Executando verificação de segurança...
5

Cara, vou tentar primeiro dar um resumo do meu início de carreira.

Eu entrei em BCC, sempre fui mediano em matemática/fisíca e outras matérias, e um pouco ruim em programação. Entrei pq achei q iria trampar com jogo mas isso nunca foi pra frente. Tive mta sorte em achar um estágio em Java web, achei q iria trampar com isso pro resto da vida. No começo até tava gostando, pois tive bte liberdade pq não tinha um senior pra me controlar, só meu líder (tipo um PO), então eu fazia o q achava certo e o q ele pedia. Sai da faculdade, consegui um trampo numa empresa grande, foi lá q tive uma equipe mto boa, pois eles me mostraram o mundo dos testes, me mostraram mais sobre programação, mas no final eu sempre fui considerado júnior depois de 2 anos e meio na empresa.

Ao meu ver, vc está bem parecido comigo, pois eu tbm não se sentia bom, não sabia das coisas direito, pelo menos pra mim eles nunca deixaram fazer mto do que queria fazer e sabe o pq? Hj eu vejo isso. Imaturidade profissional.

Sei q é chato apontar esse problema, mas isso acontece com mta gente, mtos iniciantes. E aconteceu comigo. Aquele momento q vc faz as coisas mas não sabe o q fazer. Aquelas coisas q demoram tempo e tempo para vc conseguir chegar numa conclusão. Aquelas coisas q vc precisa a todo momento pedir ajuda pros outros ou pra algo para conseguir resolver seu problema... isso se resolver.

E sabe pq isso acontece? É por falta de conhecimento e prática. Tudo q vc passa é pq vc não viveu o suficiente no mundo da programação e até falta iniciativa sua para melhorar isso. Ou seja, imaturidade.

Eu aprendi o significado de profissional qndo estive trabalhando no exterior em um restaurante japonês. Nunca me senti tão humilhado pela incapacidade de não conseguir progredir nem fazer nada. Foi exatamente o ponto onde capotei mentalmente, pois tudo q queria fazer é voltar pra casa. Por sorte tinha pessoas q me ajudaram nisso e consegui me recompor. E durante os próximos 6 meses eu consegui chegar a um nível mediano como cozinheiro. E sabe pq isso aconteceu? Primeiro, eu parei de ficar reclamando, chorando, parando de ficar olhando na minha incapacidade e comecei a tomar atitude de fazer acontecer. Claro q isso não foi instantâneo, isso leva tempo, pois só a prática faz a gente melhorar a velocidade, o jeito de pensar, o jeito de agir...

Só pra terminar minha história, qndo voltei pro BR por outros motivos, ai teve um momento perto do fim da pandemia q precisei voltar pra area de programação. Eu não queria, mas dinheiro não é infinito. E foi onde, com toda aprendizagem sobre o q é necessário ser um profissional q entendi como eu deveria agir.
Então primeiro comecei a procurar algo q realmente curtisse na area de programação (q foi mobile, mais voltado pro frontend, design e tals, mas no fundo eu faço tudo hj, até pq sou o unico e responsável por todos apps da empresa pequena q trabalho), peguei tudo aquilo q me mostraram na minha experiência anterior, então foquei em testes, arquitetura, documentação... eu tbm foquei em aprender coisas mais diferenciadas dentro do mobile, por exemplo, mexer com mapas, crud, banco de dados, api, animações, redirecionamentos, camera, etc. e tbm foquei em fazer um portfólio onde eu fiz um app do início ao fim, colocando ele na play store. E não era um app simples não, era um app para escrever em hiragana/katakana e o próprio algoritmo reconhece os traços e fala se o usuário escreveu certo ou não, tanto q na época até mexi com Tensorflow e não tinha mta ideia de como funcionava.

Então assim, meu, o q posso dizer é q vc ainda está no início. É óbvio q vc irá ficar desesperado por não conseguir fazer as coisas. E isso é normal, afinal vc ainda não consegue sentir o q é ser profissional. Ser profissional exige responsabilidade, exige conhecimento, exige prática, exige q vc a todo momento continue se melhorando. E isso vc NUNCA vai conseguir da noite para o dia.

Então vai com calma, primeiro comece a reestruturar seu conhecimento e continue trabalhando. Não importa se está dando certo ou errado, pois se der errado, vc pode aprender com os erros. E se der certo, bem, deu certo e continue focando nisso. Na vida nada é fácil, mas tbm não é bicho de sete cabeças. Tudo q vc precisa é praticar e aprender. Só assim vc um dia olhará para seu passado e perceberá a evolução q vc teve. Tenta parar de se corroer se cobrando a ser melhor, pq isso não funciona qndo vc não está conseguindo construir seu caminho. Dá pra perceber q vc está estagnado, e simplesmente pq falta prática pra ti.

Bom, eu vou te sugerir uma coisa pra vc melhorar isso. Agora vc decide se quer seguir isso ou não, pois a sua carreira é só vc qm constrói.

Eu sugiro vc separar um tempo pra estudar. Vai ser chato, pois é massante estudar, trabalhar, ter seu lazer, cuidar das suas outras coisas pessoais... mas é assim a vida e foi essa carreira q vc escolheu, então bora estudar.
Ai eu recomendo vc primeiro aprender mais sobre a tecnologia q vc usa na empresa, imagino q NodeJS.
Vc focará em 2 partes, pode ir intercalando eles.

Uma parte é aprender melhor Javascript. Primeiro eu recomendo vc passar por uma revisão da linguagem, por exemplo, pode ser nesse site: https://www.sololearn.com/en/learn/courses/javascript-introduction. Tem outros sites, mas tem q ser algo parecido. O foco é vc apenas passar rápido por ele e conhecer mais sobre a linguagem. Só pegue 1 pra estudar, oks? Ai depois, ainda nessa parte eu recomendo vc cadastrar nesse site: https://judge.beecrowd.com/pt/login. Esse daqui ele é um site q oferece vários exercícios onde vc consegue treinar mais sua lógica, estrutura de dados e algoritmos, e vc pode escolher Javascript pra executar os exercícios.
Nessa primeira parte vc viu q vc está focando muito em dominar uma linguagem de programação, e aquela, quanto mais vc faz, mais ambientado com a linguagem vc estará, e em consequência, mais rápido vc programará.

A segunda parte eu vou chamar de mini-projetos. Entenda bem isso, oks? VC NUNCA DEVE CRIAR UM PROJETO ENORME NESSA ETAPA. O motivo é simples. Projetos grandes não são bons para aprendizagem. Além de ela ser complexa por ter várias coisas q vc precisa saber para criar ela, vc terá o problema da demora pra construir e em consequência o desanimo, desmotivação. Então qndo for pensar num projeto, seja simples, pontual, e objetivo. Não tente botar o mundo dentro do msm projeto senão vc nunca vai acabar ele.
Outro motivo é simplesmente q qnto mais coisas vc aprende, mais vc conhecerá as coisas. Por isso gosto mto desse estilo de estudo.
Então como vc deve fazer. Ao pensar num projeto usando NodeJS... hum, não sei qual framework vcs usam de frontend, mas comece por um TODO LIST. Ele é simples e facil de fazer. Ai vc coloca limitantes. Como o foco é aprender CRUD, vc pensa em adicionar item, remover item, listar item, atualizar item. Não precisa de banco de dados, deixe tudo armazenado na memória msm, pois seu foco é apenas o CRUD.
Ai outra ideia de mini-projeto, fazer o jogo da velha. Nele vc consegue fazer uma lógica melhor no backend, entao pra cada ação q o jogador fizer, o bot terá q escolher uma posição. dependendo vc pode até colocar dificuldade, mas não deixe mto complexo esse mini-projeto.
Outra ideia q gosto bastante é vc colocar o google maps para ser mostrado no site. Não é construir o google maps, e sim colocar o mapa pra rodar no site. ai vc precisará aprender sobre google cloud, etc.
Outra ideia, pode até fazer uma pagina para upload de arquivos. ai vc faz a interface bem simples, coloca lá os componentes pra fazer o upload, ai o backend deve pegar o arquivo enviado pra ele e gravar em alguma parte do servidor.
Pode tbm fazer um encurtador de url, usar uma API de clima para redirecionar pro seu site, autenticaçao de usuarios, chat, etc etc.
Ai conforme vc for fazendo, vc pode depois pensar em melhorar eles ou criar outros mais específicos, por exemplo, para aprender a mexer com banco de dados, mexer com arquivos, mexer com imagens, construir API REST, usar websocket, e por ai vai.
Tem tantas coisas q vc pode aprender, usa a própria IA para sugerir ideias de projetos simples pra vc fazer.
E simplesmente faça.

Vc vai ver q com o tempo, vc vai saindo desse limbo q vc está, pois a cada projeto, a cada exercício, a cada desafio q vc passa, mais e mais formas de programar, mais coisas vc irá conhecer.

E isso já implicitamente começa a direcionar vc para uma mentalidade mais profissional, pois nós seniors fazemos exatamente isso. Nós não sabemos de tudo, tbm tivemos q passar por um monte de coisas até onde estamos. E até hj tenho q sair pesquisando coisas q não sei implementar. E eu faço um monte de projetinhos testando isso, testando aquilo até achar algo q seja legal colocar no projeto. Se eu já souber, é um caminho a menos, pois vc já terá uma base. Por exemplo, se eu não tivesse estudado sobre colocar o google maps no app, qndo eu precisei fazer isso no trabalho eu teria penado para colocar, mas eu fiz aquilo em 1 dia.

Então se puder, pense mto nisso. Não precisa estudar do jeito q disse, afinal isso não é bala de prata, pois existe milhares de maneiras de estudo e pode existir uma q seja mais eficiente pra vc. Só lembre q vc só aprende praticando e é isso o foco do q mostrei acima.
Claro q em paralelo, leia livros. Não precisa ser agora, pois ao meu ver não acho o momento certo pra vc ler, pois vc ainda nem sabe programar direito, imagina entender assuntos mais complexos da programação. Ai qndo vc começar a sentir necessidade, comece buscando por livros. Mas não deixe de ler.

Boa sorte ai na construção do seu caminho.

Carregando publicação patrocinada...