Legal, só q não concordo completamente, pois ao meu ver depende mto do jogo. Eu imagino minecraft por exemplo. Ele tem dificuldades, e imagina ele com dificuldade adaptativa. Será msm q é viável ficar adaptando a dificuldade dos inimigos ou seria legal manter os inimigos previsíveis? Ao meu ver, saber o comportamento dos inimigos em um jogo de construção com sobrevivencialismo mais ajuda do que atrapalha. Imagina só do nada os inimigos começam a ter comportamentos complexos pq o jogo acha q está fácil para o jogador, isso vai ficar msm divertido ou só vai ficar mais difícil?
Claro q só pensei em um caso e bem superficialmente, não cheguei aprofundar, mas não acho q todos jogos precisam ter dificuldades adaptadas, tudo depende, como vc msm disse, de como vc quer entregar o divertimento do jogo.
Eu por exemplo, estou fazendo um jogo, e sim, vai ter um seletor. Só posso dizer q terá fácil e normal, e existem motivos para a existência dele. Espero lembrar desse post pra qndo eu lançar, eheheh, ai mando o link aqui pra provar q nem todos jogos precisam ser adaptativos.