Todo aprendizado é válido
Todo aprendizado é válido
Minha jornada com programação começou de um jeito meio torto: game hacking.
Eu passava madrugadas e horas “fuçando” memória (reverse engineering), criando mods para Minecraft e outros jogos, tentando entender como programas funcionavam por baixo dos panos.
No começo parecia só curiosidade de adolescente, mas aquilo despertou algo maior: a vontade de entender como sistemas complexos funcionam.
Descobrindo a programação gráfica
Com o tempo, percebi que o que mais me encantava era:
- Lógica e matemática
- A “mágica” por trás da renderização de pixeis
- Programação gráfica e sistemas complexos
Hoje levo isso como hobby, desenvolvendo minha própria engine 2D/3D:
Ember Engine
https://github.com/vsaint1/ember_engine
Nesse processo, tenho explorado:
- OpenGL / Metal (Apple)
- C++ como linguagem principal
- Algebra linear
- Sistemas de compilação (CMAKE)
- Exportar projetos C/C++ para diversas plataformas ( Melhor coisa )
- Utilizar e gerenciar bibliotecas ( Parece algo trivial, mas no c++ é algo bastante complexo )
- CI/CD e pipelines automatizadas
É meu espaço para experimentar, aprender e errar sem pressão.
Conectando hobbies e carreira
Minha experiência profissional é voltada para a área de backend e cloud computing, mas explorar mundos tão diferentes me trouxe um insight valioso:
Todo aprendizado é válido.
Os erros que cometi no caminho ensinaram mais do que os acertos. Entender como um sistema complexo funciona por dentro me deu visão profunda em:
- Arquitetura de software
- Design patterns
- Organização de sistemas complexos
- System Design
Até mesmo o tempo que “gastei” com game hacking me deu base em:
- Lógica e assembly
- Debugging avançado
- Resolução de problemas
Habilidades que uso até hoje, tanto em programação gráfica quanto em backend/cloud.
Projetos paralelos têm valor
A arquitetura da engine que compartilho aqui (na imagem) não é perfeita, mas representa curiosidade transformada em conhecimento aplicável.

Se você também tem aquele projeto paralelo que parece “sem pé e nem cabeça” ou “sem utilidade prática”, não subestime. Um dia você vai olhar para trás e perceber que foi justamente ali que você aprendeu o que precisava para crescer.
Para Finalizar
Esse "Clone" do flappy bird foi feito para testar os sistemas (audio, física, input, renderização e etc)
Abaixo esta o link do exporte do projeto com emscripten para rodar no navegador com wasm.
OBS: Exportei em Debug para mostrar alguns sistemas visualmente
https://vsantos1.itch.io/flappy-pimba
Não é necessário o download

Caso queira deixar uma estrela e/ou se conectar no linkedin, ficaria muito grato. Abraços!!!
https://www.linkedin.com/in/vsaint1/
Source code da Engine:
https://github.com/vsaint1/ember_engine
Source code do "Flappy Bird"
https://github.com/vsaint1/flappy-pimba