Achei interessante seu ponto de vista, acho que o grande problema de criar um SaaS é saber vender ele depois. Muitos devs não são empreendedores e se frustam quando não tem acesso ao seu serviço (me incluo nisso hehe). Com essas novas ferramentas para desenvolver rápido (lovable da vida) tem muita gente tentando lançar seu produto, não sei se isso é bom para os devs ou não. Acredito que talvez aumente a demanda por devs qualificados que consigam trazer confiabilidade a esses novos SaaS. Ou talvez todos os devs vão ser demitidos e tudo vai ser feito por IA, aí o futuro dirá.
Exato, é esse ponto que queria chegar, o DEV tem que ter a visão, saber usar IA sim, porém, entender desde cedo que precisa estrutura, segurança, entender de princípios. O empreendedor, não precisa nada disso, porém, tem que entender de pessoas, riscos, necessidades.
Podem ser a mesma pessoa, claro, porém são perfis diferentes, de um lado tá o Fulano Dev, de outro o Fulano Empreendedor.
O problema hoje é que querem misturar tudo e no médio prazo isso vai dar problema. O alerta que quero deixar, é a necessidade do DEV entender o que tá fazendo, e sim, saber consertar o lixo que as IAs estão produzindo.
Quanto mais VIBE CODE for sendo feito sem uma noção, melhor vai ser para o DEV que tem base, fundamento pois ele no "negocio" dele vai ganhar seu dinheiro pra solucionar o erro que foi criado pela ingenuidade ou pela necessidade de entrega rápido.
É isso, DEV tem que entender o que está fazendo, saber o porque de uma ou de outra escolha, criar um sistema já pensando em segurança do usuário, entender da estrutura, desde a escolha de uma ou de outra linguagem até o modelo final.