Executando verificação de segurança...
4

Gostar de programar pra qual área?

Olá! tenho 25 anos e entrei no mundo da tecnologia há 5 anos atras, atuei como estagiário em uma empresa, fui efetivado, e os cargos que me envolvi foram:

  • Suporte (Estágio)
  • QA Tester (Estágio)
  • Desenvolvedor de Software
  • Analista de Dados (somente SQL, mexia bem pouco em dashboards, ETL)

Eu fui descobrindo que gosto de programar no geral, mas que não sentia tanta vontade de programar web, sites/telas etc, o máximo que chegava a curtir era o SQL e backend, foi aí que fui pra área de Dados, mas na empresa eu trabalhava mais com SQL, pouquíssimo Python que era o que eu realmente tinha vontade de aprender.

Fui desligado da empresa recentemente, e percebi que de agora em diante tenho que focar no que eu realmente quero pra minha carreira, mas ainda saí da empresa com dúvidas, converso com varias pessoas, e umas dizem "programar é programar, independente da área", e outros dizem "você tem que gostar do que tá programando".

As áreas que mais tenho interesse são "Engenheiro/Cientista de Dados" (pouca experiência) ou "Cyber Security (zero experiência)".

Estou ainda na fase de entender o mercado, e criar um plano de estudos com o objetivo correto, mas ainda estou muito incerto, área de dados é o pouco que tenho conhecimento, e é o que me conforta mais por causa disso

Ao mesmo tempo, só de as áreas que eu tenho interesse nenhuma delas serem Desenvolvedor de Software pra web/mobile, que ultimamente quando se fala em programar é o "padrão" de se querer, parece que estou buscando uma coisa "mais difícil", porque DEV é visto muito como pião de obra nas empresas, "fácil", "pratico" (bem entre aspas rsrs), e quando você pensa em outras áreas, eu sinto bem mais perdido.

Um outro detalhe, é que eu gostaria muito de lincar tecnologia com área da saúde, eu curto muito o assunto, mas escuto pessoas dizendo "Não importa o produto/regra de negócio, importa você gostar de programar", mas pra mim importa lincar programação com um tema que eu curta fazer, e sinto que posso estar errado nisso.

Por isso estou aqui de braços abertos pra ouvir (ou melhor, ler) possíveis dicas de pessoas experientes que podem ter passado ou sentido o que estou tendo agora. Sei que ainda sou novo, mas quero ser certeiro em escolher a área certa desde já.

Carregando publicação patrocinada...
4

Não cai nessa de 'você tem que gostar do que tá programando', isso é ilusão e não paga as contas. Ninguem ama programar um sistema contabil, mas as pessoas precisam e quanto antes aceitar, melhor você fica.

Na minha visão, quem escolhe muito, as vezes fica sem nada. Quanto antes você se jogar em uma vaga, mesmo que o assunto você não goste, e aprender a programar, mais você fica apto a escolher.

É duro ler isso, mas na minha opinião é a realidade.

3

Cara,

Eu gosto mesmo de programar. Eu tenho certeza disso porque faço isso a mais de 20 anos. Eu tive várias oportunidades de desistir e "escolheria essa vida mil vezes"

Escolher é importante.
Já foi dito que 'para cada escolha existe uma renúncia':
Se seu sorvete favorito é o sorvete de morango, quando você está na sorveteria geralmente você não escolhe o de chocolate nem o de flocos nem o de caramelo.

Se você não tem um 'sorvete favorito' você gasta um tempinho a mais escolhendo (toda vez)

Eu acho que isso vale para toda escolha, e na área profissional também.