Executando verificação de segurança...
2

Faz algum projeto q vc tem interesse em replicar, ou algum projeto de gerenciamento pessoal, ou algum projeto q exige criatividade, ou algum projeto q vc ache q queria vender... bom, ideias é q não falta. Tem q buscar algo q vc goste, pq se vc começar um projeto "grande", vc tem q estar animada para fazer, pq se fizer qqr coisa q não te incentive, vc simplesmente estará fazendo por fazer, é bem provável q irá abandonar. Por isso o assunto tem q ser algo pessoal q vc queira fazer.

Mas se vc quiser aprimorar habilidades de algoritmos e coisas assim, recomendo ver sites como beecrowd.

Se vc tiver interesse em usar essas coisas para construir portfólio, eu recomendo vc criar mini-projetos ao invés de um projetão, pois com mini-projetos vc aprende mto mais do que ter um projeto complexo e demorado. Ao fazer mini-projetos, é ideal q vc procure sempre ter um começo, meio e fim com um propósito bem claro, pois se vc adicionar mtas coisas, ai vc foge do propósito de ser algo rápido a ser desenvolvido e aprendido. O bom q vc tbm pode implementar variados tipos de assuntos ao invés de focar em só tema principal.

Ah, e lembbre, sempre documente bem seus projetos, isso é algo q conta mto qndo se ve um portfólio, pq se só tiver código e não der pra entender nada o q está acontecendo, então a chance de alguém não se interessar é alto.

Carregando publicação patrocinada...
2

Então...
Eu não faço tanta questão de portifólio (no sentido de mostrar/divulgar minhas habilidades), mas gostaria de algo que eu pudesse pegar confiança e domínio sabe?
Acho que encaixa um pouco na discussão que @dizzysch falou ali embaixo, sobre grande projeto vs projeto grande. Gostaria de oportunidades para praticar esses conceitos estruturais (testes, modelagem etc), e acompanhar o crescimento disso, e minha capacidade de crescer e amadurecer aquele sistema.

Acho que vou tentar fazer algo que eu poderia usar, algo que "acrescentaria" na minha rotina de alguma forma. Acho que isso pode fazer a diferença, principalmente nessa coisa de não abandonar, né?

1

Uma dica, eu atualmente tenho 2 projetos pessoais. 1 é um jogo q pretendo um dia vender... mas isso é por orgulho (entrei na area por causa disso, aahahha).

Mas o outro q talvez vc possa pensar pra vc fazer é um gerenciador pessoal. Por exemplo, uma das coisas q mais odeio é ter um monte de softwares separados, bloco de notas aqui, tabelas ali, gerenciador de finanças lá, gerenciados de senhas, etc ... e mto deles são pagos e nem sempre tenho acesso aos dados gerados meus. Então já q sou um dev eu msm decidi criar esse gerenciador pessoal. Assim além de concentrar todos dados onde eu controlo eles, eu consigo aprender várias coisas e tbm faço algo útil pra mim.

Claro q não será algo comparável ao q tem disponível, já q as pessoas trabalham para gerar cada um daqueles softwares, mas é algo q eu faço, eu aprendo, eu uso. Chamo de win-win.

Só pra ver como isso está me ajudando, eu meio q desaprendi SQL, pois sou mobile hj em dia em minha profissão e não tem coisas no trabalho q me ajudasse a reaprender isso, já q 100% dos dados vem do backend. Então com esse projeto, eu estou reaprendendo a criar diagramas, to aprendendo a reusar SQL e mtas coisas, além de design, fazendo desktop responsivo e mtas outras coisas q podem ser úteis para minha profissão e q é difícil aprender no trabalho se não requisitarem por isso.

1

Então, pensei em ir algo por esse lado mesmo depois dos comentários. Eu vou, de tempos em tempos, trocando de apps pessoais (notas, calendários, senhas, finanças, tarefas, etc) por uma falta de sincronia entre eles, ou faltar uma função que eu quero muito e ele não tem. Nada nunca me atende do jeito que eu quero. Acho que em algum nível, isso me forçaria a aprender a fazer o que eu quero que faça kkkkkk

Fatalmente, isso vai me ajudar a desenvolver um pensamento crítico e uma capacidade de resolver problemas (que hoje tenho tido dificuldades).

Obrigada <3