Executando verificação de segurança...
2

Fato ou Mito - Se especializar é melhor do que generalizar!

"Usar o que o mercado está pedindo."
"Ir na contramão da maioria. Afinal, menos demanda = salário maior."
"Ser especialista em um ou conhecer um pouco de muitos."

É muito comum, principalmente no mercado de TI, se deparar com alguma dessas frases. Aliás, se você ainda nunca ouviu, prepare-se. Isso pode gerar dúvidas em algumas pessoas, geralmente iniciantes ou aquelas que estão buscando melhores salários, cargos e etc. Fato é: não existe receita pronta nessa área.

Atualmente, o cenário mais comum é o de profissionais pulando etapas e querendo acelerar o processo. Aprendem o básico e pulam para o próximo tópico, causando um débito técnico a si próprios.

Outro ponto muito comum é a candidatura a vagas de emprego com apenas 50% dos requisitos técnicos dominados. Isso diz muito sobre como está o jogo entre empresas e colaboradores em nossa área, evidenciando o "Finjo que sei tudo enquanto você finge que acredita".

Cabe mencionar que cada um tem sua própria realidade e, muitas vezes, a necessidade não perdoa. Entretanto, se você é uma pessoa que tem a possibilidade de fazer a jornada do herói com calma, evite se comparar com terceiros e compare-se apenas com si mesmo.

Recentemente, o Augusto Galego publicou um vídeo que aborda alguns pontos desse tema. Então, deixo aqui a indicação: Vídeo Galego

Conclusão

CONSOLIDE AS BASES. É repetitivo mas precisa ser muito bem enfatizado. A maioria dos frameworks trabalham da mesma maneira mas utilizando modos diferentes, claro que há diferenças, mas tomemos o frontend como exemplo: Angular, React, Vue no final do dia é apenas Javascript. Então, tenha uma base sólida, isso lhe garante segurança no mercado. A partir disso, é valido procurar se especializar em algum assunto, framework e etc.

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu particularmente acredito que o melhor dos mundos é o profissional t-shaped, ele tem profundidade em uma área especifica mas é generalista e tem uma visão de um leque maior, exemplo, eu sou backend com nodejs, mas tenho noção de infra, devops, front e um pouco de mobile, então eu consigo opinar em discussões relacionadas a esses assuntos, entender os desafios e colocar a mão na massa se a necessidade bater principalmente se for com Javascript.

1

Sobre o título, isso reflete a realidade atual, mas o futuro com IA pertence aos generalistas. Quando mais amplo o conhecimento, maior a eficiência na extração de valor da IA, que por sua vez irá cuidar dos detalhes específicos. O especialista será a IA, nós seremos os generalistas orquestrando o trabalho. Da mesma forma que um gerente de sistemas que não sabe programar possui um conhecimento genérico para conversar com os programadores e repassar requisitos, juntamente com outros conhecimentos necessários ao trabalho de gestão.

Só uma opinião. Ninguém sabe o que virá amanhã.

1

Depende muito de onde trabalha e onde quer trabalhar.
Se você trabalha em uma empresa grande onde tem um programador para o front, outro para o back, outro para X, Y e etc, ai talvez seja o caso de se especializar, mas se trabalha em uma empresa pequena onde tem um, dois ou três programadores onde acabam fazendo tudo, ai é outra história.

1

Depende muito de onde trabalha e onde quer trabalhar.
Se você trabalha em uma empresa grande onde tem um programador para o front, outro para o back, outro para X, Y e etc, ai talvez seja o caso de se especializar, mas se trabalha em uma empresa pequena onde tem um, dois ou três programadores onde acabam fazendo tudo, ai é outra história.