Executando verificação de segurança...
3

Vendo a resposta do Oletros, me lembrei de uma coisa.

A raiva por alguém nunca é gerada pela pessoa q "causa a raiva" e sim pela pessoa q sente a raiva. Sei q parece chato culpar a pessoa com raiva, mas o único q irá sofrer é ela, pois é nela onde a raiva está acumulada.

Portanto assim como o Oletros recomendou, tente esquecer isso e focar em resolver o problema. Ficar relembrando quem o causou e o pq da causa não vai te ajudar em nada, só irá te corroer por dentro. Vc pelo menos já tem uma alternativa caso tudo der errado "(tenho um reserva + seguro desemprego)", então assim, apenas foque em conseguir resolver o problema e decidir se quer ficar ou não na empresa.

Carregando publicação patrocinada...
1

Falando um pouco mais sobre esta questao:

Particularmente nao acredito em esquecer a causa da raiva - pode ser que o evento que motivou este sentimento seja tao real e palpavel que esquecer seria uma nova agressao contra si mesmo.

O que proponho eh um pouco diferente: nao deixar este sentimento te dominar (porque impede pensar com clareza e tomar decisoes mais adequadas) e seguir em frente (ate porque, como voce mesmo comentou, a pessoa que causou isso as vezes nem tem ideia da macula deixada).

Tem algo que escutei faz alguns anos que me marcou (eh mais ou menos assim): o que os outros me fazem eh problema deles, mas como respondo a isso eh problema meu.

Uma rapida explicacao sobre este principio:

  1. "O que os outros me fazem é problema deles"

Ações alheias: As decisões, palavras e comportamentos dos outros são responsabilidade exclusiva deles. O que eles pensam ou fazem reflete os princípios e a visão de mundo deles, e não o meu valor como pessoa.

Limite de controle: Não podemos controlar os outros nem forçá-los a agir da maneira
que desejamos. Aceitar esse fato é libertador e reduz a ansiedade.

  1. "Como eu resolvo responder a isso é problema meu"

Responsabilidade emocional: A nossa resposta, seja com raiva, tristeza, perdão ou tranquilidade, é uma escolha individual.

Poder de escolha: A frase enfatiza o poder de escolha. Em vez de ser uma vítima passiva das circunstâncias, assume-se a responsabilidade pela atitude/resposta - essa é a chave.

Foco interno: A energia e foco se voltam para dentro, em vez de ficar preso em tentar mudar ou lamentar o comportamento dos outros.

O problema nao some, o fato do outro ser um FDP nao se dilui - mas permite deixar uma posicao passiva enquanto o turbilhao sacode ao teu redor.

Saude e Sucesso !

1

Obrigado pelos comentarios. Sim, concordo com tudo. Ja li diversos livros sobre assunto, estoicismo, budismo, existencialismo e acho sensacional. Mas na hora que o bicho pega eh dificil nao sentir, somos humanos.

Ainda estou puto, mas nao deixo isso me paralisar, sigo trabalhando (mesmo sem motivacao) e fazendo entrevistas.

Estou ha 1 ano meio nessa empresa, ja vi 2 devs sairem por harassment (um eh um brother meu Br que entrou em anti depressivo por conta disso), outro recebeu um bom feedback e aumento pra ser demitido por performance 1 mes depois.
No meu caso ha 3 meses teve um feedback 360 e veio tudo como solido e bons reviews.
Depois o manager daqui saiu e assumiu um Italiano que ta no escritorio da Espanha e nunca teve 1x1 com a equipe dele (exceto o tech lead).

Ja tenho tentado sair, mas como eu disse, so rejeicao. Soma-se a situacao mais rejeicao atras de rejeicao, dificil nao ficar mal.

Mas eh a vida, vou seguir tentando mesmo puto, decepcionado e varios outros sentimentos.

Abraco a todos

2

Pois eh, somos humanos - e sentir eh parte da nossa existencia: entao sua dor eh real, independente do que qualquer pessoa fale.

E somente voce pode dizer o quanto de dor existe.

Alguns anos atras um parceiro de trabalho que tambem se dizia "amigo" me deu um golpe que tem repercussao ate hoje. Obviamente fiquei puto. Se tivesse oportunidade, cortaria a cabeca dele, espetaria em uma lança e sairia desfilando pelas ruas da cidade num cortejo de comemoracao. Pois eh, fiquei bem chateado. Muito. Bastante.

Mas ai tem o dia seguinte. E o outro. E a outra semana. O outro mes. Vida que segue, meu odio alem de nao ajudar em nada na resolucao do problema, so me atrapalhava - impedindo uma visao clara do que precisava ser feito. Exigiu sacrificios e por os sentimentos de lado. Este tipo de "virada-de-chave" nao acontece quanto esta tudo bem, mas quando a merda se espalha. Pois eh, a vida eh foda para caralho.

Sao meus votos sinceros que voce consiga Saude e Sucesso !

3

Obrigado pela interacao Oletros, gostei do seu modo de pensar.
Eh isso ai, no comeco so pensava naquela cena do tropa de elite que ele botava os traficantes dentro dos pneus e queimava, mas com o tempo vai diminuindo.

O sentimento eh real mas sei que vai passar, obviamente como voce, nunca tentaria nem de perto algo parecido nem se alguem se oferecesse dinheiro, mas enfim, voce entendeu.
Desabafo com a psicologa esta ajudando nisso.

Grande abraco, sucesso e saude!

0