Executando verificação de segurança...
2

Sobre a parte financeira. Ao sair da CLT, vc terá q tomar controle total das suas finanças. Pelo q sei, autonomo é PF, então vc teria q ver todas regras em relação a impostos sobre isso, ver sobre funcionará a aposentadoria e tbm aprender a lidar com o dinheiro, já q seus ganhos são instáveis.
Vc tbm poderia ser PJ, mas isso se vc quiser. Porém tbm tem toda parte burocrática q tem q aprender a lidar, e já digo de cara, programador não pode ser MEI, então é por sua conta e risco. Se for ME (q é o modo correto para qm é desenvolvedor), precisa ter contador.
Só lembra q o imposto pra PF é 27,5% e pra PJ é menor... então assim, dá uma pesquisada melhor sobre isso.

Outra parte q vc precisa aprender é fazer contrato. Não sei exatamente como é, mas vc está prestando serviço a outra pessoa, então precisa aprender a lidar com isso. Como? Não sei dizer, terá q pesquisar, pq não sei de tudo. Só sei o q citei acima.

Assim como os outros disseram, não saia do trabalho antes de arriscar algo novo. É dar um tiro no pé. Msm como CLT, tu consegue arranjar cliente, pois não é proibido tu prestar serviço sendo CLT. Só precisa ver os casos acima pra não cair na malha fina. Ai tu pode ir iniciando dessa maneira.

Sei q o meu comentário foi bem genérico, é pq não tenho msm como te orientar nessa questão. Mas esses pontos q falei são importantes tu pesquisar, por isso quis comentar. Use a IA para te dar um suporte (mas não acredite 100% nela), pois isso facilita tu ir atrás das informações. Burocracia no BRasil é uma merda, mas temos q fazer se queremos viver da legalidade.

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu achei seu comentário muito instrutivo e relevante para a comunidade. Eu não sou autor do post mas concordo bastante. Eu estou comentando porque a resposta é boa e também porque não tenho tabcoins suficiente para dar like.