Qualquer um pode fazer marketing para SaaS assim
Opa! Eu vejo que muitas, muitas pessoas, principalmente devs (eu incluso), sofrem por não conseguirem fazer marketing para os próprios softwares. E, na minha visão, é algo difícil mesmo. Porém, com esse post, quero mostrar um jeito de divulgar SaaS que acredito ser acessível para qualquer um que consiga fazer um software (não precisa nem ser programador).
Antes de explicar o que fazer de fato, se faz necessário um pouco de contexto: eu sou programador e tenho um SaaS, o Discly, então, já tive que fazer marketing pra caramba para conseguir clientes. Na verdade, eu percebi que marketing é a espinha dorsal que qualquer empreendimento, então, por um bom tempo, eu parei de programar novas funcionalidades no Discly para focar em divulgar ele. Nem faz sentido continuar programando se não tem nenhum usuário.
Eu vi que a minha "estratégia de marketing" falhou em se manter funcionando no longo prazo. Serviu muito bem para conseguir os primeiros clientes, porém, não consegui escalar isso com o tempo. Então, cheguei à conclusão de que preciso de uma estratégia que funcione sempre, e acho que consegui uma.
Para explicar de forma prática: estou desenvolvendo uma nova funcionalidade para o Discly. Basicamente, além de já permitir que ele crie servidores do Discord do zero com IA em 30s, vou fazer também com que ele possa editar servidores, então, se um usuário pedir "ei, cria um novo cargo para moderadores", o Discly vai saber o que fazer (fiz um vídeo mostrando isso, se te interessar ver isso funcionando).
Ok, mas o que isso tem a ver com a estratégia? Tudo!
Como estou fazendo algo novo no meu SaaS, não vejo por qual motivo não falar sobre isso online. E, falando sobre isso, estou automaticamente divulgando o meu SaaS.
O texto em negrito acima resume toda a estratégia. Leia novamente, se preciso.
Então, se você consegue lançar um SaaS, você provavelmente também consegue produzir conteúdo sobre o que você está fazendo nele. Com isso, você pode acabar atraindo audiência e, por consequência, clientes. Cadê sua desculpa pra fugir de marketing agora?
É óbvio que, ao menos no início, você não vai ver tantos resultados. Mas nada que é realmente bom vem rápido. A internet é gigante, existem várias redes sociais, e você deve se aproveitar disso, sempre tendo em mente que o fator mais importante é a constância com o passar do tempo.
Então, se você tem um SaaS e quer fazer atualizações nele, aproveite e conte para os outros que as está fazendo.
Obrigado pela atenção!
