Executando verificação de segurança...
1

Não sei exatamente o q vc quer, se vc está desabafando ou pedindo orientação.

Mas imagino q orientação não irá fazer mal.

Primeiro vc precisa saber ql é o celular q ele irá usar o app, pois o mundo mobile, por mais q seja pequeno comparado com web, ele tem umas dores de cabeça. Veja se é android ou iOS. Se for iOS... acho q vc estará um pouco ferrado, mas explico melhor abaixo.

Segundo vc precisa saber se vc quer lançar nas stores (play store ou apple store), pois isso faz mta diferença. Se for um app "offline", ou seja, vc instala direto no celular da pessoa, vc terá menos burocracia pra resolver, mas não significa q é simples instalar desse jeito, no iOS nem dá, só no android via apk.
Nas stores, pra vc postar o app na play store vc paga 25 DOLARES uma única vez, já na apple store, pra postar lá vc paga 99 DOLARES ANUALMENTE. Ambos serão conta pra desenvolvedor (por isso saber ql celular é, pois isso impactará seu bolso).
Tbm tem o problema da burocracia, tipo, seria as regras de deploy (envio) do app pra stores, criação do relatório para a parte de privacidade, os dados necessários para ter uma página nas stores, ter uma página web com termos de uso, etc.

Sobre desenvolvimento, não sei q tecnologia vc irá usar, mas recomendo Flutter (afinal eu trabalho com isso, ahahahaha). Mas tem React Native tbm. Não recomendo Xamarin, Ionic e nem outros antigos, foque em um desses 2 q recomendei.
Dá tbm pra usar tecnologias nativas, só q isso exigirá desenvolver ou pra Apple ou pro Android. Tem o KMM e o Swift for WebAssembly, mas eles estão em desenvolvimento. Sinceramente não recomendo eles, não pq eles são ruins, mas pq vc já tem cliente e essas tecnologias mal começaram. Então a chance de dar merda é alta, ainda mais pra vcs q não sabem nada.

Sobre administrar o projeto, primeiro q recomendo q utilize git/github. Ele irá ajudar a ter um histórico do seu código. Vai por mim, se um dia precisar desfazer ou refazer algo e não tiver o histórico, vc irá ter q pensar tudo de novo.
Tbm recomendo saber o q o app tem e separar em partes. Bem provável q vc pelo menos já tenha ideia do q deve fazer. Apenas desenha ele e coloca no papel, ou no figma ou até no paint. Vc precisa ter noção do q está fazendo. Não precisa pensar em cores, fontes, tamanhos nem nada disso agora. Eu sugiro q de uma olhada por wireframe. Ele é um tipo de rascunho, irá facilitar ver o q vc precisará colocar em cada parte.
Depois de desenhado, comece a ver o q vc precisa, camera, permissões, gps, mapa, bluetooth, wifi, internet, notificações, se precisa de servidor (tipo firebase, pelo menos para inicio) pra armazenar os dados ou não (nesse caso no modo offline os dados serão armazenados no próprio celular da pessoa e se ele perder, já era os dados dele), autenticação, etc.
Lembre, qnto mais coisas colocar, mais difícil será seu projeto. Todas essas coisas não é plug and play, vc terá q codificar para funcioanr de acordo, então pense bem nisso, afinal é responsa sua.

Bom, seria mais ou menos isso. Qqr dúvida pode perguntar. Mas só lembre q vc terá q fazer tudo, afinal vcs pegaram o desafio. Não é fácil, mas não é bixo de sete cabeça, então bora mão na massa e comece a estudar/fazer.

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara muito obrigado!
Eu já tenho um conhecimento melhor em web, mais especificamente no backend, porém nunca fiz deploy e nem postei nenhum projeto pessoal meu, então essa é uma dúvida que tenho em web e muito mais no MOBILE, então se puder me ajudar a entender em que lugar vai ficar alocado cada parte do sistema, poderia me ajudar bastante a ter um norte melhor sobre a estrutura e a arquitetura.
esse app acho que é uma complicação pq é de delivery então o buraco é mais embaixo, mas aceitei pelo simples fato de não ter nada a perder, tirando o tempo né ahhahahaha.

1

Olha, essa parte de estrutura é arquitetura não é simples assim q vc consegue aprender ou aplicar da noite pro dia, ainda mais q cada área tem arquiteturas com focos diferentes.

A parte backend infelizmente é difícil eu dar alguma dica boa, pois não é meu forte já q a maioria das coisas q conheço é superficial. Eu sei q um backend q os dev mobile usam é o Firebase. Dá pra usar como um apoio inicial pro app já q é algo simples de utilizar, e o bom q se vc não exagerar no consumo, é gratuito. Mas lembre q eles tem um banco de dados NOSQL, então pode ser um tiro no pé. Mas se vc quiser já construir um backend próprio, use REST API para conectar com o app. De resto vc tem mais conhecimento q eu, não posso aprofundar nessa parte.

Sobre arquitetura para o app, o q dá pra vc iniciar e aprender sobre clean architecture, lembrando q isso não é uma arquitetura em si, mas um conceito de como seria uma arquitetura (no mundo Flutter, ela é usada como referência para construção dos apps). Tbm recomendo pesquisar sobre MVVM, q esse é parte de uma arquitetura, mas voltado pra parte visual. Ai se vc seguir pelo Flutter, dá uma olhada no canal do Flutterando q os vídeos mais antigos tem explicando sobre essas coisas.
Se vc quiser aprender melhor tbm dá pra ver no próprio site do Flutter q mostra como construir essa parte do app. Não posso dizer sobre arquiteturas em outras tecnologias (React, Swift, KMM e outros), pois só vi o basicão deles.

Da parte do app... é, boa sorte, ahaahah, acho q vc vai ter uma boa dificuldade msm. Nunca cheguei a desenvolver um delivery, mas sei q vai ter q mexer com algumas coisas mais chatas como a parte monetária, então terá q aprender um pouco sobre transição e segurança tbm. Lembra q existem sistemas prontos para pix, cartão de créditos e tals, dá uma pesquisada na web. Não consigo ajudar mto nisso, pois nunca fiz app nesse nível monetário, mas uma coisa q vi aqui é o AbacatePay. Ele parece promissor, mas dá uma pesquisada antes de contratar qqr serviço, pois pode ter outros melhores...
Talvez terá q aprender a mexer com mapa. Mas é relativamente simples adicionar, só toma cuidado se for querer colocar rotas, tipo aqueles traços de um ponto a outro. Até onde lembro isso é pago no google cloud.

Bom, qqr coisa, abre uma conta no iFood, usa ele como base pros seus rascunhos. Lembra de simplificar bte seu projeto inicial, pois vc não consegue fazer tudo sozinho. Começa a ver o q parecem ser as funcionalidades q parecem obrigatórios ter e os optativos q é bom, mas não deve ser colocado no momento. Qnto mais coisas vc quiser colocar, mais difícil vai ser de criar, ainda mais no seu nível desesperado e sem mta experiência profissional.
Recomendo usar Figma ou desenhar no papel msm para esses rascunhos. No começo as telas ficarão bem feias, não preocupe mto com o design, vc primeiro precisa ter a funcionalidade pronta. Melhor vc ter algo funcionando do q ter uma tela bonita e bugada.

Só adiantando, sobre como fazer a entrega para stores, isso dá pra aprender depois. Primeiro vc precisa ter um MVP antes de querer entender como fazer o deploy. Mas lembre q uma hora ou outra vc terá q aprender isso. E não esqueça de ver sobre o comentário inicial. Como parece q será algo para android e iOS, recomendo um híbrido como Flutter, ehehehe. Mas na hora de fazer o deploy vc precisará pagar aquelas contas q disse antes pra publicar. Inicia com foco em android, já q é mais fácil de testar nele.