Executando verificação de segurança...
2

Como venci a procrastinação (e como ganhei dinheiro por isso)

Oi! Nesse post, quero relatar sobre como saí da "zona de procrastinação", e como isso me fez ganhar dinheiro, literalmente.

Não sou nenhum profissional de psicologia, portanto, apenas vou falar do que funcionou para mim. Talvez se aplique a você, ou talvez não. Não tenho como garantir.

Procrastinando o quê?

Eu, assim como a maioria das pessoas aqui (acredito eu), sou programador. Quando se é programador, é muito, muito fácil se impressionar com tecnologias novas e ter vontade de largar tudo de importante que está fazendo para ir atrás de saber mais sobre aquilo. É provável que também exista um equivalente disso em outras áreas que não sejam TI.

No meu caso, eu tenho um SaaS, chamado Discly. É um bot do Discord que usa IA para criar, configurar e editar servers. Eu não estava conseguindo tantas vendas com ele, então, estava desanimado e de olho em outras coisas. Por isso, uma nova funcionalidade que eu queria implementar era sempre postergada.

Eu queria fazer com que ele conseguisse editar servers (antes, ele somente criava e configurava) usando IA. Ou seja, queria um comando do tipo /editar-servidor <descrição da alteração aqui>. E eu demorei TANTO pra fazer isso, que provavelmente se passaram meses enquanto eu estava em estado de procrastinação. Mas, quando finalmente fiz, foi muito bom, e até me trouxe um dinheirinho.

Como saiu da procrastinação?

Isso foi algo bem pessoal, que talvez não se aplique à sua vida. O que acontece é que eu sou estudante de Ciência da Computação, e me falta menos de 2 anos para terminar meu curso. Atualmente, eu não tenho nenhum trabalho formal. Se eu não correr para conseguir alguma fonte de renda boa o suficiente antes do fim do curso, vou precisar me tornar empregado de alguém quando o curso acabar (ou até antes disso).

Não me entenda mal, não estou tentando criticar quem trabalha para outros. Se você, leitor, quer trabalhar em uma empresa, não mude sua opinião bem formada por causa de um relato de um rapaz da internet. Simplesmente, acontece que eu gostaria mais de outra coisa, mas não significa que será ruim para você. Então, ao perceber isso, vi que, se continuasse procrastinando, iria chegar em um lugar que não queria estar.

Então, o que me fez sair da procrastinação foi a urgência. A urgência de ter que conseguir uma fonte de renda que eu goste e que seja suficiente, em menos de 2 anos.

Então seu SaaS te paga super bem?

Não foi isso que eu quis dizer. Eu, na verdade, ainda não consegui a fonte de renda. O Discly (ao menos por enquanto) não é essa fonte. Acredito que ainda há um longo caminho pela frente.

Maaas, como eu disse, ganhei dinheiro com a atualização que fiz nele. Essa atualização já atraiu alguns novos usuários, e só foi possível por eu ter deixado de lado a procrastinação. Inclusive, fiz um vídeo contando como essa nova atualização funciona por baixo dos panos. É interessante pra você, se você é programador / interessado em tech como eu.

Bottomline

A "bottomline" desse post é a seguinte: se você que largar a procrastinação, busque um motivo concreto para isso. Acho que isso sim é valido para a maioria das pessoas.

Obrigado pela sua atenção!

Carregando publicação patrocinada...