[PITCH] RPG baseado em texto guiado por IA
Tenho desenvolvido essa ideia há mais de dois anos, fiz muitas pausas longas, já apaguei tudo pra reescrever do zero e sempre que surge um avanço grande em IA's generativas, seja em texto, imagem ou vídeo, me vem novas ideias pra acresentar no jogo.
A ideia é um RPG baseado em texto, guiado e ilustrado por IA. Você descreve seu personagem, (opcionalmente anexa uma imagem de referência) e a IA define seus atributos e arquétipos. Você então seleciona uma quest inicial, com objetivo e recompensas de XP e itens. Ao terminar uma quest você pode selecionar uma quest gerada por um jogador nas proximidades da sua localização ou gerar uma nova quest baseada na história que seu personagem percorreu até então. Cada decisão tem um requisito de atributo escondido e um dado é jogado para complementar a verificação de sucesso da decisão. Os arquétipos dão bônus de atributos e tem sinergia com os itens, e são dinâmicos, baseados nas escolhas que você faz ao longo do jogo.
Já tenho um sistema básico de coordenadas, mas a ideia é evoluir o aspecto espacial, transmitindo melhor a noção de um mundo único para todos e de alguma forma conseguir criar interação entre os jogadores. Além de conseguir ter um mapa com representações da geografia, gerado dinâmicamente, na medida que os jogadores expandem as fronteiras do mapa por exploração.
Estou desenvolvendo tudo sozinho no meu tempo livre, tenho um trabalho em tempo integral, moro com minha esposa e participo de uma banda tocando clarinete e ainda estou fazendo uma pós em Engenharia de Software, então está bem complicado continuar o desenvolvimento.
Esse projeto já me ajudou a aprender bastante coisa, minha formação é em Engenharia Elétrica, então tudo de desenvolvimento web aprendi fazendo... Hoje estou usando ainda o plano free do Railway (já começando a pagar alguns dólares em alguns meses).
Tenho 5 contêineres lá:
- FastAPI
- Front end com Vite e React
- Postgres
- Redis
- Worker celery
Para hospedar as imagens estou usando o Cloudflare R2.
Python é a linguagem que sei melhor, e como o desafio de fazer tudo isso já seria bem grande, não quis adicionar mais o desafio de uma nova linguagem... Já tinha me aventurado um pouco com React antes, mas nesse projeto a IA tem feito 99% do front. Estou usando o Codex na web, com bastante testes unitários na API (escritos por ele mesmo) e tem funcionado, com a maior desvantagem sendo a quatidade de código que ele escreve, quase sempre mais verboso do que o necessário, e tem piorado proporcionalmente ao crescimento do repositório.
Estou usando o Redis como fila, e o worker celery consome a fila para gerar as ilustrações de forma assíncrona. E aqui confesso que foi a parte que fiz com menos confiança, me baseando na sugestão da IA. A ideia é que a cada X decisões do jogador seja gerada uma ilustração baseada na sua trajetória. Como a ilustração costuma demorar mais do que o tempo de gerar a nova situação jogo (puro texto) envio ela pra fila, e na interação em que a ilustração estiver pronta ela será exibida no front end.
Até o momento 91 jogadores exploraram o jogo, alguns passaram próximo de 1h jogando. Considerei isso um sinal de que tem potencial e tem sido ao que estou me agarrando para continuar. Estou dando uma quantidade considerável de créditos de graça para que bastante gente teste, mas não estou conseguindo ter tanto feedback. Coloquei um formulário de feedback quando os créditos acabam, oferecendo mais créditos como recompensa (e uma IA analisa se o feedback não é uma receita de miojo ou algo sem valor pro jogo...). Mas são muito poucos os que esgotam os créditos a ainda não recebi nenhum feedback.
Testei alguns caminhos de marketing, o que mais funcionou foi um post no Reddit que me rendeu 23 novos jogadores num dia, mas o post não sobreviveu mais que um dia e foi removido. Não consegui mais divulgar nada lá, sempre é removido ou não dá nenhum retorno... Experimentei um posts patrocinado no TikTok e o GoogleAds, que renderam poucos novos jogadores (também coloquei pouquíssimo dinheiro, só pra testar o resultado). Parei o marketing, mas dia sim, dia não aparecem alguém criando conta e jogando um pouco.
A real é que cheguei num estágio em que atrair jogadores demanda um esforço grande e não sei o quanto vale a pena continuar desenvolvendo as features sem saber se terá algum retorno...
Enfim, essa tem sido a experiência e fica o convite a testarem o jogo (coloquei o link na fonte, não sei se é o mais adequado aqui). Todo feedback é bem vindo e estou aberto a ouvir e discutir sobre a implementação.
Fonte: https://lumenrpg.com