Executando verificação de segurança...
1

A maior falha de iniciantes é querer inflar o currículo, mas não ter a capacidade de demonstrar o que sabe. Diplomas, certificados, cursos, aulas, tutoriais, nada disso comprova sua competência, só prova apenas q vc assistiu e sabe um pouco do assunto.

Tem várias maneiras de vc provar q vc sabe:

  • ter alguma coisa ensinando (youtube, blogs, posts, etc)
  • ter um github estruturado, então PRs e aceitações feitas, code reviews, projetos bem documentados, projetos completos ou se não for completo, mostrar o q fez via código
  • e principalmente, ter ele rodando. Se for um jogo, pode colocar no itch.io, se for um site, pode colocar ele em vercel ou até outros sites de hospedagem gratuito, se for app, pode colocar na play store q é mais em conta.

Então assim, vc tem q botar mão na massa. Assim como vc deseja uma empresa boa pra trabalhar, as empresas esperam ter funcionários capacitados. E vc não precisa ter aquele super projetão de um ERP completo, ou um zapzap completo ou um jogo de última geração rodando no PS5, até pq isso é impossível pra um iniciante. O q vc precisa ter é a capacidade de demostrar q vc sabe fazer as coisas e consegue correr atrás de como resolver os problemas, pq se não tem esses 2 mínimos, ninugém vai querer contratar msm. Só vai contratar se eles tiverem má índole contigo, como já vi um caso do cara ser contratado pra programar, mas ele ficou no atendimento ao cliente... quer chegar a esse ponto? Espero q não.

Portanto, por mais q vc não pareça querer ir pro desenvolvimento, isso funciona para qqr profissão. Até mesmo um repositor precisa ter o mínimo de capacidade de organizar pq se ele só fazer merda ou vagabundear, nem o dono do mercadinho vai querer ele.
Então se quer ter um bom emprego, aprenda a tomar atitude, e nesse caso vc tem q aprender a melhorar e demonstrar seus conhecimentos nesse momento, pois é o q falta pra vc, pois isso na nossa profissão (q é intelectual) É OBRIGATÓRIO demonstrar capacidade intelectual.

Eu sugiro antes de continuar a lançar currículo, começa a melhorar o q vc já tem. Pegue 1 ano no mínimo para focar só nisso, terminar o q vc fez, começar a achar maneiras de colocar algum sistema ou alguma coisa no ar. Como vc mexe com dados, infelizmente não consigo te ajudar, e é ai q vc precisa pensar em como fazer isso.
Ah, e já limpe seu currículo. É melhor ter um currículo sucinto e eficiente do q ter um currículo inflado. Currículo inflado só serve para quem já tem bte experiência na área, pois essas pessoas já fizeram um monte de coisas... vc não fez nada além de estudar, por isso vc precisa começar a ver como fazer projetos para provar da sua capacidade.
Dá uma pesquisada de como criar um projeto para mostrar as suas habilidades com dados.

Uma outra dica q dou é evitar ter excesso de informações aleatórias, tipo, qndo for fazer um curriculo, foque na profissão q vc quer e retire outras informações desnecessárias, por exemplo, "Representante de Envios | Randstad (Mercado Livre) | Temporário". Isso só é excesso de informação q não tem relevancia e as pessoas não querem perder tempo vendo isso.
Qndo eu fiz o meu, eu retirei q trampei em cozinha, com faxina, camareiro e outros, pois não tem relevância na área de programação. Ai qndo vc for contratado, vc pode colocar de volta (nesse caso no linkedin), pois querendo ou não, isso faz parte do q vc já trabalhou.
Tbm sugiro simplificar o "AI | Digital Investigation | OSINT | Excel | Power BI | SQL | Data Analysis" como o Pilati disse. Eu senti incomodado com isso e estou reforçando pra q diga o q vc é ali. Ah, e evite palavras como Júnior, Iniciante, blablabla... isso só atrapalha. Vc pode simplificar como: Analista de dados "coloca aqui o q vc quer trampar".

Uma coisa q achei legal é q vc mora perto de Sampa, então isso pode ser uma vantagem. Mas lembre q é bom estar preparado pra vc mudar pra Sampa, pois está diminuindo o trabalho remoto e aumentando o trabalho presencial. É bem provável q terá na parte q seria a entrevista. Então já esteja ciente disso. Mtas pessoas acham q vão conseguir trabalho remoto como iniciante, mas isso é raro pacas. Então não espere esse milagre, por isso já recomendo a preparar pra isso.

E assim, não sinta ruim, pois isso acontece com todos q querem entrar no mercado e não se prepararam. Eu passei por algo similar, pois tbm já recebi um monte de recusas, não e empresas não respondendo.
Claro q uns tem sorte, mas recomendo nunca contar com a sorte, pq é igual a mega-sena, são poucos q conseguem. Então se esforce mais para melhorar seu conhecimento e foque em achar maneiras de provar q vc sabe aplicar aquilo de alguma forma em algo mais real e menos teórico.

Bom, boa sorte ai e espero q de alguma forma consiga ter aberto sua mente para a realidade q passamos. Não é nem um pouco fácil, mas não é impossível... claro q se vc correr atrás de melhorar a cada ponto falho.

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara, poderia me ajudar novamente? Refiz a seção "Sobre", ainda deixando algumas informações, mas especificando que são habilidades fundamentais, ao invés de "em formação". Acha que está bom ou o ideal é remover informações sobre SQL, Power BI e Análise de Dados?

  • "Profissional com experiência em rotinas administrativas e conhecimento em Excel e Outlook para organização e comunicação. Buscando evoluir, desenvolvi conhecimentos fundamentais em SQL para consultas de dados e Power BI para visualização de informações. Atualmente, aprofundo minhas competências em ferramentas de IA para automação e em técnicas de Investigação Digital para análise e proteção de dados. Busco uma oportunidade para aplicar e expandir essas habilidades, contribuindo para a eficiência de processos."
1

Olha, até onde entendo, o "Sobre" seria falar mais sobre vc e não sobre as tecnologias. Eu recomendo 3 coisas. Colocar um pouco mais de informações sobre sua pessoa, tirar essa parte de detalhes q vc escreveu desses 3 pontos, afinal vc não sabe (Não minta o q vc não tem ainda). E não use emoji, isso é uma pequena prova q vc está usando IA pra gerar ali.

Só pra vc entender, qndo eu digo pra vc não mentir, é o q disse antes, assistir, fazer um tutorial ou um curso ou qqr outra coisa não prova q vc sabe fazer aquilo, só prova q vc assistiu. Vc precisa primeiro antes de sair colocando essas coisas para deixar seu linkedin com mais frufru, vc precisa primeiro é demonstrar q vc sabe aquilo.

1

Cara, muito obrigado! Recebi uma consultoria gratuita XD. Tens razão, meu currículo bagunçado demonstra que estou desesperado por qualquer trabalho nessas áreas, e isso causa má impressão para o recrutador.

Eu tenho que parar de só ficar fazendo cursinho profissionalizante e fazer logo ou um bootcamp extenso (mínimo 500h) ou um tecnólogo que já é válido com superior.