Executando verificação de segurança...
38

De Conferente de um Supermercado a Desenvolvedor: Como Um Script em JavaScript Mudou Minha Vida

Por anos, trabalhei como conferente em um mercado, ralando de segunda a sábado e as vezes até domingo, em uma exaustiva escala 6x1. Sempre gostei de tecnologia e estava cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) nas poucas horas livres que me restavam. Mas nunca imaginei que um projeto simples que fiz para facilitar o trabalho na empresa seria o pontapé para mudar minha carreira.

O Problema Que Eu Queria Resolver

Na rotina do mercado, era evidente como algumas tarefas eram repetitivas e desorganizadas. Por exemplo:

  • Organizar as escalas das operadoras de caixa era um pesadelo para os gerentes.
  • A divulgação dos preços atualizados nas redes sociais era praticamente inexistente, o que prejudicava a comunicação com os clientes.

Mesmo sendo conferente, eu sentia que podia contribuir além das minhas funções. Decidi, por conta própria, criar uma solução para esses problemas.

O Projeto: Automatizando a Escala e a Divulgação

Com os conhecimentos que vinha adquirindo no curso de ADS, desenvolvi um script em JavaScript que:

  • Automatizava a criação das escalas de trabalho das operadoras de caixa, levando em conta dias de folga, horários e regras de escala.
  • Criava posts automáticos para redes sociais, exibindo preços atualizados dos produtos de forma visualmente atraente.

Eu tinha certeza de que essa ferramenta poderia economizar tempo e melhorar a organização do mercado. Fiz questão de demonstrar o projeto para os gerentes, mostrando como ele poderia ser implementado com facilidade.

A Resposta Que Mudou Tudo

Mas a reação deles foi desanimadora. "Isso não é da sua área," foi o que ouvi. Para eles, eu era apenas um conferente, alguém que "não deveria mexer com essas coisas de TI." Meu esforço foi ignorado, e meu projeto ficou engavetado.

Foi naquele momento que percebi algo importante: meu talento estava sendo desperdiçado. Eu estava tentando ajudar, mas minha contribuição não era valorizada. Estava claro que aquela empresa não enxergava meu potencial.

A Virada de Jogo

Em vez de me abater, usei essa rejeição como motivação. Peguei meu projeto, organizei um portfólio simples e comecei a aplicar para vagas na área de tecnologia. Nos processos seletivos, sempre mencionava o script que desenvolvi:

  • Expliquei o problema que identifiquei.
  • Mostrei como a solução poderia economizar horas de trabalho e gerar resultados reais.
  • Enfatizei minha iniciativa em ir além da minha função original.
    Em pouco tempo, fui chamado para entrevistas, e logo consegui minha primeira vaga na área de TI. Hoje, estou trabalhando em uma empresa onde minhas ideias são valorizadas, e finalmente sinto que faço parte de algo significativo

A Lição Que Aprendi

Essa experiência me ensinou que:

  1. Nem sempre seremos valorizados onde estamos, mas isso não define nosso valor.
  2. Projetos pessoais, mesmo simples, podem abrir portas — especialmente quando mostram sua iniciativa e capacidade de resolver problemas.
  3. Às vezes, é preciso sair de onde você está para crescer.

Se você está se sentindo subestimado ou preso em um trabalho que não reconhece seu talento, meu conselho é: não desista dos seus sonhos. Use seus projetos como uma vitrine, acredite no seu potencial e vá atrás de quem valorize o que você tem a oferecer.

E você, já passou por algo parecido? Compartilhe sua história nos comentários — quem sabe ela também pode inspirar outras pessoas!

Carregando publicação patrocinada...
6

Duas palavras pra você: Para Béns. Eu acho tão top quando as pessoas tem uma reviravolta na sua vida surfando em uma onda que era pra te empurrar pra baixo (negativa da empresa). Só acho uma pena um setor tão grande como esse (varejista) ter pessoas de pensamentos pobres que ao ver alguém querendo agregar a empresa, mesmo que explorando recursos que não necessariamente são da sua area, ao invés de incentivar, tentar aproveitar as ideias, talvez indicar para outras vagas internas do setor de ti, promover a pessoa mesmo. Vão na ideia contrária de limitar e repelir iniciativas como essa, enfim TRISTE. Que bom que se livrou dessas pessoas e hoje se encontra em situaçao melhor.

2

Muito obrigado Ivan! Eu vivi um pesadelo naquela empresa, pois eu ralava muito e sentia tão perdido lá dentro. Eu lidava na maior parte do tempo com pessoas mais velhas e bastante frustadas aonde eles não podiam ver um jovem, novo e com visão de futuro que eles tentavam ao máximo a puxar pra baixo, e daí que vem a perseguição e a falta de incentivo. Não só esse relato meu, mas também deixei de citar diversas coisas que no final me levaram a um burnout lá dentro. Eu amava meu serviço lá, porém as pessoas que faziam do lugar um verdadeiro inferno kkkk.

-6
4
1
2

carapz que relato top viu l, muito show isso parabéns de verdade pra quem trabalha ou trabalhou em 6x1 sabe como é isso, é de fato o ambiente onde estar precisa ser um ambiente fértil para crecer.

1

O mais importante no ambiente de trabalho para a gente crescer são as pessoas! Antes de apresentar esse projeto eu já tinha dado um burnout de tanto trabalho excessivo e exploração que eu sofria lá dentro. Vou ser sincero com você, no meu atual trabalho é muito mais cobrança, fico até bem preocupado as vezes e isso me prejudica, porém é bem melhor do que o meu antigo trabalho.

2

Nossa Thiago, que história bacana! Meus Parabéns!!
Que bom que você saiu daquele ambiente que nunca iria reconhecer seu potencial e encarou o mercado de trabalho e conseguiu um trabalho na área como desenvolvedor!
Parabéns!
Continue assim, sempre com essa inquietude e inconformismo, isso sempre nos leva a aprender mais e mais.
Abraço.

1
2

a necessidade é a mãe da inovação. uma coisa que aprendi é que se alguém te mostra algo que resolve um problema real, você deve escutar com atenção!

e parabéns para você, empreendedor, quê não aceitou o "não" como resposta!

1

A gente nunca pode aceitar o "não" como resposta, ainda mais em algo que você dedicou tempo e esforça para fazer. Minha ideia foi jogada no lixo, porém eu sabia que eu iria ainda conseguir extrair o máximo daquele mini projeto.

2

Cara, perfeito! : ) Que bom que voc~e não desistiu... Isso importa! Porque se você tivesse se abatido com isso, talvez você pensaria diferente e desistisse da TI. Agora, vá fundo e mostre pro que você veio! E parabéns por ser persistente!!! Porque TI é isso, persistência, dedicação para entender como as coisas funciona na área... O aprendizado é continuo e sempre haverá um próximo nível! DEUS abençoe! Tudo de bom irmão! Feliz por sua vitória!!!! Pra cima!!🚀

1

Oii Luan!! Muito obrigado pelas palavras amigo, aliás eu lutei bastante lá, foram 2 anos de conferente e depois de um tempo, eu até esqueci de citar no post, mas também mostrei para o supervisor, ele disse que achou interessante porém não iria ser implementado em nada na loja pois ela já está completa. Achei meio confuso a resposta dele, mas acredito muito que foi uma forma de desfarçar e ignorar um possível avanço que eu como "peão" tinha para agregar valor em relação a empresa. Há ainda muitas pessoas talentosas lá, inclusive um programador fera que também saiu, ele trabalhava de repositor e agora é Desenvolver Python e mexe com planilhas e dados.

2

Grandes tesouros pode estar enterrados pela má vontade. Sem dúvida essa empresa não teve sequer a vontade para te ouvir. Pode ser vergonhoso como "alguém de outro setor vem propor soluções" - mas pelo menos eles buscaram saber quem vc era ou como vc tinha condições para fazer tais propostas ? Fico feliz que não esmurecido, muitos não conseguem lidar.

1

Isso ai Marcos!! O pior é que a gestão era extremamente horrível, o próprio supervisor chegou a ver esse meu simples projeto e também não deu a mínima só achou bacana e perguntou como estava o meu trabalho relacionado ao meu cargo de conferente.

2

Grande Volta! Sabe o que e mais bacana nessa história é que não tem firula nem emocões exarcebada! Tinha um problema, você adquiriu o conhecimento e resolveu! Ponto!

1

Isso ae Rony, eu mudei bastante a minha mentalidade nos últimos tempos, aliás no meu serviço atual é dura, porém eu tenho mais liberdade para ter uma qualidade de vida melhor.

2

Que maravilha. Que bom que seguiu seu instinto.. Tem muita gente com potencial desperdiçado e que não se valoriza, nem corre atrás para pelo menos dizer que tentou.. fica 10 ou 15 anos trabalhando numa empresa que não lhe valoriza. Parabéns, irmão!!

1

Fala Nathan! Falou tudo realmente, tanto que esse projeto eu fiz usando apenas HTML, CSS e JavaScript. Ai coloquei varios input e no final impria os valores, algo simples mesmo porém que iria quebrar o galho e automatizar alguns trabalhos que demandam tempo lá dentro, mas eles infelizmente não enxergaram nisso.

1

Eu já fiz várias automações no meu trabalho para adiantar meu serviço, hoje em dia não me colocar em lugar nenhum porque "faço o serviço rápido de mais", e sabem que onde me colocarem eu vou acabar automatizando alguma coisa. Hoje estou no home office fazendo algumas demandas quando alguma coisa esta atrasada em algum setor. Meu reconhecimento veio como tempo para estudar e me formar na área de TI

1

Thiago, que incrível!!!

São pessoas como você que nos inspiram a continuar a buscar situações melhores em nossa vida. Parabéns, e desejo que consiga continuar criando uma história de sucesso.

Seria incrível se você subisse esse projeto ao GitHub. Se você já fez isso, poderia compartilhar conosco, por favor?

Mais uma vez, parabéns, e sucesso na sua trajetória. 🚀

0
1

Eu apliquei primeiro pelo Linkedin e fiz várias entrevistas e somente uma me chamou, porém eu não passei da segunda etapa do processo. Tentei em outras plataformas jogando meu currículo e não fui chamado. Consegui numa empresa nova aqui da minha cidade que vai fazer 1 ano ainda no começo do ano que vem.

-2

É curioso demais a área de TI brasileira. Fico me perguntando... Se um script em JavaScript garante um emprego pra uma pessoa sem experiência e ainda na graduação, por que tem tantos devs com diferentes níveis de experiência, diferentes graduações em diferentes universidades, diferentes idioma e diferentes projetos full-cycle, em diferentes lugares do Brasil, com as mais variadas histórias e soft skills, em situação de desemprego apesar de dar o sangue atrás de uma vaga?

Existem muitas variáveis. Local onde a pessoa mora, empresa onde a pessoa aplicou, como aplicava pras vagas, quantas vagas aplicou, como foi o processo seletivo, se houve indicação ou não...

Por isso que eu penso... Tem coisas que não se explicam. E tudo que não se explica, se desconfia.

2

Nada "garante um emprego", você focou na parte do script e ignorou todas as partes onde ele ativamente tomou a iniciativa tanto pra mostrar o que fez, tolerar o que rejeitaram e ir atrás de um novo emprego fazendo entrevistas e mostrando o que sabia fazer.
A quantidade de devs de faculdade que não sabem fazer um script javascript pra resolver um problema que existem é muito mais signficativa do que você pode pensar, e a quantidade de pessoas que não tem a mesma iniciativa do rapaz ali também. Continue com sua desconfiança e você chega longe.

1

Ele ativamente tomou a iniciativa tanto pra mostrar o que fez, tolerar o que rejeitaram e ir atrás de um novo emprego fazendo entrevistas e mostrando o que sabia fazer

Pode ter certeza que milhares e milhares de devs, dos mais variados perfis, dos mais variados lugares, das mais variadas idades, das mais variadas histórias, dos mais variados seja-o-que-for fazem isso e muito mais todos os dias.

Quantidade de pessoas que não tem a mesma iniciativa do rapaz ali também.

E a quantidade de pessoas que tem ainda mais iniciativa que ele também. Ele fez um script de JavaScript. Vai ter cara que vai fazer um sistema completo e ainda fazer o deploy na nuvem no free tier dos provedores só pra demonstrar em tempo real na apresentação.

Continue com sua desconfiança e você chega longe.

Não me deixo enganar por textinhos bonitinhos e bem feitinhos contando "histórias" de superação. Não entendi o porquê de você me desejar o mal de forma irônica mas espero que você compreenda que isso não faz bem.

1

Olha vou ser sincero pra você, eu moro em cidade pequena então aqui é muito mais fácil de se arrumar um emprego nessa área que só cresce cada dia. Eu vou ser sincero para você, na região aqui aonde eu moro, qualquer pessoa que entra em uma faculdade de TI já se destaca na hora de uma entrevista para emprego em alguma empresa de tecnologia.