Olha, a pior decisão de alguém perdido é não "testar" antes um pouco dessa profissão. Imagino q grande parte do q vc já soube por programação e QA é tudo leitura, vc com certeza deve ter próximo ou menos de 1% de prática nessa sua pesquisa.
Então se eu fosse indicar o q vc deve fazer é: programe. Simples, veja como é programar, aproveite para achar algo q vc gosta de fazer nesse bolo de estudos e vc vai achar o caminho. Seja pra QA ou pra programador (até onde sei, QA tbm tem q colocar mão na massa em programação).
Pra programação é simples, siga algum tutorial, tente copiar algum projeto ou qqr coisa q vc ambiente nesse cenário. Já pra QA, imagino o q vc pode fazer é pegar um projeto no github e "criar" testes para ele e nesse meio tempo aprendendo os conceitos disso.
O bom q como vc já trabalha relacionado a TI, então vc já está acostumado a ficar com a bunda na cadeira umas 8h por dia, então a transição será menos intensa. Outra coisa é q vc já tem uma visão maior de problemas q acontecem em nossa área, isso dá uma vantagem pra qm programa do zero, pq vc terá a visão dos erros, e mtos negligenciam.
Agora sobre minha opinião nesses 2 cenários. QA a tendência é ser mais uma função dos devs. Pelo menos isso sempre foi, só tentaram especializar, porém o custo pra empresas é alto e nem sempre é válido dependendo do tamanho da empresa. Na q trabalho já tentaram colocar QA, mas foi totalmente infrutífero. Na empresa anterior q era de porte grande, na equipe q trabalhei tinha um QA... ele simplesmente foi forçado a virar programador. Então não acho q se especializar em QA hj em dia seja bom em relação a busca por trabalho.
Para programação, até onde vejo ainda está em alta, porém a diferença é q pra iniciante é uma barreira enorme. Um dos motivos q vejo é a grande qnte de pessoas tentando entrar e a quantidade de seniors sobrando no mercado. Mas nesse cenário é possível competir, afinal tem mais vagas pra tentar. Só q uma observação e sempre digo isso, se vc não for bom ou não saber se vender, meu, espere q o mercado reaja de acordo. Infelizmente encontrar emprego é uma competição e precisa ser melhor q outros para conseguir. Tbm tome cuidado q tem algumas empresas ruins, mas isso infelizmente vc só saberá qndo entrar, ai é onde vc terá q aprender a mudar de trabalho qndo der oportunidade, mas deixa isso pro seu futuro.
Ai o q digo, qnto menos vc praticar, mais vc estará "perdendo tempo". Se vc tem interesse, vc precisa experimentar msm sem estar trabalhando com isso. Não sei ql é seu contato com os devs da empresa q vc trabalha, mas vc já conversou com eles? Começa a ver como eles trabalham, começa a perguntar mais sobre códigos e essas coisas da empresa q vc trabalha, ve se tem como vc ter acesso ao código para aprender algo. Iniciativa, e ainda mais na sua posição dá mais vantagem q um iniciante tentando entrar na vaga de dev júnior, mas vc precisa correr atrás. Vc tem uma carta na manga, aproveite disso. Mas claro, aprenda a tecnologia (linguagem de programação, frameworks e ferramentas como git, vscode, etc...) q eles usam, pois assim qndo eles precisarem de um novo dev, vc tem chance de ser prioridade.