Executando verificação de segurança...
29

Conheça o Fedora: Equilíbrio entre o novo e o estável

O Fedora é uma distribuição GNU/Linux subsidiada pela Red Hat Inc que, desde 2018, é parte da IBM.

Saiba mais em: https://getfedora.org/

O foco dessa distribuição é ser um equilíbrio entre o que há de mais novo no universo do pinguim (new) ao mesmo tempo que trás a estabilidade (stable) de ter tudo funcionando out of the box.

Quando digo tudo funcionando quero dizer drivers, softwares e a experiência do usuário, através de uma documentação sólida e amigável na leitura.

Pinguim: Referência ao mascote do kernel e da comunidade Linux.

Out-of-the-box: termo usado para descrever, neste caso, o sistema operacional que funciona prontamente ao ser instalado, sem a necessidade de instalações ou configurações adicionais para o seu uso.

No mais, saber que o sistema operacional é mantido por uma gigante, nos dá a confiança de que não será abandonado ou descontinuado tão cedo.

GNU/Linux

O Kernel Linux foi criado por Linus Torvalds, baseado no SO Minix, para atender suas demandas pessoais, e se tornou uma ferramenta poderosa para novos sistemas, definidos como GNU/Linux.

Que a maioria dos servidores no mundo rodam Linux nós já sabemos, mas a grande questão entre os usuários que optam por mudarem para o GNU/Linux* é, qual distribuição escolher? São dezenas de opções, desde as mais amigáveis como o Ubuntu, as mais sólidas como o Debian, até aquelas que vemos em seriados de tecnologia, vide Kali. Além disso, também é necessário escolher qual flavour combina mais com você - entre elas GNOME, XFCE e KDE.

GNU/Linux: É um sistema operacional Unix-like baseado no GNU e no kernel Linux.

Distribuição: Uma Distribuição Linux é composta por uma coleção de aplicativos mais o kernel (núcleo) do sistema operacional.

Flavour: Interface gráfica que vai rodar junto da sua distribuição.

Porque o Fedora é o NOVO padrão para os desktops Linux

1) O Fedora é pioneiro em adotar novas tecnologias e torna-las estáveis, criando padrões no mundo Linux - como por exemplo o pulse-audio e do systemd.

Pulse-audio: Serviço de áudio que torna possível o gerenciamento de som.

Systemd: Conjunto de softwares que tornam possível a execução de tarefas básicas, tais como o bootUEFI.

2) Eles são comprometidos em criar soluções fáceis para o usuário, que ao mesmo tempo tornam-se de código aberto para a comunidade.

3) Documentação aberta, ampla e de fácil acesso aos usuários.

Documentação: https://docs.fedoraproject.org/en-US/docs/

4) Disponibilidade em diferentes interfaces gráficas - flavours que eles chamam carinhosamente de Spins - sem comprometer a estabilidade.

Spins: https://spins.fedoraproject.org/

5) Disponibilidade dos Labs, que são versões do sistema com foco em necessidades da comunidade: desenvolvimento, games, pesquisa etc.

Labs: https://labs.fedoraproject.org/

Experimente o sistema

Você pode experimentar o Fedora hoje, através do Fedora Media Writer, o assistente de criação de mídia instalável que eles disponibilizam - para todos os sistemas operacionais.

Fedora Media Writer: https://getfedora.org/pt_BR/workstation/download/

A distribuição roda em modo live, então não é necessário remover ou substituir seu SO atual para testar.

Live: A imagem que foi gravada no seu pendrive roda diretamente nele, sem a necessidade de instalação prévia em seu HD ou SSD.

Considerações Finais

Eu, particularmente, sou adepto do Fedora há alguns anos e achei interessante vir compartilhar com vocês essa distribuição delicinha - parafraseando nosso colega Filipe - que uso no meu dia a dia.

Vocês testaram? O que acharam? Caso usem outra distribuição, recomendem aqui nos comentários!

3

Fedora é realmente uma ótima distro. Eu a utilizei por certo período de tempo, estava vindo do Ubuntu na época e senti uma diferença notável na estabilidade. Hoje em dia uso Arch Linux e não pretendo sair tão cedo, mas certamente o Fedora está na lista das distros que eu usaria facilmente. Uma outra distro que estou de olho é a NixOS, que tem uma proposta interessante também.

1

Não conhecia essa distro, Lajack. Achei interessante, principalmente por ter um gerenciador de pacotes proprietário. Ademais, como é a sua experiência com o Arch?

3

Excelente tópico! O Fedora Linux é sensacional quando se fala em ser estável e trazer as novidades do mercado. Uso ele faz mais ou menos uns 3 meses em duas máquinas, uma pro estudos e outra pessoal (não trabalho ainda).

A única coisa que me incomoda é a instalação, na parte do particionamento, para pessoas leigas que não conhecem muito do mundo linux é uma péssima experiência de usuário. Ainda bem que eu estou no meio há uns 2 anos, pra mim foi meio fácil de instalar.

E em relação ao Pop_OS, que foi uma distro que eu usei antes do Fedora, eu não sei, me parece que a forma que o Fedora é apresentado ao usuário, com seus atalhos de teclado e mouse que ajudam na produtividade é diferente, é como se fosse algo bom de se usar e não complicado.

2

Realmente, Poveii. O Anaconda (instalador do Fedora) ainda não é tão amigável quanto os instaladores das distribuições baseadas em Debian. Uma coisa que demorei a entender ao realizar o particionamento manual é a questão da memória de swap, que utiliza parte do disco rígido.

No entanto, a documentação tem uma seção para ajudar nesta fase!

Particionamento manual: https://docs.fedoraproject.org/en-US/fedora/latest/install-guide/install/Installing_Using_Anaconda/#sect-installation-gui-manual-partitioning

2

Cara, não tinha pesquisado sobre isso na documentação mas ainda assim é complicado kkkk

E outra coisa também é que o instalador já vem com a opção de btrfs selecionada, que é uma de outras coisas que precisa ser mais conhecida no mundo linux.

2

O SystemD é o primeiro programa que o kernel inicia, ele é encarregado de iniciar todos os serviços essenciais para o sistema, e tambem voce pode gerenciar os serviços usando o comando systemctl

2

vin1esc, excelente post.

Não sei se conhece, existe um youtuber que acompanho há algum tempo e ele mudou recentemente para o Fedora também. No canal, ele aborda tanto Linux, quanto Windows. Ele usa um approach diferente pra realizar sua instalação, que é feita a partir da versão de server.

Fonte: Chris Titus Tech, How to Build Linux Server to Full Desktop

1

Obrigado, mldev!

Não conhecia ele. Acabei de ver o vídeo sobre o processo e adorei o conteúdo. Ele tem toda a razão quando diz que pelo jeito os desenvolvedores das distribuições base não querem que os usuários as usem, por tornarem a instalação tão complicada.

2

Eu atualmente estou usando o Pop!_Os. Mas, estou pensando em ir para outra distro. E estou em dúvida se volto para o Ubunto ou instalo o Fedora. Qual você me indica?

2

Oi, Cleverson. Que bacana!

Então, apor você já usar Linux há um bom tempo, eu recomendo você testar o Fedora. Pois, tanto o Ubuntu quanto o Pop! OS, são distribuições baseadas no Debian. Desta forma você pode sair da zona de conforto e evoluir ainda mais suas skills no Linux. Debian também é uma opção.

2

Eu gostava bastante do PopOs mas tive muita dificuldade pra instalar o nodeJs atualizado, e como eu não tinha muito tempo pra reinstalar, atualizar, ou testar outra distro, voltei a usar o windows mesmo

2
2

Tenho o Windows em dual boot na minha maquina. Mas não uso muito o windows. Tive muita dor de cabeça com esse sistema e hoje só de me lembrar no Windows me dá uma frustação...

Mas, estaria me jogando no precipício se disse-se que não utilizo o Windows deves em quanto. Hoje em dia o Windows é só usado para meus jogos, e olha que eu não sou de jogar muito.

0
1
2
1

O fedora foi 'baseado' no Red Hat Linux como um projeto da comunidade para adicionar pacotes 3rd party extras ao RHL, era basicamente um repositório para deixar mais fácil de encontrar e usar softwares que não eram da Red Hat.

O Fedora Linux foi lançado como um fork do RHL quando esse foi descontinuado pela Red Hat para focar no Red Hat Enterprise Linux.

1
1
1
1
-1