Executando verificação de segurança...
3

[ Discussão ] Afinal, quais são os maiores problema de criar um SaaS? 🤔

Resumo

Ao longo da discussão eu irei dar minha perspectiva sobre os maiores problemas dos SaaS criados atualmente de acordo com minha perspectiva.

Este post não contém dicas sobre como criar SaaS, não contém palavras motivadoras para você criar SaaS, e nem promessas vazias. Se você espera alguma solução para o teu problema, seja qual for, eu duvido muito que encontre aqui. Portanto, este post não é para você.

Afinal o que é um SaaS (Software as a Service)?

É importante refletir sobre isso. Tenho visto inúmeras vezes a seguinte afirmação: Criei um SaaS novo, irei fazer o deploy e no fim do mês ganhar meus 30k em 30 dias. O projeto em si, sequer tem a característica de um serviço, como Spotify, Gmail e alguns outros populares.

Eu não estou falando que um SaaS só é SaaS se for um serviço grande como os que mencionei anteriormente, mas sim tendo suas características. Se você não consegue identificar quais são, já está cometendo um erro em sequer pensar em criar um SaaS.

Alguns criam bons softwares, mas não são de fato um serviço.

Não é fácil

Assim como na pandemia, com o "Boom" dos cursos de programação, prometendo valores astronômicos por apenas conhecer um pouco de React e outras ferramentas, há um discurso que SaaS vai te dar um retorno alto, que irá ganhar 40k em 40 dias...

Vamos lá, quantas pessoas atingiram isso? E os resultados que ela aprenseta, tem de fato credibilidade? Afirmar que seu SaaS faz sucesso e que deu um retorno liquido x é uma boa jogada de Marketing.

Outros pontos a considerar: Essa pessoa tem experiência prévia em vendas? Marketing, um bom networking.

Acreditar que você vai atingir isso usando vibe coding de forma fácil com uma ideia genérica é o mesmo que acreditar em papai noel.

Este é o primeiro erro: Cair na narrativa de papai noel. Achando que você é especial e irá fazer o mesmo. Imagina se todo mundo descobre isso? Talvez ninguém tivesse mais problemas financeiros...

O vibe coding

Estranhamente, a maiorias dos pitches que vejo por aqui, são pessoas afirmando que usaram vibe coding. Se eu, um cliente um pouco mais entendido do que se trata vejo isso, eu genuinamente passaria longe. Os clientes hoje em dia não são bobos, e sabem muito bem onde procurar para entender se o retorno desse serviço será custo benefício e não dor de cabeça.

A uma pessoa aqui, no Tabnews, que aparentemente possui uma empresa e tem experiência no mundo da programação e utiliza de IA para alavancar ainda mais o potencial da sua empresa. Tenho certeza que isso só funciona porquê ele sabe o que faz (estudou para isso e tem a experiência conquistada em codificar por si próprio).

Se você acha que, o código é a parte mais fácil como falam, eu te digo que não. Tudo é difícil. Mesmo que você suba deploy hoje com o código porco gerado por IA, amanhã tudo pode quebrar, você talvez tenha de rembolsa todos os clientes, e se você não tiver essa grana? Pior, e se os dados dos clientes vazar? Como você irá assumir a responsabilidade?

O segundo erro é achar que, criar um software é fácil. Se você realmente quer entrar no mercado de SaaS, estude, entenda do que faz. Não é um caminho de flores, mas trará frutos.

Não entender a diferença entre empreendedor e desenvolvedor:

Você fez sua faculdade de ciência da computação, ou sequer fez, tanto faz. É possível aprender de qualquer forma, seja por ensino formal, ou autodidata com a mesma qualidade. Enfim, agora você quer usar todo o seu conhecimento para ganhar uma grana, curtir a família, jogar aquele Elden Ring, coisas do tipo. Então você criar um software muito bom, esse software poderia até substituir grandes nomes por ai... Opa? Ninguém acessou, ninguém comprou, pouco retorno... Por quê?

O erro mais grave que vejo são pessoas confundido as coisas. Para você gerenciar um serviço é tanto trabalho árduo... Você acha que com o software na mão, e um marketing simples na outra, vai conseguir algo? Acorda!

É preciso saber empreender. Empreender é tanto esforço e dor quanto estudar programação a sério (coisa que poucos fazem). Você terá de fazer o dobro ou mais se quiser ter algum retorno.

O cenário mais realista é ter alguém que entenda da parte de negócios, e outra pessoa que entenda da parte técnica. E isso ainda não é o suficiente, mas com muito esforço há uma chance de chegar lá.

Porque você acha que há times de vendas, marketing, design, e diversos outros setores em pequenas, médias e grandes empresas? Porque uma pessoa sozinha não consegue fazer tudo sozinha. Gerenciar um produto, mesmo que seja somente um, não é fácil. Precisa ter equipe de suporte ao cliente, contador, um time jurídico...

Ah, o joão tem um SaaS e não precisa de nada disso. Que tipo de software o João tem? Você consegue assegurar que ele consegue gerenciar um produto sozinho? Você acha que um produto que escala a milhares de clientes pode ter um crescimento saudável ao longo do tempo? Eu digo, pode, mas são algumas exceções... Pessoas realistas não se consideram ser exceção.

Eu poderia extender essa discussão por mais 10 posts e não acabaria. Então irei fechar aqui.

Terceiro erro: Não entender que o esforço é em dobro se estiver sozinho. O esforço escala proporcionalmente ao tamanho do escopo do projeto. Empreender não é fácil, ser dev também não.

Escopo do projeto:

A maioria dos pitch que vejo são projetos simples que o cliente poderia pedir para o chatgpt fazer de graça. Isso quando não copiam o projeto do outros e revendem.

Poucos são os serviços inovadores que agregam valor de fato ao cliente. Estão esperando ganhar muito com pouco esforço? "risos"

Um projeto pode ser simples, e ele deveria ser simples. Porém tem de agregar valor. Você acha que criar uma calculadora que roda na nuvem agrega algum valor? Ou gerador de landing page sendo que há inúmeros por ai (muito semelhantes por sinal).

Talvez pingue algo, mas não será um serviço que cresce.

Aqui há pessoas muito boas com ideias muito boas, porém o escopo é tão grande que cai no problema anterior... E agora? Como resolver este problema? Bem, eu não sei. Eu dediquei e dedico a minha vida a trabalhar com developer. Sei algumas coisas de empreendedorismo por causa do meu pai, mas não ousaria dizer que "sou" um empreendedor.

Quarto erro: Não entender o tamanho do escopo do projeto. O quanto irá escalar e os desafios que pode vir a enfrentar.

Conclusão

Bem, talvez minha perspectiva seja imatura para alguns, ou até agressiva para outros. Eu não tenho ninguém em particular na minha mente. O post não é uma critica direta a ninguém. Foi uma reflexão que tive enquanto jogava Sekiro e gostaria de compartilhar.

Eu gostaria de saber sua opinião, pois é com elas que eu posso aprender algo novo e ampliar meus horizontes.

Carregando publicação patrocinada...