Executando verificação de segurança...
1

Man, eu tive q fazer transição de profissão e tbm de área e sinceramente não é bixo de 7 cabeças. Uma coisa q aprendi é q esse medo q vc tem é apenas por não conhecer o outro ambiente e querer ser arriscar nele. Isso é normal acontecer, então primeira coisa é não se apavorar com isso. Nada na vida é fácil, então para facilitar, vc precisa aprender e tbm ganhar experiência com aquilo.

Agora vamos pra recomendações. Eu discordo completamente q vc aceite recomendações do q vc deve estudar. Só vc saberá isso, pois terá q ser algo q vc curta e não q seja algo q os outros achem legal. Uma das coisas q não gosto é qndo a pessoa terceiriza esse tipo de decisão, pois precisamos ter ciencia de nossos gostos e vontades. Trabalhar no início pode até ser baseado no q vc foi forçado a aprender, mas vc já tem 16 anos de contato na área, meu, desculpe ser sincero, mas tome vergonha na cara e aprenda a escolher por si msm alguma nova tecnologia.

Msm assim não irei te deixar desamparado, pois meu intuito é ajudar as pessoas a melhorarem a condição de alguma forma. O q recomendo pra vc é primeiro decidir com o q vc quer trabalhar. Vc pode continuar na web se vc quiser manter esse tipo de trabalho, mas vc pode se arriscar em novos tipos de áreas. Por exemplo, tem mobile, tem jogos, tem hardware, tem mtas outras áreas novas q vc pode trabalhar. Ai a partir desse ponto, escolha qual é a tecnologia q vc quer escolher. Vc pode ir pro mais popular, vc pode ir para o mais complexo, ou até ver algo fácil de usar.
Para escolher a tecnologia, vc pode fazer uns testes instalando e rodando exemplos, vendo vídeos do pessoal programando, vendo como é a maneira q se constrói o código, pode tbm saber mais sobre como é a linguagem de programação (declarativo ou imperativo, compilado ou interpretativo, POO ou funcional, etc) e qqr outra coisa q faça entender como é o trabalho com aquilo. Tbm pode se basear no framework, pois eles mudam a forma de desenvolver um sistema/app.

Agora terminando de escolher a tecnologia, vamos para o estudo. Normalmente vc pegaria um tutorial e iria seguir ele a risca. Mas eu discordo um pouco. Primeiro eu recomendo q vc aprenda o básico da linguagem de programação. Vc não precisa aprender a fundo sobre ele, pois o intuito é ter o primeiro contato e se ambientar com ele, ou seja, se sentir confortável ao usar ele. Tbm recomendo já usar a IDE q normalmente o pessoal usa, pois é mais fácil trabalhar diretamente nele desde o início. É um choque inicial grande, já q é algo totalmente fora do seu ambiente do dia-a-dia. Pra isso vc pode usar sites parecidos como sololearn q foca em alguns cursos ensinar a linguagem de programação em si. Ele é simples e direto. Claro q vc dificilmente irá aprender tudo de uma vez, pois vc precisa de mais e mais contato para ir assimilando cada coisa. Vc tbm pode usar sites como beecrowd para aprender mais, pois ele dá exercícios e vc escreve o código, roda nele e ele verifica se seu código está certo.

Depois disso vc pode partir para aprender as ferramentas mais voltadas em construção.
Tipo aprender a usar os frameworks, banco de dados, etc. Para isso, ou vc pode seguir tutoriais, ou o q recomendo mais é vc fazer vários exercícios pequenos. Esses exercícios podem ser variados, tipo, peça pro chatGPT gerar os exercícios baseados com a tecnologia q vc está aprendendo. Tbm vc pode criar mini-projetos para aprender coisas mais específicas. Eu vou dar o exemplo baseado em mobile, só pra mostrar o q dá pra fazer. Fazer um projeto onde o objetivo e colocar um mapa no app. Outro app onde o foco é criar uma animação de tela inicial. Outro app onde o foco é aprender a usar um banco de dados X. Outro app onde o foco é aprender a usar camera e filtros nele. Outro app onde o foco é fazer o reconhecimento facial com ele. Percebe q cada um ai é um projeto, cada um tem um objetivo, cada um é rápido de fazer. É bem diferente de um ultra-projetão q vc quer fazer tudo nele. Ao dividir, além de vc focar em cada parte, vc aprende mais coisas variadas, pois vc está aprendendo coisas diferentes q vc nunca cogitou em tentar fazer.

Depois dessa fase de estudo, ai eu recomendo ir pra parte do portfólio, ou pode ser chamado do projetão... ahahahah. Nessa parte é onde vc define o q vc quer como um sistema ao todo. Por ser mais demorado, eu jogo pra fazer depois de vários miniprojetos pq assim dá tempo de vc estudar partes do q vc precisa aprender a dominar o básico e tbm vc consegue pensar melhor do q ter ou não ter qndo vc começar a construir o projetão em si. Eu disse portfólio, mas não precisa ser, porém já é legal pensar em algo para qndo for procurar por um novo trabalho caso queira.

Bom, agora é com vc. Não precisa seguir tudo da maneira q disse, pois isso tem q ser com base no q vc quer, só dei dicas de como vc pode proceder (e como eu procedi e dei certo na minha transição de área). Eu sempre dou essas recomendações para iniciantes, pois eu acho válido isso para ajudar a melhorar o modo de aprendizagem e aprender a tomar decisões por si só. A gente só perde medo das coisas qndo a gente conhece sobre aquilo, portanto nada melhor q mergulhar em algo q vc deseja aprender.

Boa sorte ai com sua nova empreitada e sei q dará certo.

Carregando publicação patrocinada...