefa linear, existe organização, esforço e bom uso das palavras. Este trabalho vai além disto mas segue algumas dicas de como organizar.

Título: Coloque aqui a sua área e tecnologias que você trabalha. Por exemplo:

Desenvolvedor Front-End | React.js | JavaScript | TypeScript | Tailwind CSS | HTML5 | CSS3

Sobre: Faça uma breve explicação sobre você. Inclua quais foram os seus impactos com desenvolvimento, e o que você aprendeu nas outras empresas que trabalhou (mesmo que não tenham trabalhado com programação).

Experiência: Ao descrever as suas atividades nas experiências, comente o que você fez e quais os efeito que você deixou. Caso você trabalhe em um pequeno mercado por exemplo:

  • Gestão operacional completa - Supervisiono todas as operações diárias da loja, garantindo funcionamento eficiente;
  • Controle de estoque e reposição - Organizo e abasteço produtos, monitoro níveis de estoque e identifico necessidades de reposição para evitar rupturas;
  • Atendimento ao cliente - Proporciono experiência de compra satisfatória, esclarecendo dúvidas e resolvendo problemas com foco na satisfação do cliente;
  • Controle de qualidade - Monitoro validade de produtos, realizo rotação de estoque e garanto qualidade dos itens comercializados;

5. Seguindo o processo

A partir de agora nós já temos experiência através de projetos que impactamos pessoas a nossa volta, um linkedin arrumado onde estamos postando semanalmente sobre nossos próximos passos e como estamos desenvolvendo novas soluções.

Então o processo se torna mais “simples”. Continuar aprendendo, criando novos projetos, postando semanalmente no linkedin e enviando currículos.


Aqui vai uma última dica — Após tudo isso que tal aprender a monetizar a sua própria aplicação? Seja com Ads ou vendendo um SaaS?

Carregando publicação patrocinada...
2

Cara

Tem um outro caminho:

mvp

Ao invés de você ter todos os ingredientes antes por a mão-na-massa depois

Faz um M.V.P.
(Minimum Viable Product)

Chega num produto-mínimo-viável e depois melhora ele e depois lança.

(também é um caminho)
(e o trabalho começa em menos tempo)