Executando verificação de segurança...
5

TABTAGS para o TabNews

Ideia

Além das tabCoins que já devem estar chegando, uma coisa que acho que encaixaria muito bem com esse tipo de conteúdo seriam tags nas publicações.
Provavelmente a equipe já deve ter pensado em implementar tags, mas se não, deixo aqui a sugestão com algumas consequências da implementação.

Pros

Da mesma maneira que, ao clicarmos no nome de um usuário nós vemos todas as publicações desse usuário, ao clicar em uma tag, nós veríamos todas as publicações que foram marcadas com aquela tag. Funcionaria da mesma maneira que as hashtags do instagram ou do twitter.
Seria bom para filtrar publicações de um determinado assunto.

Contras (com uma questão da segurança)

Enquanto o tabnews ainda parece ser conhecido somente pelo nicho de pessoas do meio de programação, não vejo muitos problemas na geração de conteúdos. Mas, a partir do momento que ocorrer uma expansão do tabnews para além da comunidade dev, como será feita uma filtragem do conteúdo publicado? Pensando que poderão surgir publicações sobre qqr assunto, conteúdo ilegal, crimes, etc. (Essa é a minha primeira publicação e não acompanhei o nascimento da rede, então não sei se antes da publicação, ela vai passar por alguma verificação. Acredito que não, só se for algo feito com ML/IA, pq não seria viável o Filipe e a equipe ficarem verificando todas as publicações 'manualmente' hehe.)
Voltando para a questão das tags, um possível 'problema' seria a possibilidade de ser criada qualquer tag, o que pode acabar perdendo a função delas de agrupar publicações de um mesmo tema. Por exemplo, poderia ser criada a tag #batatinha, a tag #parafuso, a tag #hdhjnb. Expandir isso para qqr palavra, existente ou não. Vai perder o sentido da existência das tags.

Uma possível solução

TABTAG: tags customizadas.
Seria criada uma lista de palavras possíveis de serem usadas como tags. A pessoa pode até digitar o que quiser nos campos de tags quando fizer a publicação, mas só serão aceitas as tags que fizerem parte dessa lista de tags. A lista seria algo do tipo, tags de linguagens de programação: #js, #javascript, #python, #java, #c, #rust, #sql, etc, etc. Tags de temas: #tecnologia, #ciências, #astronomia, #política, #mundo, #brasil. Tags de tech: #frontend, #backend, #fullstack, #docker, #database e por aí vai.
Claro que a lista seria bem grande, mas pelo menos limitaria a criação de qqr tag. E, com o tempo e a necessidade, poderiam ir expandindo a lista de palavras.
Essa lista de palavras poderia ficar em algum documento no repo do tabnews, se alguém tivesse curiosidade de saber quais as tags disponíveis.

Fica aí a sugestão. :)

3
1

Que legal. Cheguei a essa mesma conclusão de que seria necessário um filtro nas tags sem conhecer a Hashnode.
Na verdade, agora que vc citou, eu lembrei que até tenho um perfil lá, mas nunca usei. São tantas redes que fica difícil administrar. Hashnode, dev.to, medium... Acabei optando pelo Medium e nem ele consigo manter atualizado.

3

Opa, ótima ideia as tabtags.

Moderação

  • Vejo que uma solução seria um sistema para os membros moderarem as públicações por nível e hierarquia:

    • nível 0, posts novos com até votos 2 votos negativos (público)
    • nível 1, posts com até 3 votos negativos (privado para membros nível 1)
    • nível 2 de moderação, posts com 5 votos negativos (privado para membros nível 2)
    • nível 3 de moderação, posts com 6 votos negativos (privado para membros nível 3)
  • filtrar palavras estranhas para evitar qualquer tipo de exagero ou cair em malha fina e até mesmo compliance.

Tags

  • Além de tags padrão poderiamos ter uma forma de validar uma tag customizada, por exemplo eu postei sobre Webhook, não existe tag específica para este assunto, então eu incluo essa tag, webhook, mas quando algum leitor passar pelo meu artigo eles poderiam ter a oportunidade de dizer que essa tag é valida para o assunto ou não, qualificando ou desqualificando a tag para evitar cair em filtros aleatórios e até mesmo tags desnecessárias.

Estes são os meus 50 centavos 😆😅

3

Um meio termo seria a utilização de uma nuvem de palavras gerada automaticamente usando algum algoritmo de NLP.
isso resolveria alguns pontos aqui mencionados.

Estou estudando a assunto. Ainda não sei como implementar mas sei que é possivel.

vou dar uma olhada no assunto e volto a postar aqui caso encontre alguma coisa interessante.

2
2

As publicações ainda só são permitidas para usuários com login no sistema TabNews. Como sugestão, publicações que firam a política de qualidade de conteúdo da plataforma (a ser definida ou publicada na versão oficial) poderão ter seu conteúdo removido e usuário advertido ou banido. Mas como controlar se o usuário gerar um novo cadastro? Segue uma ideia:

Lembro-me do Gmail que, logo que começou a distribuir contas, criou uma rede de usuários a partir de convites de um membro. Na época recebíamos também 50 convites. Criava-se uma espécie de cadeia de usuários. Hoje o sistema de convites não existe mais no Gmail, mas foi uma interessante iniciativa do Google para criar uma rede com crescimento orgânico de usuários.

Definir moderadores numa época em que inteligência artificial pode trabalhar 24/7 também não seria uma má ideia.

1

Thiago, excelente sugestão e fico muito feliz que gerou uma ótima discussão entre os outros usuários!

Foi considerado a utilização de tags no passado, mas por enquanto não entrou na prioridade de desenvolvimento. E quando entrar, vou sugerir que a nuvem de tags seja construída antes e que vai evoluindo ao longo do tempo com sugestões. Isso vai manter o sistema muito mais organizado e menos fragmentado 🤝