Aqui na empresa participamos de alguns grupos de software houses e percebemos que muitas caíram nessa armadilha de confiar que as prefeituras (principalmente as pequenas) iriam se adequar a tempo. E agora amargam com clientes irritados por não conseguirem faturar.
Essas mudanças foram anunciadas há vários meses, houve um bom tempo para implementarem a emissão pelo sistema nacional como alternativa nos sistemas que ainda não tinha isso.
A gente começou a se organizar aqui em Junho/Julho se não me engano e priorizamos os ajustes nos nossos sistemas, e por enquanto nenhum problema detectado em qualquer cliente.
Embora no seu caso a prefeitura tenha errado feio, não isenta a sua empresa de responsabilidade. O artigo do link referenciado, é o retrato de muita gente que dormiu no ponto e deixou as coisas acontecerem, no artigo ele reclama de que não houve período de transição, mas 2026 é justamente o ano para testar o básico da coisa toda, em outubro/2025 os servidores de homologação foram disponibilizados, mas mesmo bem antes disso as NT já estavam disponíveis.
Pelas reclamações que ando vendo se essas empresas tivessem mais tempo elas chegariam no mesmo resultado no final do prazo. Não apenas software houses, mas tem muito contador que mal sabe explicar como as mudanças afetam seus clientes.
Conheço uma SH parceira que segurou até o final de dezembro acreditando que o governo iria adiar o prazo de início. Faltando poucos dias nos chamaram para fazermos uma consultoria e ajudarmos eles na implementação das alterações.