Executando verificação de segurança...
12

[ Opiniões e Ideias ] Vale a pena investir recursos pagos em um projeto open-source? 💸

Há algum tempo fiz um pitch do Poku (um test runner para JavaScript) e deu super certo. O projeto que começou só com minha equipe baixando e poucos conhecidos favoritando o projeto, hoje tem uma média de 800 downloads por semana 🎉

Dito isso, gostaria de justificar a minha vontade de investir em um projeto totalmente gratuito, mostrando o porque acredito tanto nele:


Comparando com outros test runners

  • 🪽 uvu é atualmente considerado o test runner mais leve para Node.js, com ~560kB. O Poku não só é mais de 2x mais leve que ele, como é ~170x mais leve que o Jest, o mais popular do meio.
  • 🎖️ Em um benchmark contínuo (CI) comparando usabilidades básicas, ele bateu os três gigantes, sendo até ~4x mais rápido que o Jest.

Conquistas

🐬 O MySQL2, um projeto com milhões de downloads semanais, agora é capaz de usar a exata mesma suite de testes para garantir que o projeto é compatível com Node.js, Bun e Deno graças ao Poku, se tornando o tester de um projeto amplamente usado pela comunidade open-source.


Recursos e Usabilidade

Isso ajuda a entender o público alvo do projeto.

O projeto é dividido em 4 formas de uso e cada nível possui seu próprio Poku (e um mini tutorial em inglês):

🐷 Iniciante (Júnior)

  • Foco em testes mais fáceis, mostrando que os testes podem sim ser simples (esse foi o foco quando criei o pitch).

🐷 Intermediário (Pleno)

  • Focado na organização e estruturação dos testes e variáveis de ambiente.

🐷 Avançado (Sênior)

  • Com foco em gerenciamento de processos, containers, serviços (APIs), etc.

A ideia é que o projeto torna até situações complexas em algo simples, por exemplo, iniciando e encerrando um conjunto de containers:

import { docker } from 'poku';

const compose = docker.compose();

await compose.up();

/**
 * Testes aqui 🧪
 */

await compose.down();

Mantenedor de Pacotes (ex., npm)

  • O foco aqui é uma mistura de todos acima, porém com ênfase nos testes multi-plataforma (Node.js, Bun e Deno).

Voltando ao tópico principal

Acredito que deu pra perceber que gosto muito desse projeto 😅

Com isso, meu intuito aqui não é um novo pitch, mas ideias de como divulgar, fazer parcerias com pessoas da área ou até motivos do por que não fazer isso.

O que já tentei?

Parcerias

✉️ Todas as tentativas de parcerias foram ignoradas, então é difícil ter um parâmetro do que poderia ser melhorado, mas em resumo, minhas tentativas até aqui foram pessoas que postam conteúdo mais técnico com intuito delas ensinarem testes automatizados usando o Poku, sem necessariamente divulgar diretamente.

  • Como eu poderia atrair mais a atenção ou até mudar o público alvo para encontrar parcerias?

SEO (Google ADS e Anúncios no YouTube)

💳 Como não sou familiarizado com essa área, tentei contratar alguém, mas não teve nenhum resultado comprovado que os anúncios estavam valendo o gasto, onde parei o consumo dos anúncios.


Mas o que eu ganho no final disso tudo?

⌛️ Sendo mais pessoal, não tenho nenhum plano em mente, mas talvez algum tipo de reconhecimento. Meu pensamento é mais voltado ao "acreditar no potencial do projeto" + "eu quero muito ver esse projeto acontecer".

Retorno financeiro NÃO é uma opção.


Qual o foco?

A) Minha maior vontade é criar uma comunidade ativa. O projeto possui uma filosofia forte que anda na contramão da maioria dos testers atuais da linguagem. Encontrar essas pessoas poderia ser um grande passo.

B) Pessoas que estão iniciando na área ou que consideram os testes automatizados muito complexos.

C) Acredito que números venham como consequência dos dois fatores acima, mas claro, esse é sim um fator em consideração, especialmente pelo ponto que os números acabam passando credibilidade indiretamente.


Qualquer dica, opinião e crítica, acredito que essa não é uma dor apenas minha e que as respostas podem ajudar outros usuários que também acreditam nos seus projetos e pensam sobre isso 🤝

Nota: Já tentei praticamente todos os recursos gratuitos ao meu alcance, muitos vindos de respostas do próprio TabNews 🙋🏻‍♂️