Outra coisa que eu noto é um medo intensivo dos devs rabudos de falar verdades que ninguém quer ouvir, com aquele medo à la wokista de dizer que tudo o que nos mostram é uma farsa e do real poder que o código têm. Código bem feito não resolve problema necessáriamente, ele pode ser usado para destruição, para roubo a banco, espionagem e eliminação de quem ousa falar o que desagrada. E aqui a eliminação é o ostracismo mesmo.
Eu decidi fazer o justo oposto do que os rabudos dizem por aí. Foque na prática somente, dizem, vou lá e faço às avessas, vou pra teoria pesada, pra matemática tradicional e a discreta, vou ler Alan Turing, Konrad Zuse, Donald Knuth e outros, para realmente fazer o aprimoramento de minha máquina conceitual e daí torná-la em prática.
"Dev rabudo". Temos que usar mais essa expressão.
Eu não costrumo me frear tanto, mas freio um pouco, ou desisto do ambiente. No Reddit eu tomava mais pancada que elogio, e curiosamente os eleogios vingam de forma direta, pessoas que se conectam em outra rede como o Linkedein e agradecem, porque fazer isso publicamente lá pode pegar mal para a pessoa. Tenho visto o Tabnews entrar em uma fase assim. No começo eu falava o que ninguém queria ouvir e quase sempre era aplaudido, hoje, quase sempre fico inócuo ou sou atacado.
E defender fundamentos é das coisas que menos querem ouvir. Defender que a IA vai destruir o cara porque a pessoa não sabe como usar (nem eu) e vai corroer a pessoa como um câncer lento, isso então virou ofensa. E acham que eu estou dizendo para não usar IA para nada, ou que eu nunca entro nelas (spoiler: uso várias vezes, todos os dias, mas com cuidado, e ainda faço merda pra minha cabeça).
Eu já desisti do Linkedin, o suposto networking que se tem lá é totalmente artificial, se você falar um A que destoe do pensamento hegemônico wokista daquele pessoal lá, suas conexões vão pro ralo. Eu prefiro fazer um networking orgânico, sei onde buscar conexões de verdade e que são afinados ideologicamente com o que eu acredito.