Executando verificação de segurança...
1

Como eu estou aprendendo a programar (do jeito errado)

Não é difícil acreditar que uma pequena porcentagem de pessoas aprenderam a andar de moto sem sequer ter andado de bicicleta ou aprenderam as receitas mais difíceis de um livro de chef e nunca prepararam um miojo instantâneo na vida.

Quando se trata de programação, acredito que a mesma coisa acontece com frequência, como quando você tem que aprender algo específico de um assunto avançado pra fazer seu código funcionar, ou quando alguém que deseja ser um desenvolvedor full-stack começa a estudar back-end e depois vai para o front-end, mas no meu caso, as coisas foram um pouco mais anormais.

Por sorte (e um pouco de esforço), eu passei numa seleção do governo da minha cidade, que quer formar 200 desenvolvedores em 6 meses, em diversas trilhas, na qual eu acabei escolhendo NodeJS e React. A premissa do curso era bem animadora, a cada mês você avançaria de matéria, e durante todo o período letivo teriam desafios diários de acordo com conteúdo da aula.

Os dois primeiros meses foram deliberadamente fáceis, aprendi algoritmos, utilizando Portugol, e banco de dados, utilizando PostgreSQL. O real problema veio agora, no terceiro mês (que eu acabei de sobreviver terminar). Quem parar pra pensar deve imaginar: -Hum, já que eles vão aprender frameworks de JavaScript, eles devem estudar até ter uma boa base na linguagem, certo? Errado. Em pouco mais de uma semana a gente já tinha que começar a configurar uma API, manusear models, migrations, routes, Sequelize, CRUD, Express, e a cada termo novo eu sentia um tufo de cabelo caindo da minha cabeça.

E com tanta informação e talvez nem tanta prática, parecia um conhecimento ocioso na minha cabeça, coisas que eu sabia fazer, sem saber o porque, ou até pra que servem. É como se houvesse uma bola de neve gigante na minha cabeça, que eu tenho que desmanchar sem quebrar ela no meio, e não tenho tempo pra esperar o verão pra ela derreter, porque nesse mês já estamos entrando em React, e creio que tenho só esse final de semana pra ter uma bela base de HTML, CSS e JavaScript, isso se eu quiser evitar a iminente cálvicie que vem me assombrando.

O lado bom é que agora tudo parece fácil, tão fácil que o simples fato de assistir uma aula de HTML me dá calafrios, e por ser algo que não tem como eu pular (porque é decoreba), também não ajuda muito a manter minha sanidade. Enfim, chega de reclamar porque eu tenho até segunda pra aprender qual é a diferença de id e class.

Até a próxima.

Carregando publicação patrocinada...