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Todo aprendizado é válido

Todo aprendizado é válido

Minha jornada com programação começou de um jeito meio torto: game hacking.
Eu passava madrugadas e horas “fuçando” memória (reverse engineering), criando mods para Minecraft e outros jogos, tentando entender como programas funcionavam por baixo dos panos.

No começo parecia só curiosidade de adolescente, mas aquilo despertou algo maior: a vontade de entender como sistemas complexos funcionam.

Descobrindo a programação gráfica

Com o tempo, percebi que o que mais me encantava era:

  • Lógica e matemática
  • A “mágica” por trás da renderização de pixeis
  • Programação gráfica e sistemas complexos

Hoje levo isso como hobby, desenvolvendo minha própria engine 2D/3D:

Ember Engine
https://github.com/vsaint1/ember_engine

Nesse processo, tenho explorado:

  • OpenGL / Metal (Apple)
  • C++ como linguagem principal
  • Algebra linear
  • Sistemas de compilação (CMAKE)
  • Exportar projetos C/C++ para diversas plataformas ( Melhor coisa )
  • Utilizar e gerenciar bibliotecas ( Parece algo trivial, mas no c++ é algo bastante complexo )
  • CI/CD e pipelines automatizadas

É meu espaço para experimentar, aprender e errar sem pressão.

Conectando hobbies e carreira

Minha experiência profissional é voltada para a área de backend e cloud computing, mas explorar mundos tão diferentes me trouxe um insight valioso:

Todo aprendizado é válido.

Os erros que cometi no caminho ensinaram mais do que os acertos. Entender como um sistema complexo funciona por dentro me deu visão profunda em:

  • Arquitetura de software
  • Design patterns
  • Organização de sistemas complexos
  • System Design

Até mesmo o tempo que “gastei” com game hacking me deu base em:

  • Lógica e assembly
  • Debugging avançado
  • Resolução de problemas

Habilidades que uso até hoje, tanto em programação gráfica quanto em backend/cloud.

Projetos paralelos têm valor

A arquitetura da engine que compartilho aqui (na imagem) não é perfeita, mas representa curiosidade transformada em conhecimento aplicável.

Arquitetura Simplificada

Se você também tem aquele projeto paralelo que parece “sem pé e nem cabeça” ou “sem utilidade prática”, não subestime. Um dia você vai olhar para trás e perceber que foi justamente ali que você aprendeu o que precisava para crescer.

Para Finalizar

Esse "Clone" do flappy bird foi feito para testar os sistemas (audio, física, input, renderização e etc)

Abaixo esta o link do exporte do projeto com emscripten para rodar no navegador com wasm.

OBS: Exportei em Debug para mostrar alguns sistemas visualmente

https://vsantos1.itch.io/flappy-pimba

Não é necessário o download

Gameles

Caso queira deixar uma estrela e/ou se conectar no linkedin, ficaria muito grato. Abraços!!!
https://www.linkedin.com/in/vsaint1/

Source code da Engine:
https://github.com/vsaint1/ember_engine

Source code do "Flappy Bird"
https://github.com/vsaint1/flappy-pimba

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Muito irado cara! Eu ainda estou começando na área mas concordo com o que você falou, realmente o que mais me ensina é de fato desenvolver meus projetos e não necessariamente ficar lendo/vendo conteúdo sobre o que preciso aprender.

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Exato, o importante é sempre praticar, não importa o tamanho e a complexidade do projeto.

O primeiro passo é sempre o mais difícil, boa sorte na jornada 💛

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Minha jornada com programação começou de um jeito meio torto: game hacking.

se eu te contar a quantidade de devs que conheci e começaram por causa de Video Game vc não ficaria impressionado pq provavelmente já imaginava heheh. é muita gente

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Eu comecei querendo programar um jogo no Godot. Eu não entendia nada, era pandemia, tinha 15 anos, e copiava e colava código dos outros na época.

Porém na minha cabeça, sempre surgiu a exclamação "Eu vou depender dos outros para copiar código"? Isto veio com um sentimento de raiva e frustração. Na época eu não investi muito nisso, e me arrependendo nisso. Mas depois que me formei na escola, aos 17, quase 18 anos, comecei a estudar mais.

Acho interessante que é quase um evento canônico dos devs, começar por causa de games ou ter alguma influência. Não são todos, mas são muitos.