"Opa amigo, o primeiro código Assembly a ser executado no CoffeaOS é justamente o arquivo arch/x86/loader.s. Quem executa ele, é o GRUB. O arquivo simplesmente escreve alguns cabeçalhos do GRUB na memória para que o mesmo identifique como um arquivo com..."1 tabcoin · 0 comentário · AfonsoDolmen · 9 dias atrás
"Deve ter sido um projeto gratificante! Um filesytem FAT baseado em Hash deve ter sido um desafio e tanto... Pode me explicar melhor como foi a implementação? Por que tomaram a decisão desse filesystem específico? Gostaria muito de saber. Obrigado pelo..."1 tabcoin · 0 comentário · AfonsoDolmen · 12 dias atrás
"Caraa, que satisfação te encontrar aqui. Seu livro me deu uma base muito boa sobre a arquitetura x86! Lembro também que na época eu tinha 15/16 anos e eu escrevi um bootloader em modo real. Utilizava funções da BIOS para teclado, desenhar na tela e etc..."2 tabcoins · 0 comentário · AfonsoDolmen · 12 dias atrás
"Todos os comentários aqui cobrem todos os fundamentos para começar kkk, mas aqui vai mais uma dica extra: Comece com uma base (ou não) Desenvolver um SO é massante e você vai sofrer, pois não há dependências externas, não há stdlibs, então mire baixo...."5 tabcoins · 0 comentário · AfonsoDolmen · 13 dias atrás
"Comentário muito lúcido, só algumas correções para não confundir o amigo: perguntar é essencial na cultura OSDev! Muitos programadores, como o próprio Linus, leu e até pegou trechos de código fonte do MINIX (OS do Tenenbaum). Um ótimo lugar para encont..."3 tabcoins · 1 comentário · AfonsoDolmen · 13 dias atrás
"Opa, ótima resposta! Os caminhos apresentados são quase os mesmos que usei, eu comecei meu projeto através do livro "The Little OS Book", mas chega em uma certa parte que as informações tem de ser procuradas nos materiais que você apresentou. Caso o au..."3 tabcoins · 0 comentário · AfonsoDolmen · 13 dias atrás
"Não, não tenho 12 anos kkk. Tenho 21. Obrigado! E fique tranquilo, o meu código é tão sujo que devs experientes xingaram a IA para desenvolver por mim kkk."2 tabcoins · 0 comentário · AfonsoDolmen · 13 dias atrás
"Concordo, desenvolver um driver é uma dor de cabeça e tanto. O tanto de Datasheet que eu li kkkk, ainda bem que o OSDev Wiki tem muito conteúdo sobre dispositivos. Pretendo ler um livro que me recomendaram, chama-se "Linux Device Drivers". Futuramente..."3 tabcoins · 1 comentário · AfonsoDolmen · 13 dias atrás
"Sim, fiquei sabendo. Inclusive cheguei a ver o post original. Não sou uma pessoa que comenta muito sobre esses casos, até porque conteúdo falso gerado por IA, está muito comum hoje, principalmente na comunidade OSDev. Concordo com o post da crítica, pr..."3 tabcoins · 1 comentário · AfonsoDolmen · 13 dias atrás
"Meus 2 cents, Você havia citado mesmo seu projeto no comentário da minha publicação sobre o CoffeaOS no Facebook. Achei interessante como você abordou o problema e decidiu que era hora de desenvolver sua alternativa. Creio que seja um nível de projeto..."1 tabcoin · 0 comentário · AfonsoDolmen · 19 dias atrás
"Meus 2 cents... Trabalhei em uma empresa que estavam me forçando a vibecodar. E lhes digo por experiência própria: não é nada escalável. Sempre fui focado na stack Python, Django e fui contratado como programador. No início, eu era responsável por mant..."1 tabcoin · 0 comentário · AfonsoDolmen · 4 meses atrás
"Achei interessante como o modo que estão se organizando para decidir um novo lider no desenvolvimento do Kernel Linux. São mais de 100.000 colaboradores, já tô curioso com os resultados dessa escolha ksks. Habemus Linux!"2 tabcoins · 0 comentário · AfonsoDolmen · 4 meses atrás
"Sendo mais direto ainda, eu digo que para trazer um conteúdo de valor não é só trazer o que você fez, somos devs, então na maioria das vezes o que nos interessa é sobre resultados e experiência. Tem razão, amigo. Concordo com sua visão... Como dev, tam..."2 tabcoins · 1 comentário · AfonsoDolmen · 4 meses atrás
"Cara, suas sugestões valeram ouro! Realmente, não tenho a intenção de transformar em um projeto sério, mas com certeza quero implementar com a melhor abordagem possível. Obrigado pelas dicas, vou estudar mais a fundo sobre a ferramentas que você citou."1 tabcoin · 0 comentário · AfonsoDolmen · 5 meses atrás
"Admito, foi um exercício enriquecedor!! Obrigado pela dica amigo, irei estudar sim!"1 tabcoin · 0 comentário · AfonsoDolmen · 5 meses atrás
"Bom, amigo. Estou em uma situação parecida atualmente e direi a você quais foram minhas decisões. Não quero parecer um chorão Não está sendo, de jeito nenhum! Sua escolha de aceitar "qualquer vaga" foi consciente e lúcida. Para conseguir chegar onde qu..."1 tabcoin · 0 comentário · AfonsoDolmen · 5 meses atrás
"Não entendi. Por que é errado começar em Python? Já que a linguagens tem ótimas frameworks (Django, DRF, FastAPI, Flask) para desenvolvimento web."1 tabcoin · 0 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Incrível! O sistema está bem estruturado e documentado, robusto e escalável. Parabéns! Uma questão interessante: Qual motivo de você ter escolhido C# como linguagem para o projeto?"2 tabcoins · 1 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Posso não concordar com sua justificativa de criar algo "inútil", porém entendo sua vontade e curiosidade em desenvolver algo tão complexo e ao mesmo tempo, lindo. Hoje, também trabalho integrando e desenvolvendo API's, modelando banco de dados, decidi..."1 tabcoin · 1 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Bons pontos. Python é uma linguagem incrível, não foi minha primeira, mas foi a que eu mais dei minha alma para aprende-la, rsrs. Deixar nossas "paixões" de lado, muitas das vezes, não é abandonar. Mas sim, uma jogada estratégica para nos adaptarmos ao..."1 tabcoin · 1 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Acho válido, trabalho com N8N, TypeBot, automações e integrações no geral. Minha ideia não é só migrar de stack, mas também complementar a minha atual com um leque de linguagens. Sobre React, eu realmente tenho uma séria dificuldade com front end kkk...."2 tabcoins · 0 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Amo esse tópico, sempre gostei de ver como as coisas funcionam por de baixo dos panos (como se fosse um DIY, haha). Mas tenho uma pergunta: hoje em dia, o mercado de ML está em alta? Estão em busca de profissionais? Pois eu realmente gostaria muito de..."3 tabcoins · 1 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Infelizmente com a "era da IA" creio que a criação de conteúdos, não será mais a mesma. Porém, produzir conteúdos autênticos nos dias de hoje creio que ainda seja possível. Não tenho expêriencia como criador de conteúdo, mas tenho alguns amigos cujo já..."1 tabcoin · 1 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Interessante! Adorei a idéia. Utilizo Django no meu trabalho, e a framework oferece uma abstração extremamente grande em relação a formulários e banco de dados (ORM). Mas, muitas das vezes, queremos implementar algo diferente do usual, e temos que impl..."1 tabcoin · 1 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Cara, creio que não compensa trabalhar como dev para uma empresa BR. Desenvolvedores aqui não tem reconhecimento, e muitas das empresas não possuem um planejamento adqueado para se trabalhar. Quando digo planejamento, digo da metodologia xtreme go hors..."2 tabcoins · 0 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Bom, conheço ótimos desenvolvedores e muitos deles não possuem aparência e agem como "nerds" ou "geeks". Creio que muito das habilidades vêm do esforço de cada pessoa, porém como muitos "dão a vida" estudando, com certeza irão superar. Mas, creio que f..."1 tabcoin · 0 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Bom dia, Carlos. Vi seu portifólio e achei que está tudo muito bem estruturado e com ótimos projetos. Porém, dei uma olhada no seu LinkedIn e creio que falta trabalhar nele agora. Por que? O LinkedIn é a porta de entrada para entrar no mercado de traba..."2 tabcoins · 0 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Uma coisa é certa: não há uma lingaguem melhor que outro e não existe framework superior a outra. Existem aplicações e qual ferramenta e linguagem se aplicará melhor a solução. Trabalho com Python e Django, e na minha rotina são ótimas ferramentas de t..."1 tabcoin · 1 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Creio que não seja uma boa prática armazenar o accessToken no banco de dados, pois já existem tokens que você pode armazenar localmente que já armazenam a autenticação do usuário. Salvar token como refresh ou access pode não ser totalmente seguro."1 tabcoin · 0 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás
"Támbem me deparo com essas situações durante minha jornada como Dev. Sou back-end e recentemente me perguntaram qual meu trabalho, e minha resposta foi: Sou Desenvolvedor Python Júnior. A reação da pessoa foi impressioante. A primeira coisa que veio a..."2 tabcoins · 1 comentário · AfonsoDolmen · 1 ano atrás