Executando verificação de segurança...
2

Olha, eu cheguei a num ponto q aceitei falhas grotescas como normais, claro q isso para sistemas de outras empresas, não no q eu trabalho. E até entendo esse sentimento ruim. O q deu raiva para conseguir descadastrar o sistema de autenticação de 2 fatores q simplesmente não mandava a porcaria do SMS pra eu conseguir logar, kkkk. E hj não cadastro mais pq sei q tem pessoas q foram incompetentes o suficiente para fazer essa funcionalidade de lá (e sei dos riscos de não ter essa autenticação cadastrada).

Ao meu ver, infelizmente estamos em uma fase com trocentos sistemas cheios de códigos legados e difícil manutenção. Só ver como os sistemas mais antigos são praticamente impossíveis de melhorar a qualidade deles. Isso acontece por N motivos: tecnologia mal implementada no início, rotatividade agressiva de programadores nas empresas de médio e grande porte, grandes base de dados impossíveis de reestruturar sem algum impacto grande, falta de profissionais capacitados q conseguem reviver esses sistemas, falta de proteção para manutenção como testes de unidade por todo sistema, sistemas legados gigantes (gosto de chamar de mamutes, tem um baita de um poder, mas é grande, velho, lento e se cair o tombo vai ser feio, kkkk), etc.

E duvido q isso mude, afinal não dá pra eu mudar o mundo, então só resta eu aceitar. O máx q consigo fazer é apenas não deixar isso acontecer nos apps q cuido, pois sei q pessoas dependem dele e tbm pq não quero deixar para meu eu futuro cuidar dos problemas do meu passado.

Ah, e uma coisa q qndo estava em uma empresa grande, uma das coisas q queria fazer é melhorar a estrutura da parte do armazenamento de preços, pois chuto q 90% dos erros era erros de arredondamento dos cálculos dos relatórios e era horrível arrumar isso. Eu na grande maioria das vezes tinha q arrumar isso direto no banco de dados do cliente.
Mas eles no final nunca deixaram eu fazer essa mudança, imagino q tbm pq era júnior. Mas tbm sei pq era um sistema mamute e só em torno de 1/3 do sistema tinha testes de unidade. No final eu sai da empresa e imagino q até hj os juniores tem q corrigir os banco de dados dos clientes, afinal se nem as próprias pessoas q iniciaram o projeto não quiseram melhorar na época q pedi, imagina hj q deve estar maior ainda depois de 10 anos.

Carregando publicação patrocinada...