Executando verificação de segurança...
7

[ Discussão ] Afinal, quais são os maiores problema de criar um SaaS? 🤔

Resumo

Ao longo da discussão eu irei dar minha perspectiva sobre os maiores problemas dos SaaS criados atualmente de acordo com minha perspectiva.

Este post não contém dicas sobre como criar SaaS, não contém palavras motivadoras para você criar SaaS, e nem promessas vazias. Se você espera alguma solução para o teu problema, seja qual for, eu duvido muito que encontre aqui. Portanto, este post não é para você.

Afinal o que é um SaaS (Software as a Service)?

É importante refletir sobre isso. Tenho visto inúmeras vezes a seguinte afirmação: Criei um SaaS novo, irei fazer o deploy e no fim do mês ganhar meus 30k em 30 dias. O projeto em si, sequer tem a característica de um serviço, como Spotify, Gmail e alguns outros populares.

Eu não estou falando que um SaaS só é SaaS se for um serviço grande como os que mencionei anteriormente, mas sim tendo suas características. Se você não consegue identificar quais são, já está cometendo um erro em sequer pensar em criar um SaaS.

Alguns criam bons softwares, mas não são de fato um serviço.

Não é fácil

Assim como na pandemia, com o "Boom" dos cursos de programação, prometendo valores astronômicos por apenas conhecer um pouco de React e outras ferramentas, há um discurso que SaaS vai te dar um retorno alto, que irá ganhar 40k em 40 dias...

Vamos lá, quantas pessoas atingiram isso? E os resultados que ela aprenseta, tem de fato credibilidade? Afirmar que seu SaaS faz sucesso e que deu um retorno liquido x é uma boa jogada de Marketing.

Outros pontos a considerar: Essa pessoa tem experiência prévia em vendas? Marketing, um bom networking.

Acreditar que você vai atingir isso usando vibe coding de forma fácil com uma ideia genérica é o mesmo que acreditar em papai noel.

Este é o primeiro erro: Cair na narrativa de papai noel. Achando que você é especial e irá fazer o mesmo. Imagina se todo mundo descobre isso? Talvez ninguém tivesse mais problemas financeiros...

O vibe coding

Estranhamente, a maiorias dos pitches que vejo por aqui, são pessoas afirmando que usaram vibe coding. Se eu, um cliente um pouco mais entendido do que se trata vejo isso, eu genuinamente passaria longe. Os clientes hoje em dia não são bobos, e sabem muito bem onde procurar para entender se o retorno desse serviço será custo benefício e não dor de cabeça.

A uma pessoa aqui, no Tabnews, que aparentemente possui uma empresa e tem experiência no mundo da programação e utiliza de IA para alavancar ainda mais o potencial da sua empresa. Tenho certeza que isso só funciona porquê ele sabe o que faz (estudou para isso e tem a experiência conquistada em codificar por si próprio).

Se você acha que, o código é a parte mais fácil como falam, eu te digo que não. Tudo é difícil. Mesmo que você suba deploy hoje com o código porco gerado por IA, amanhã tudo pode quebrar, você talvez tenha de rembolsa todos os clientes, e se você não tiver essa grana? Pior, e se os dados dos clientes vazar? Como você irá assumir a responsabilidade?

O segundo erro é achar que, criar um software é fácil. Se você realmente quer entrar no mercado de SaaS, estude, entenda do que faz. Não é um caminho de flores, mas trará frutos.

Não entender a diferença entre empreendedor e desenvolvedor:

Você fez sua faculdade de ciência da computação, ou sequer fez, tanto faz. É possível aprender de qualquer forma, seja por ensino formal, ou autodidata com a mesma qualidade. Enfim, agora você quer usar todo o seu conhecimento para ganhar uma grana, curtir a família, jogar aquele Elden Ring, coisas do tipo. Então você criar um software muito bom, esse software poderia até substituir grandes nomes por ai... Opa? Ninguém acessou, ninguém comprou, pouco retorno... Por quê?

O erro mais grave que vejo são pessoas confundido as coisas. Para você gerenciar um serviço é tanto trabalho árduo... Você acha que com o software na mão, e um marketing simples na outra, vai conseguir algo? Acorda!

É preciso saber empreender. Empreender é tanto esforço e dor quanto estudar programação a sério (coisa que poucos fazem). Você terá de fazer o dobro ou mais se quiser ter algum retorno.

O cenário mais realista é ter alguém que entenda da parte de negócios, e outra pessoa que entenda da parte técnica. E isso ainda não é o suficiente, mas com muito esforço há uma chance de chegar lá.

Porque você acha que há times de vendas, marketing, design, e diversos outros setores em pequenas, médias e grandes empresas? Porque uma pessoa sozinha não consegue fazer tudo sozinha. Gerenciar um produto, mesmo que seja somente um, não é fácil. Precisa ter equipe de suporte ao cliente, contador, um time jurídico...

Ah, o joão tem um SaaS e não precisa de nada disso. Que tipo de software o João tem? Você consegue assegurar que ele consegue gerenciar um produto sozinho? Você acha que um produto que escala a milhares de clientes pode ter um crescimento saudável ao longo do tempo? Eu digo, pode, mas são algumas exceções... Pessoas realistas não se consideram ser exceção.

Eu poderia extender essa discussão por mais 10 posts e não acabaria. Então irei fechar aqui.

Terceiro erro: Não entender que o esforço é em dobro se estiver sozinho. O esforço escala proporcionalmente ao tamanho do escopo do projeto. Empreender não é fácil, ser dev também não.

Escopo do projeto:

A maioria dos pitch que vejo são projetos simples que o cliente poderia pedir para o chatgpt fazer de graça. Isso quando não copiam o projeto do outros e revendem.

Poucos são os serviços inovadores que agregam valor de fato ao cliente. Estão esperando ganhar muito com pouco esforço? "risos"

Um projeto pode ser simples, e ele deveria ser simples. Porém tem de agregar valor. Você acha que criar uma calculadora que roda na nuvem agrega algum valor? Ou gerador de landing page sendo que há inúmeros por ai (muito semelhantes por sinal).

Talvez pingue algo, mas não será um serviço que cresce.

Aqui há pessoas muito boas com ideias muito boas, porém o escopo é tão grande que cai no problema anterior... E agora? Como resolver este problema? Bem, eu não sei. Eu dediquei e dedico a minha vida a trabalhar com developer. Sei algumas coisas de empreendedorismo por causa do meu pai, mas não ousaria dizer que "sou" um empreendedor.

Quarto erro: Não entender o tamanho do escopo do projeto. O quanto irá escalar e os desafios que pode vir a enfrentar.

Conclusão

Bem, talvez minha perspectiva seja imatura para alguns, ou até agressiva para outros. Eu não tenho ninguém em particular na minha mente. O post não é uma critica direta a ninguém. Foi uma reflexão que tive enquanto jogava Sekiro e gostaria de compartilhar.

Eu gostaria de saber sua opinião, pois é com elas que eu posso aprender algo novo e ampliar meus horizontes.

Carregando publicação patrocinada...
2

Empreender não é fácil, é muito mais trabalhoso que qualquer emprego. E é muito mais desafiador ser um empreendedor que um empresário, porque o empresário ao menos sabe o que tem que fazer para ganhar dinheiro.

O empreendedor, além de todo o trabalho para gerir o empreendimento, ainda precisa validar o modelo de negócio para então ter noção do quanto irá ganhar e se valerá a pena continuar ou se precisará pivotar. E nesse último caso, tem que ter muita resiliência para encarar o fato de ter que jogar fora o que criou e recomeçar do zero.

Mas é uma jornada que faz valer a pena viver nesse mundo bagunçado.

1

concordo c vários pontos levantados, mas vamos ser cirúrgicos aqui, o problema não é só a narrativa de papai noel ou o vibe coding desenfreado, é que tem uma camada mais profunda que precisa ser endereçada.
primeiro, essa história de que "não é SaaS de verdade" meio que perde o ponto, um SaaS pde ser simples e ainda assim ser um serviço, o problema não é o tamanho ou a complexidade, é a falta de compreensão do que significa entregar valor consistente ao longo do tempo, spotify e gmail são exemplos extremos, mas um gerador de invoices bem feito também é SaaS se resolve um problema real e cobra recorrente por isso. agora, sobre a galera que quer empreender no brasil sem estudar nada de empreendedorismo, po, sacanaja mesmo, seco seco, as pessoas querem pular direto pro resultado sem passar pelo processo, poderiam estar estudando penetração do mercado asiático por exemplo, onde parece muito com a internet brasileira de 2015 nos tempos de ouro, as low hanging fruits estão lá, mas não, querem replicar a mesma ideia batida de "mais um CRM", "mais um gerador de landing page", sendo que tem 47 versões disso rodando já. imbatível. sobre vaibe codyng, olha, eu não vou ficar aqui julgando ninguém não, não estou no conselho de juízes entre os downvoters, mas tem uma diferença brutal entre usar IA pra acelerar algo que você já sabe fazer versus usar IA porque você não sabe fazer nada, aquela pessoa que você mencionou que tem empresa e usa IA pra alavancar, ela funciona porque sabe o que tá fazendo, e exp é mais importante q cinhecimenti técnico p ganhar dindins financeilos. de novo, deixa eu ser honesto aqui, hemos de deixar os jovens errarem, é pelo erro que eles aprendem, sem perda de generalidade, pois se o junior quer usar postgres mal otimizado pra landing page estática dele, dx ele kra, ele vai aprender na prática que aquilo era desnecessário, vai ajdar no currículo qnd for pegar um mysqlzão versão de 2010 deprecada seca seca em alguma empresa da cidade interiorana com software legado mascarado de starteipa criado pelo prof da facul privada; só de eles juniorz estarem fazendo um projeto sozinhos já é o primeiro passo para chegar próximo da iluminação. agora como dar downvote em um pai de família querendo uma renda extra e conheceu o loveibou e fez o site de barbearia, o saas novissíssíssímo q ngm fez no bairro dele? dx ele
eu entrei em um grupo de loveibou lotado de vaibecoderz e aprendi muito c eles sobre oq eles consideram ser um sistema, o comportamento excelente deles é querer explorar sem medo, mas os erros maiores são presunção, rudez, imprudência, querer fazer a trilha do herói, [complexo do herói mesmo?], e no final desistem, A MAIORIA. qm n desiste, sla 1% ganha dindins, e 10% te paga para resolver algum problema.
dx eles. quanto mais incêndios para apagarmos, melhor, tb. é tudo sobre empreendedorismo por necessidade versus oportunidade, essa é a real, é metagame, a pessoa nunca ouviu falar de sebrae, nunca estudou nada sobre validação de mercado, CAC, LTV, churn, retention, nada, mas quer criar um SaaS que vai faturar 5k no primeiro mês, como? com o poder da amizade? com o poder do loveibou? té os vocabulários tão errades. olha q falaram q era TOKEN o teu direito de uso. é linguagem ubíqua, tipo "crédito"? a pessoa tá entrando no.meio técnico e já tem a dificuldade de entender as coisas. vai sobrar é nada p qnd ela for precisar de ir sozinha msm às 3am pq ditched os parças devs q buscou no workana. "já me isplicou, fired, nem pago."; "é rapidin, só corrige esse supabase com chave no frontend"; "pq meu código foi rakeado pelo joãozinhodevcracker se eu usei react q é seguro?"; "vc ta me dizendo q posso colocar o código na minha máquina? paguei freimer à toa?"; "a IA faz pra mim -- ei a IA bugou tudo aqui"; "o cursur tá caído, como q eu atualizo minha página?"; "o loveibou caiu. meu site caiu. meus clientes não tão conseguindo usar"; "correeeee a 2a via do.boleto n tá funcionando hoje dia 5 do mês às 12h aaaaa liga atende liga atende socorro"
no final, "pago mais"
o ponto sobre confundir desenvolvedor com empreendedor é certeiro demais, mas eu adiciono uma camada de compatibilidade, não é só sobre ter alguém de negócios + alguém técnico, é sobre entender que essas são habilidades que podem ser aprendidas mas que levam tempo, esforço, muita porrada na cara, você pode ser dev e aprender a empreender, mas vai levar anos e muito dinheiro queimado no processo. no final, si, oui, yes, sim, chama um sócio. concordo que o esforço é em dobro se estiver sozinho, mas discordo que você precise de time jurídico, contador, time de vendas desde o dia zero, e eu n djsse q o sr disse isso, quem disse foi berenice, olha oq ela disse "isso é pensamento de corporação aplicado em contexto errado, muitos solopreneurs bem sucedidos automatizam X% do que precisam e terceirizam o resto pontualmente", e eu concordo com ela -> o problema é querer escalar antes de validar, querer contratar cloud native antes de ter receita, querer estrutura de empresa grande com faturamento de freela. sobre escopo do projeto, aqui o sr acertou em cheio, a maioria dos pitches são projetos que o xet gepeto faz de graça 0800 free, mas tem um outro lado da moeda que é importante, tem gente com ideia boa demais, escopo gigante demais, que nunca vai sair do papel porq qr fazr o netflex 2.1 sendo que nem validou se alguien somebody qr aquilo, tem q achar o meio termo entre "calculadora na nuvem" e "vou revolucionar a indústria inteira sozinho" e o "product market fit" e o "voltar do ttabalho às 20h00 pós linha principal" e o "contas pra pagar ontem" e o "..." e o "..." e o ...
voltando no caso dos juniorz empreendedores solopreneureres, por alguns lugares você tem q escrever "este post não é para você" e "este não é um produto" e "nao to reinventado a roda ruela" senão já começa a receber downvotes. temos que ser um pouco mais empáticos, do nada alguém falou que sqlite era o suficiente entre os juízes dos downvoters e então vamos começar a ver posts de quem defende ou experimenta sqlite entre os juniorz, isso é natural, faz parte do processo de aprendizado. dx eles usar postgres elelefanta. são só 400MB da VPS de 4 núcleos q eles compraram no mensal na rostenger pq s. deveria ter usado um lenovo thinkcentre m715q, um orange pi3b, uma TV BÓKIS 2026 100% atualizada 4k hdtv, é isso, com armbian minimal.
cansei o maior problema de criar um SaaS não eh técnico, não é falta de ideia, não é falta de código, eh falta de realidade mesmo, eh achar que existe atalho, que existe fórmula mágica, q existe caminho fácil, não existe, there isnt, there aint, ou tu estuda, pratica, erra muito, aprende com os erros, itera rápido, valida com clientes reais, ou vosmercê vai ser mais um que desiste depois de 3 meses porque "não deu certo", sendo que nem tentou de vdd. aliás, voltemos ao q falei: eles estavam mesmo tentando? estou tão velho para ficar procurando caroço e agulha e pêlo nos projetos de sub-24 quando cérebro neo cortex pré frontal de macLean ainda nem desenvolveu. estamos julgando quem não tem laje? estamos julgando quem tá fazendo facul esquina? estamos julgando jovens q nem entraram na carreira ainda? marco aurélio defendia a conversa franca como necessária, mas oq é q estamos fznd aqui???¿¿¿
e olha, eu não tenho ninguém em particular na minha mente também, mas se a carapuça serviu pra alguém, talvez seja hora de uma reflexão séria sobre o que vc tá fazendo e por quê. e de novo, vc leitor tá certo, este comment n é pra vc

1

Achei interessante seu ponto de vista, acho que o grande problema de criar um SaaS é saber vender ele depois. Muitos devs não são empreendedores e se frustam quando não tem acesso ao seu serviço (me incluo nisso hehe). Com essas novas ferramentas para desenvolver rápido (lovable da vida) tem muita gente tentando lançar seu produto, não sei se isso é bom para os devs ou não. Acredito que talvez aumente a demanda por devs qualificados que consigam trazer confiabilidade a esses novos SaaS. Ou talvez todos os devs vão ser demitidos e tudo vai ser feito por IA, aí o futuro dirá.

1

Exato, é esse ponto que queria chegar, o DEV tem que ter a visão, saber usar IA sim, porém, entender desde cedo que precisa estrutura, segurança, entender de princípios. O empreendedor, não precisa nada disso, porém, tem que entender de pessoas, riscos, necessidades.
Podem ser a mesma pessoa, claro, porém são perfis diferentes, de um lado tá o Fulano Dev, de outro o Fulano Empreendedor.
O problema hoje é que querem misturar tudo e no médio prazo isso vai dar problema. O alerta que quero deixar, é a necessidade do DEV entender o que tá fazendo, e sim, saber consertar o lixo que as IAs estão produzindo.
Quanto mais VIBE CODE for sendo feito sem uma noção, melhor vai ser para o DEV que tem base, fundamento pois ele no "negocio" dele vai ganhar seu dinheiro pra solucionar o erro que foi criado pela ingenuidade ou pela necessidade de entrega rápido.
É isso, DEV tem que entender o que está fazendo, saber o porque de uma ou de outra escolha, criar um sistema já pensando em segurança do usuário, entender da estrutura, desde a escolha de uma ou de outra linguagem até o modelo final.

1

Criar o Saas é a parte mais fácil. Depois vem a dificuldade que é conseguir os cliente. Eu fiz um saas de estudo para concurso, com banco de questões e um monte de frescura, mas com mais de um ano é quase impossível de conseguir clientes.

Primeiro porque não sou bom de vendas, e segundo que a concorrência já está muito bem estabelecida e mesmo com o preço baixíssimo é difícil de convencer eles a pelo menos testarem o seu.

Eu e meu sócio participamos do programa do SEBRAE Start Digital, e todos os mentores falavam a mesma coisa: Validação. E é sempre um saco validar, pois as vezes é difícil encontrar as pessoas que sofrem dessa dor, imagine fazer uma pesquisa com elas.

0
1
1