Acho q não, lembro de ter amigos de faculdade q nunca participaram, mas já trabalharam (imagino q alguns ainda trabalham) nessas grandes empresas do mundo. Mas a diferença e eles eram realmente bons em programação, sempre tiraram notas boas e principalmente, eles sempre buscavam entender do pq das coisas funcionarem daquele jeito, era essa a diferença de nível entre os melhorzinhos da classe e eles. Então ao meu ver, vc não precisa participar de uma maratona, vc precisa ser é bom no q faz pra entrar nessas empresas. Sei q tbm tem livros q ensinam como estudar para passar no processo seletivo dessas empresas, só não sei se funciona, pois nunca foi meu alvo trabalhar nessas empresas.
Mas assim, a maratona de programação é bom, não vou desmerecer ele, pois pra participar vc precisa treinar mtos algoritmos. Ao meu ver, já deveria ter iniciado no 2 ou 3 ano de sua facul, se vc não fez isso, posso dizer q vc está em desvantagem (não q não consiga competir), pq vc estará competindo com pessoas de nível hard. Senão nem vale a pena colocar o pé lá se não está preparado pra competir, só vai se frustrar. Mas cabe vc a decidir, e tbm não custa tentar.
Na minha época de facul, para participar, sei tinha um prof q montou um grupo só pra isso (é uma facul pública), mas nunca cheguei a participar desse grupo. Veja se tem na sua facul.
Se não tiver, vc tbm pode entrar nos próprios sites da maratona e ver o q é necessário. Eu acho q vc tbm precisa ter equipe pra participar... bem não sei, esse último é mais achismo, pq eu sempre via o pessoal fazendo as coisas em grupo.
Sobre o estudo, procure aqueles sites como beecrowd e afins, pois eles são bons pra treinar variadas formas de algoritmos. Deve ter específicos para maratona, esses vou ficar te devendo.
Bom, espero q isso ajude de alguma forma.
Obs: Só deixando claro de novo, participar não te dá a passagem para vc conseguir um trampo nas big techs, seja realista, vc precisa ser bom no q faz. Mas se vc ganhar a competição, isso sim é uma forma de demonstrar q vc é capaz.
Por isso recomendo ter a mentalidade de aprender como os algoritmos funcionam e não mentalidade de "participar" do evento.